sábado, 9 de julho de 2011

Pré-Jogo: Fluminense x Flamengo



Domingo é dia de Fla-Flu na 9ª rodada do Campeonato Brasileiro (Flu-Fla, já que o mando de campo será do Fluminense, mas não estraguemos a fonética do clássico carioca). O Flamengo, ainda sem derrotas no certame, busca uma aproximação ainda maior rumo ao primeiro posto na tabela, enquanto o Fluminense luta por uma vaga nas primeiras quatro posições.

Ao todo, Fla e Flu se enfrentaram 377 vezes, com 134 vitórias flamenguistas, 119 tricolores e 124 empates. O último confronto entre os dois, válido pela semifinal da Taça Rio, terminou empatado em 1 a 1 (Rafael Moura para o Flu; Thiago Neves para o Fla), mas o Flamengo venceu nos pênaltis por 5 a 4. No último encontro no Brasileirão, na 23ª rodada do BR-2010, outro empate: 3 a 3. Naquele dia 19 de setembro, Leandro Eusébio e Rodriguinho (2) marcaram pelo Tricolor Carioca; Deivid, David Brás e Renato balançaram as redes pelo Rubro-Negro.

O primeiro Fla-Flu disputado por um torneio anual de caráter interestadual aconteceu em 1950, no torneio Rio-São Paulo*. No dia 24 de janeiro daquele ano, em São Januário, o Flamengo venceu o Fluminense por 2 a 1. Os tentos que deram a vitória ao time da Gávea foram anotados por Durval. Rodrigues fez o gol do Flu.


*A primeira edição do torneio Rio-São Paulo aconteceu em 1933, mas a competição passou a ser disputada anualmente a partir de 1950.

Nenhum comentário: