sábado, 23 de outubro de 2010

Pelé 70 anos: Vida longa ao Rei!



Para a alegria de quem gosta de futebol, desde que o esporte bretão existe, craques desfilaram sobre os gramados suas habilidades. Zizinho, Jair da Rosa Pinto, Schiaffino, Di Stéfano, Puskas, Cruyff, Didi, Garrincha e muitos outros. Cada um desequilibrava de seu jeito, cada um tinha sua “arma principal”. Nenhum zagueiro era capaz de parar os dribles de Garrincha, nenhum jogador conseguia acompanhar as arrancadas de Di Stéfano e Gento, ou então segurar um chute de Puskas ou de Didi.

Pelé, que hoje completa 70 anos de vida, foi a convergência de todos os grandes jogadores, dos que vieram antes e dos que vieram depois de sua época. Chutava bem com as duas pernas, armava jogo, cabeceava e era um atleta completo. Suas marcas são insuperáveis, e tornam o brasileiro o melhor jogador de todos os tempos. Nunca ninguém vai atingir o nível que o Rei atingiu.

Foram 1.282 gols em 1.375 jogos, o recordista de número de tentos comprovados. Conquistou um total de 59 taças, as mais importantes com a Seleção Brasileira em 58-62-70, se tornando o único a vencer três Copas do Mundo como jogador. Pelo Santos conquistou duas Libertadores, dois Mundiais de Clubes, dez Paulistões, cinco Taças Brasil e um Robertão (os campeonatos brasileiros da época), e três Torneios Rio-São Paulo.

Pelé transcende a rivalidade clubística, sendo um dos poucos ídolos mundiais que é reverenciado tanto por judeus quanto por muçulmanos. O poder que Dico (como é carinhosamente chamado pelos familiares) tem é tão grande, que em 1969 ele foi capaz de interromper a guerra civil de Biafra, pois ambos os lados concordaram com um cessar fogo para vê-lo atuar. Na Colômbia, o público ficou tão enfurecido quando um árbitro o expulsou de campo, durante um amistoso, que o juiz teve que ser substituído.

Até hoje, 30 anos após ter pendurado as chuteiras, é reverenciado em todo o mundo e sua marca vale 600 milhões de reais. Sua importância para o futebol, principalmente o brasileiro, é inestimável, e pode ser expressa na frase de Armando Nogueira: ‘’se ele não tivesse nascido homem, teria nascido bola’’. Parabéns!

Nenhum comentário: