terça-feira, 5 de julho de 2011

Pré-Jogo: Corinthians x Vasco


Dinamite marca um de seus 5 gols no jogo contra o Corinthians em 1980

Corinthians e Vasco se enfrentarão, no Pacaembú, pela 8ª rodada do BR-2011. Este será o 104º encontro entre vascaínos e corintianos. A história do confronto começa em 1926, mais precisamente no dia 14 de março, na Rua Paysandú, Zona Sul do Rio, onde o Vasco venceu por 2 a 1.

Daí em diante foram mais 34 vitórias cruz-maltinas – a última delas no dia 13 de outubro do ano passado, por 2 a 0 –, 28 empates e 41 vitórias corintianas. No último confronto, pela 37ª rodada do Brasileirão do ano passado, o Corinthians, no Pacaembú, triunfou por 2 a 0 com gols de Bruno César e Danilo.

O embate é de grande importância. Mais ainda para os adeptos do time paulista, pois, além de recordar a partida que deu o título mundial aos corintianos, em 2000, o confronto também ajudou na composição do hino do clube do Parque São Jorge. Explica-se. Após vencerem o Vasco em duas partidas (ida e volta), que reuniam os campeões estaduais do Rio de Janeiro e de São Paulo, o Corinthians ganhou, naquela época, o título de “Campeão dos Campeões”.

Para os vascaínos, uma data marcante do confronto foi o dia 4 de maio de 1980, quando, jogando pela segunda fase do Campeonato Brasileiro, Roberto Dinamite, em sua reestréia após um breve período no Barcelona, marcou cinco vezes contra o clube paulistano na vitória por 5 a 2 do Gigante da Colina.

Nenhum comentário: