terça-feira, 3 de agosto de 2010

Muricy, o Catalisador do Sucesso em 2010



Que o Muricy é um ótimo técnico não se discute. Basta voltar no tempo e lembrar que chegaram ao ponto de repensar o sistema de pontos corridos porque seu então time, o São Paulo, havia sido tricampeão nacional com o técnico no comando.

Após sair do tricolor paulista, após algumas recusas, o técnico aceitou exercer a função no Palmeiras, e a fez muito bem por boa parte do brasileirão de 2009. Porém devido a problemas internos, com torcida e jogadores, o Palmeiras perdeu o título e não chegou sequer a conquistar uma vaga na Libertadores. Um fracasso para Muricy e para o clube.

Durante todos estes anos de soberania “muriciana”, o Fluminense vinha sempre formando times caros, que eram julgados como melhores do Rio, um dos melhores do Brasil mas na prática não ganhava nada (salvo a Copa do Brasil em 2007). Esta avaliação era feita com base nos nomes, e não tanto no futebol apresentado. Com o investimento feito nos últimos anos era para o tricolor carioca ter ganho muito, muito mais do que ganhou. E isso foi um fracasso não somente dos times, mas também da diretoria.

Neste ano, o patrocínio resolveu investir ainda mais na equipe, para ver se desta vez o objetivo de conquistar um grande título é consumado. O grande acontecimento disso foi a contratação de Muricy Ramalho, que aprendeu bastante com os erros do ano passado e pode usar esta experiência para ajudar o flu a conquistar seu segundo título nacional. Da mesma maneira que a diretoria tricolor parece ter crescido ao não liberar o técnico quando apareceu a proposta da CBF. Lógico que este acerto da diretoria anda de mãos dadas com a palavra de Muricy, que mesmo triste com a não-liberação para comandar a seleção não forçou sua saída.

O Fluminense está desde o início do campeonato no pelotão da frente, e está apresentando o futebol mais vistoso, o que tem pinta de campeão. Grande parte disso se deve ao homem que está na área técnica, só a sua presença já muda o comportamento do jogador. E os erros vivenciados e cometidos tanto por Muricy quanto pelo Fluminense podem agora ajudar em uma grande conquista.

2 comentários:

sampaio disse...

É meu caro! Esta ai um dos melhores, se nao o melhor técnico que surgiu na atualidade. Um técncio vencedor! Sua linha de raciocinio no texto eh bem pertinente! A contrataçao de Muricy foi a maior com certeza feita pelo flu pra esta temporada. Cabe lembrar que esse treinador ranzinza e rabugento foi auxiliar do mito telê onde muito aprendeu. Nao foi a toa que tirou o nautico de uma fila de 12 anos sem títulos, salvou o praticamente rebaixado figueirense da segundona, conquistou o unico título da historia do São Caetano, foi eleito melhor tecnico em 2005 pelo inter e so n foi campeão pq o Sr Marcio rezende de Freitas (o Botafogo conhece bem ele, e nao pelo Brasileiro de 95 onde o erro foi para os dois lados, mas pela copa do Brasil de 99, onde fez questao de anular 2 gols legitimos em caxias do sul) deixou de dar um penalti clarissimo para o inter, e claro o tricampeonato brasileiro pelo Sao Paulo. Depois de tudo isso não tem como negar o homem é bom! Resta saber se o fluminense é tão grande quanto seu treinador.

Tauan Ambrosio disse...

É o famoso caso de "pessoa certa no lugar certo". Muricy tem muita identificação com o mestre Telê, que era torcedor do Fluminense. Ganhar o paulistão com o São Caetano foi uma enorme façanha, principalmente porque o time do ABC paulista na época chegava forte nas competições mas não conseguia nunca ganhar nada. São coisas como estas que mostram o quanto Muricy é vencedor.