quinta-feira, 28 de julho de 2011

BR-2011: A melhor rodada da "Era dos pontos corridos"


Clash of Titans: com atuações espetaculares de Ronaldinho e Neymar, o jogo entre Santos e Flamengo foi inesquecível
SANTOS X FLAMENGO:
Começa o jogo, gol do Santos. Borges, aos 4 minutos. O ataque espetacular de mais uma geração de “meninos da Vila” infernizava a zaga rubro-negra. Aos 16’, Neymar lutou na grande área e deixou, com um belíssimo passe, Borges na cara do gol para aumentar a vantagem. Dez minutos depois, Neymar voltou a aparecer – e de forma brilhante, diga-se de passagem. O camisa 11 ganhou a jogada, tabelou na entrada da área, aplicou um drible desmoralizante em Ronaldo Angelim e tocou na saída de Felipe. Golaço (o mais bonito do campeonato, até agora). Desmoralizante também foi a falha do goleiro Rafael, logo depois, que deu a Ronaldinho a chance de marcar o seu primeiro gol naquela noite.
Um golzinho, na falha do adversário. O Flamengo precisava de mais dois para empatar e não deixar a incrível invencibilidade cair. Tarefa pra lá de difícil, mesmo se a zaga santista continuasse a vacilar. Mas o gol de Thiago Neves, aos 31’, já começava a colocar um ponto de interrogação naquele jogo. Será que o Flamengo vai empatar? Será este o melhor primeiro tempo de um jogo de Campeonato Brasileiro de pontos corridos? Quanto à primeira pergunta, depois de Neymar cair na área e o juiz marcar o pênalti (exagero do arbitro), a resposta parecia negativa. Mas após a batida de Elano, uma “cavadinha” que não deu certo, nem tanto.
E foi aos 43’, bem no final da etapa inicial, que os rubro-negros chegaram ao incrível empate. Deivid, que perdera um gol incrível anteriormente, desta vez não perdoou. O camisa 9 aproveitou escanteio e escorou para os barbantes defendidos pelo goleiro santista. No final, Júnior César, com o supercílio sangrando, aumentou ainda mais o tom dramático da peleja. A conta de gols não seria pedida ainda.
Começa o segundo tempo e Neymar, sempre ele, faz mais um golaço. A finalização do craque santista pareceu um recado para seu companheiro Elano: “viu? É assim que se faz.” O Santos parecia mais equilibrado em relação ao primeiro tempo. Agora, a vitória não escaparia. Pois escapou. Se o time de Muricy Ramalho estava mais equilibrado, Ronaldinho, do outro lado, desequilibrou. Aos 68’, ao empatar cobrando uma falta da entrada da área, com um gol literalmente “de sua época de Barcelona”, os tempos vividos na Catalunha pareceram voltar para as chuteiras do craque. Se Neymar mostrava atitude ao continuar tentando as belas jogadas mesmo com todas as adversidades, Ronaldinho mostrava o ímpeto e a velocidade que há tento tempo desejávamos ver.  E foi dele, aos 81’, o gol que deu ao Flamengo, no melhor jogo da “era dos pontos corridos”, os três pontos. Final de jogo: Santos 4 x 5 Flamengo.
BOTAFOGO X AVAÍ:
Em crise, mal começou o jogo no Engenhão e o Botafogo já foi irritando seus irritadiços torcedores: Bola na área, desvio e gol de Dirceu. Na base da disposição, o time do cambaleante Caio Júnior, mesmo com os oito desfalques, chegou ao empate aos 27’, após boa jogada de Márcio Azevedo, que rolou a bola para Maicosuel chutar para o fundo das redes. A virada veio ainda na primeira etapa, gol de cabeça de Herrera, após falta cobrada por Elkeson.
No segundo tempo, a atuação do Alvinegro piorou. Mesmo vencendo, a torcida continuou a mostrar a insatisfação com o trabalho do técnico Caio Júnior, que fez substituições que não resultaram em nenhuma melhora. Para completar, o atacante Caio ainda saiu de campo machucado, após a realização das três substituições. Pelo menos o time, com menos um, reencontrou a vitória. Final: Botafogo 2 x 1 Avaí.
ATLÉTICO-MG X FLUMINENSE:
Na Arena do Jacaré, em uma partida repleta de gols perdidos, o Tricolor Carioca acabou perdendo para o Atlético Mineiro. O único gol da partida foi anotado pelo estreante André.


VASCO X BAHIA:
À exemplo do acontecido na partida do Botafogo, o jogo entre Vasco e Bahia, disputado na noite de quinta, em São Januário, não começou da melhor maneira para o time da casa. O veterano atacante Reinaldo só precisou empurrar para o fundo das redes a bola rolada por Souza, que teve calma para servir seu companheiro de ataque. Atrás no placar, o time de Ricardo Gomes lutou até a última bola para conseguir o empate. E conseguiu no último lance do jogo, aos 94’, quando Élton – que entrou no lugar de Alecsandro – apareceu em cima da linha para completar, com os fios do cabelo, a cabeçada de Bernardo e finalmente vencer o goleiro Marcelo Lomba.
*De volta para o passado:
Há um ano atrás, na 12ª rodada do BR-2010, nenhum time carioca perdeu. Fluminense e Botafogo venceram, respectivamente, Atlético –PR e Vitória por 3 a 1. O Tricolor Carioca, jogando no Maracanã, em um sábado, dia 31 de julho, contou com dois gols de Washington e um de Emerson – Bruno Mineiro descontou para os paranaenses. No dia seguinte, no Barradão, os gol saíram todos no final. Edno abriu o placar aos 80’, Júnior empatou para o rubro-negro baiano logo em seguida. A resposta do Glorioso também foi rápida, com Jóbson. O mesmo Jóbson deu números finais ao encontro.
Também no domingo,  Flamengo e Vasco fizeram, no Maracanã, um clássico sem graça com placar sem graça: 0 a 0. Ao final da 12ª rodada, o Fluminense era o 1º colocado na tabela. O Flamengo era o 8º e o Botafogo, o 10º. O Vasco era o 14º.

Nenhum comentário: