quinta-feira, 21 de julho de 2011

BR-2011 (parte 2) - Botafogo perde em São Januário e Flamengo empata no Pacaembú

Antônio Carlos olha Liédson comemorando o primeiro gol do Corinthians

Com o Engenhão cedido para os Jogos Mundiais Militares, o Botafogo teve que enfrentar o Corinthians em São Januário. O jogo, válido pela 10ª rodada, marcou a estréia de Renato com a camisa alvinegra e a volta de Jéfferson e Marcelo Mattos. Pois bem: nem eles, tampouco os torcedores, guardarão boas recordações da partida, vencida pelo Corinthians por 2 a 0.

Bola rolando, o Botafogo começou com maior posse de bola, mas finalizava pouco. Apostando nos contra-ataques, foi o Corinthians quem deu os primeiros arremates da peleja. O primeiro chute do Glorioso aconteceu somente aos 20', com Fábio Ferreira (cada vez mais inovando na bizarrice capilar). A falta de arremates do Botafogo também refletia a boa marcação exercida pela defesa dos comandados de Tite, que cresceram a partir dos 30'. Aos 40', Herrera acertou a trave. Logo depois, aos 43', Liédson, que já tinha obrigado Jéfferson a fazer boa defesa, abriu o placar após bela troca de passes do Corinthians - aliada a distração da defesa botafoguense.

Ambos os times retornaram sem mudanças para a etapa derradeira. Atrás no placar, o Botafogo conseguiu voltar pior ainda. Muito da inferioridade alvinegra em campo deu-se graças às péssimas atuações de Elkeson e (principalmente) Maicosuel, que, sob vaias, deu lugar a Thiago Galhardo. As (fracas) mudanças de Caio Júnior não melhoraram em nada o time. Faltou qualidade na construção e na conclusão de jogadas.

O time de General Severiano, na base do "abafa", apostou todas as fichas no empate e chegou a acertar a trave do goleiro Julio Cesar, que posteriormente machucaria o dedo após defender um chute despretensioso de Elkerson. Antes, Emerson “Sheik” havia acertado o poste de Jéfferson. Nos últimos momentos do encontro, após contra-ataque, Paulinho, aproveitando rebote de Jéfferson, ainda aumentou a vantagem corintiana. Final de jogo, Botafogo 0 x 2 Corinthians. O time paulista é cada vez mais líder, enquanto o Glorioso se distancia dos primeiros colocados. (Melhores momentos, aqui)

FLAMENGO:



Antes do jogo entre Palmeiras e Flamengo, no Pacaembú, uma excelente notícia: o final da “novela Kléber”. O atacante, que permanecerá no Parque Antártica, trocaria, ainda no gramado, a admiração de parte dos flamenguistas – que sonhavam em tê-lo no time – pelo ódio destes, após uma indelicada falta de fair-play no final do jogo. A deselegante atitude do Gladiador serviu somente para marcar o início de um bate-boca, já que, assim como todos os outros arremates dados, a bola não encontrou o fundo das redes.

Em campo, o jogo foi brigado e feio, e rendeu cartões amarelos como os recebidos por Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, que, suspensos, desfalcarão o time diante do Ceará. No final das contas, o empate sem gols serviu somente para aumentar ainda mais a vantagem do Corinthians em relação aos seus rivais.

*De volta para o passado:

A 10ª rodada do Brasileirão do ano passado teve empates de Botafogo e Flamengo. Exatamente em um dia 21 de julho, o Rubro-Negro recebeu o Avaí no Maracanã e ficou no empate em 1 a 1. Diego Maurício abriu o placar e Gabriel igualou para o time catarinense.

No dia seguinte, no Palestra Itália, Palmeiras e Botafogo ficaram no 2 a 2. Marcos Assunção e Kléber balançaram as redes pelo time da casa, mas Jóbson e Antônio Carlos buscaram o empate para o Glorioso.

Ao final daquela 10ª rodada, o Flamengo era o 5º colocado. O Botafogo era o 14º.

Nenhum comentário: