domingo, 22 de agosto de 2010

Flu ainda no Topo, mas Alvinegros estão Chegando



No jogo deste sábado, que abriu a 15ª rodada do brasileiro, o Botafogo ganhou o Avaí por 1 a 0, gol de Fábio Ferreira, e garantiu por mais uma rodada a sua permanência no G-4. A partida em si foi muito feia. Com uma marcação muito forte, e fazendo muitas faltas, o time catarinense conseguiu segurar o alvinegro, que não jogou bem. A única maneira que o alvinegro encontrou de marcar seu tento foi na bola parada. Maicosuel sofreu falta, bateu, e, Fábio Ferreira com leve desvio de cabeça fez o gol da vitória.

O Avaí ainda teve grande chance de empate, mas Jéfferson com duas ótimas defesas, e Antônio Carlos, que tirou a bola em cima da linha, garantiram mais uma vitória do Botafogo. Na próxima rodada o time da estrela solitária encara o Ceará, que venceu o Grêmio e ocupa a quarta posição. O jogo será no Engenhão, que ganhou de seus torcedores mais uma estátua gloriosa. Não, não é o Lúcio Flávio, este agora é só banco. Estamos falando do Furacão da Copa, Jairzinho, terceiro membro do "santuário alvinegro". Dizem que o próximo a ser homenageado será Heleno de Freitas. O espaço tá ficando bonito!

No domingo os outros três cariocas jogaram. O Flamengo vestiu a camisa branca para enfrentar o rubro-negro de Curitiba, e mais uma vez o ataque do time da Gávea foi um problema. E, assim como aconteceu no Engenhão, o gol saiu em bola parada, também de cabeça, também de zagueiro. Paulo Baier, ostentando a camisa de número 80* bateu escanteio para Manoel desviar para as redes de Marcelo Lomba. E ficou só nisso aí.

( *nada a ver com Ronaldinho Gaúcho que também usa o número numa camisa igualzinha, o número é uma alusão aos 80 gols que o veterano já marcou no campeonato brasileiro de pontos corridos, fazendo dele o artilheiro)

Se os jogos de Botafogo e Flamengo ficaram marcados pela chatisse, o mesmo não podemos dizer do clássico entre Vasco e Fluminense no Maracanã. Que jogo! E o tricolor começou na frente, com Gum, mais um zagueiro que marcou de cabeça nessa rodada, após escanteio cobrado por Conca. O Vasco empatou logo depois, Éder Luís não desperdiçou o passe açucarado de Carlos Alberto, e recolocou o gigante da colina no jogo. No início da segunda etapa, Fágner virou o jogo para os vascaínos. Mas graças a bobeira e irresponsabilidade de Felipe, o flu chegou ao empate. Júlio César, contestado no início do ano empatou o jogo. E o Fluminense ainda teve grande chance para virar, com Deco, ídolo português que ironicamente teve seu nome gritado com ironia pela torcida do Vasco da Gama após perder gol feito.

Um comentário:

Rodrigo Pereira disse...

Acho extremamente difícil o Botafogo manter o ritmo que está agora de vitórias. Além de os adversários destes últimos jogos terem sido fracos, não acredito que o Botafogo tenha banco suficiente para esta segunda metade do campeonato, com jogos 2x por semana. Se as estrelas do time não se lesionarem (e o Lúcio Flávio ser obrigado a jogar) talvez estejam na reta final disputando libertadores.
Mesma coisa penso do Vasco. Se o Carlos Alberto mostrou o quanto pode contribuir quando está em campo, sua sequência de lesões e cartões faz com que o Vasco seja muito prejudicado. Jogos fora de casa para o Vasco serão determinantes para sabermos ao certo o futuro do time.
Fluminense depois deste jogo para mim continua sendo favorito ao título, pois mesmo sendo uma das piores atuações de seus craques eles ainda empataram pressionando no final, e a torcida vai apoiar muito este time. Maracanã em reforma será uma grande baixa no "12" jogador.
E os flamenguistas tem que torcer muito para que o Rogério consiga montar um bom time com tantas peças no ataque. Deivid disse que pode jogar no meio, e se confirmando isso irá abrir mais vagas para este grande número de atacantes. Diogo não é pivô mas faz gols, e Leandro Amaral e Val Baiano entrando em forma irá haver muita competição na Gávea.