segunda-feira, 11 de julho de 2011

BR-2011: Flamengo vence o clássico, Botafogo volta a empatar e Vasco vence

O Flamengo levou sustos, mas venceu mais uma no Campeonato Brasileiro

Fluminense e Flamengo se enfrentaram no Engenhão, em mais uma partida vencida pelo Rubro-Negro, invicto e vice-líder do certame. O gol do s foi anotado por Willians, nos acréscimos do primeiro tempo.

O Fluminense começou assustando, mas perdeu inúmeras oportunidades, principalmente com Ciro. Felipe, goleiro do Fla, foi obrigado a mostrar seu trabalho, e o fez muito bem. A partida seguia com um grande número de passes errados. Após a bola na trave de Rafael Moura, no final do primeiro tempo, tudo levava a crer que a primeira etapa terminaria sem gols, mas uma falha clamorosa na marcação tricolor deixou Willians sozinho para cabecear a bola cruzada por Thiago Neves. O camisa 8 não teve dificuldades para, de cabeça, abrir o placar.

O segundo tempo seguiu parecido: muitos passes errados e o Fluminense ameaçando mais. De relevante, somente a não expulsão de Aírton, após agredir Souza. Pelo Fla, a entrada de Negueba acelerou mais o time, mas o gol não saiu. A sorte do time de Vanderlei Luxemburgo foi que a mira dos tricolores também não estava apurada, o que ajudou na manutenção da vitória flamenguista, a quarta seguida, que deixou o Flamengo na vice liderança, com 19 pontos. (melhores momentos aqui)

BOTAFOGO:



O Botafogo enfrentou o Bahia no estádio de Pituaçu, no domingo (10), e teve tudo para sair com os três pontos, mas, a exemplo do que aconteceu na última rodada, ficou no 1 a 1.

O jogo começou melhor para o Alvinegro, que pressionou o time da casa e teve com Herrera a primeira grande chance do cotejo, desperdiçada pelo argentino. A superioridade botafoguense foi traduzida em gol aos 30’, em falta cobrada magistralmente por Elkerson. Foi o 5º gol do jovem valor do Botafogo neste campeonato. Ainda no primeiro tempo, Herrera, no canto direito da área, acertou a trave de Marcelo Lomba em um bonito chute.

Na segunda etapa, com Léo no lugar de Somália, o Botafogo passou a ser pressionado pelo Tricolor Baiano. O ímpeto do “Bahêa” foi gradativamente sendo freado e, apesar do time baiano ter maior posse de bola, a equipe de Caio Júnior levava perigo nos contra-ataques.

O empate do Bahia, aos 78’, veio de um velho conhecido da torcida alvinegra. Fahel, nome que causa calafrios em botafoguenses por conta do futebol apresentado por dois anos em General Severiano, aproveitou escanteio, subiu entre os defensores alvinegros e cabeceou para o fundo das redes de Renan. Os torcedores do Time da Estrela Solitária passaram a ter mais um motivo para não gostarem do jogador.

Apesar do empate, o Botafogo lutava pela vitória, e chegou muito perto dela em duas oportunidades. Na primeira delas, um bate-rebate na área do Bahia, que milagrosamente não terminou com o tento alvinegro. Na segunda, Fábio Ferreira, sozinho, cabeceou rente a trave de Lomba, mas a bola foi para fora. Final de jogo: 1 a 1. Com o resultado, o Botafogo, com 16 pontos, está em 5º.

VASCO:



No sábado (9), o Vasco recebeu o Internacional em São Januário. Foi a primeira partida de Juninho Pernambucano diante da torcida vascaína após seu retorno ao clube, e foi muito bem. O camisa 8, apesar da idade, mostrou muita disposição e foi um dos melhores em campo na vitória por 2 a 0, que deixou o time com 14 pontos, na 7ª posição.

Apesar da grande quantidade de passes errados, o jogo começou movimentado. Zé Roberto (vaiado pelos vascaínos) e D’Alessandro mostravam um bom ímpeto ofensivo. Aos 19’, Leandro Damião teve uma boa oportunidade de marcar, mas Fernando Prass fez boa defesa.

O confronto era equilibrado, com leve superioridade do time colorado, mas quem abriu o placar foi o Vasco, aos 24’. Após escanteio, Rômulo cabeceou com força, obrigando Muriel a fazer a defesa. No rebote, quase sem ângulo, Eder Luis completou para o fundo das redes: 1 a 0. Dez minutos depois, o mesmo Eder Luis acertou a trave, após receber passe primoroso de Felipe. O time gaúcho sentiu o gol e caiu muito de produção, dando espaço para o Vasco crescer. A última chance do Cruz-maltino no primeiro tempo foi uma falta cobrada por Juninho.

Ao contrário da etapa inicial, o Vasco passou a levar muita pressão do Inter nos 45 minutos finais. Os comandados de Paulo Roberto Falcão tinham mais posse de bola, mas não conseguiam finalizar as jogadas. O Vasco ficava à espera da oportunidade de encaixar um bom contra-ataque, o que não acontecia. Na base do “Quem não faz leva”, o Gigante da Colina castigou a equipe gaúcha com um gol que deu mais tranquilidade à vitória. Aos 83’, após falta venenosa de Juninho, Dedé aproveitou o rebote de Muriel e deu números finais ao jogo.

*De volta para o passado:

Na 9ª rodada do BR-2010, o Vasco recebeu o Atlético Paranaense no sábado, dia 17 de julho, e venceu por 3 a 1. A vitória, conquistada com os gols de Jonathan, Nunes e Léo Gago – Bruno Mineiro descontou para o Furacão -, aliviou o Vasco, que andava mal das pernas naquela altura do campeonato.

Já no domingo, dia 18 de julho, o Flamengo foi até Goiás e venceu o Atlético Goianiense por 1 a 0. O gol do Fla foi anotado por Petkovic, de pênalti.

No Engenhão, o Botafogo tropeçou diante do Guarani. O Bugre abriu o placar aos 40’, com Ricardo Xavier. O empate botafoguense veio 5 minutos depois, com Dani Morais.

Na Vila Belmiro, o Fluminense conseguiu uma importantíssima vitória sobre o Santos. Alan, aos 77’, fez o único gol da partida.

Ao final da 9ª rodada os times estavam nas seguintes posições: Fluminense (), Flamengo (), Botafogo (14º), Vasco (18º). 

Nenhum comentário: