sábado, 30 de outubro de 2010

BR-2010: A vitória do "ferrolho" alvinegro



O Botafogo enfrentou hoje o Atlético Mineiro na Arena do Jacaré, em Minas Gerais. Um confronto que, para o Glorioso, está virando sinônimo de vitória. Desta vez não foi diferente, o time de General Severiano venceu por 2 a 0 e chegou à quarta colocação do campeonato, três pontos atrás do Corinthians, terceiro do brasileirão.

O time mineiro pressionou durante toda a partida, mas a defesa armada por Joel Santana foi muito bem e contou com a falta de pontaria dos atacantes do Galo. Joel Santana aliás, tem que deixar de ser teimoso e parar de escalar Lúcio Flávio, que mais uma vez foi uma peça completamente nula em campo.

No segundo tempo, o camisa 10 foi substituído por Edno que, após um início atrapalhado, deixou Loco Abreu na cara do gol, e voltou para receber o passe do uruguaio para abrir o placar aos 30 minutos. Aliás, se a jogada não terminasse no gol a culpa cairia nos ombros de Abreu que, de frente para o gol, preferiu o passe do que a conclusão. O atacante é muito mais efetivo com a cabeça do que com os pés, mas apesar de faltar qualidade técnica, sobra inteligência, e o camisa 13 marcou o gol que fechou o caixão do Galo, aos 45 da etapa derradeira.

Se Joel vai continuar a escalar o lento e omisso Lúcio Flávio, não sabemos, mas hoje foi mais uma prova de que o meia não tem espaço sequer no elenco alvinegro, quanto mais no time titular.

Também hoje, o Vasco enfrentou o Vitória, no Barradão, e foi aniquilado pelo time baiano. O primeiro tempo foi péssimo no início, no meio, e no fim para o cruzmaltino. O Vitória abriu o placar no primeiro minuto de jogo, com Adaílton. O segundo veio em falha de Fernando Prass, que não segurou o chute de Elkeson. Antes que o juiz apitasse o fim do trágico primeiro tempo vascaíno, Neto Coruja ainda ampliou a vantagem para os baianos.

A segunda etapa começou com o Vasco melhor, e o time diminuiu aos 3 minutos, com Nunes. O gol ascendeu uma esperança de reação, que logo foi apagada por Júnior. O camisa 9 do Vitória acertou um forte chute e, pela quarta vez, Fernando Prass teve que buscar a bola no fundo das redes.

O Vitória seguia melhor no jogo, e perdeu outras oportunidades. No final da partida Fumagalli diminuiu a vergonha para os vascaínos, e de falta diminuiu o placar, que ficou nos 4 a 2.

Flamengo e Corinthians se enfrentaram na quarta-feira, dia 27,no Engenhão. Antes da partida, os rubro-negros prometeram transformar a vinda de Ronaldo ao Rio de Janeiro um verdadeiro inferno. Com um público decepcionante, o jogo começou melhor para o Corinthians, que pressionava e mostrava vontade de vencer.

O time paulista teve uma boa oportunidade com Ralf que, de cara para o gol, chutou a bola em cima de Marcelo Lomba. O Flamengo jogava mal, mesmo assim respondeu com perigo, em chute forte de Renato, defendido por Júlio César. Aos 30 minutos, Ronaldo mostrou que apesar da péssima forma física, ainda possui um senso de posicionamento e finalização invejáveis, e abriu o placar para o Timão, que ao fim do primeiro tempo desceu aos vestiários vencendo merecidamente.

Logo no início da segunda etapa o Flamengo, que voltou com Marquinhos no lugar de Deivid, e aos 2 minutos empatou a partida na cabeçada de Diogo, foi o primeiro gol do atacante pela equipe da Gávea. Logo em seguida veio o susto. De longe, Bruno César bateu linda falta que explodiu no travessão. Foi a última grande chance do jogo, pois mesmo com o rubro-negro sendo superior em grande parte do segundo tempo, não conseguiu levar muito perito contra a meta corintiana, foi o 15º empate do Flamengo no campeonato, igualando a marca de Vasco e Botafogo.

Outro time que jogou no Engenhão foi o Fluminense, no dia 28, que enfrentou e venceu o embalado Grêmio, que após uma excelente sequência de bons resultados falava até em título. Os porto-alegrenses, porém, tiveram seu sonho brecado por Dario Conca, que mais uma vez brilhou.

O Flu começou melhor, pressionando, mas quase levou um gol aos 17 minutos, em um bate rebate na defesa na qual a bola, que havia acidentalmente batido em Gum, quase entrou na meta de Ricardo Berna.

Aos 19 minutos, Conca marcou um golaço, abrindo o placar para o tricolor carioca. O argentino dominou a gorda e bateu forte para o gol, sem chance para Victor. Foi o gol mais bonito feito pelo camisa 11 no campeonato. Na frente do placar, o Fluminense ainda chegou perto do gol uma vez, antes do Grêmio ameaçar uma reação de maneira mais acentuada. Os gaúchos quase empataram, primeiro com Souza e depois em cabeçada de André Lima, mas o último lance de perigo do primeiro tempo foi de Washington, que quase saiu do seu jejum de gols pelo Flu.

A segunda etapa seguiu movimentada, com os dois times buscando o gol. Aos 19 do segundo tempo, o juiz Heber Roberto Lopes deixou de assinalar pênalti claro em Jonas. O erro despertou a ira dos gremistas durante, e após a partida. Reclamações à parte, o time gaúcho era melhor em campo mas o tricolor carioca está com pinta de campeão e, aos 36 Conca marcou de novo, o segundo do Fluminense, após completar chute de Washington. O Fluminense segue líder do brasileirão.

*De volta para o passado:


Pela 32ª rodada do BR-2009, o Botafogo recebeu o Náutico no Engenhão. Segundo o então técnico do Glorioso, Estevam Soares, era o “jogo de 600 pontos”, e o Botafogo conquistou uma magra e importante vitória por 1 a 0. O gol foi marcado por Juninho, de pênalti, aos 27 do segundo tempo. Com o resultado, o Botafogo saia da zona de rebaixamento e ia para a 16ª colocação.

Na Arena Barueri, o Flamengo enfrentou o então Grêmio Barueri, e perdeu por 2 a 0. O primeiro gol foi de Val Baiano, que em 2010 protagonizou cenas bizarras com a camisa do time da Gávea, ganhando vários apelidos nada carinhosos. Everton fez o segundo. Foi o último tropeço do Fla antes da arrancada que levou o rubro-negro ao título nacional.

No Maracanã, o Fluminense, ainda na “UTI”, conquistou mais uma vitória que lhe dava o direito de sonhar em não cair para a Série-B. O tricolor enfrentou o Atlético Mineiro, e venceu por 2 a 1, com gols de Fred e Conca. Diego Tardelli diminuiu para o Galo.

Pela Série-B, o Vasco venceu o Bahia por 2 a 1 no Maracanã. Os gols do cruzmaltino, cada vez mais próximo do acesso à primeira divisão, foram marcados por Fágner e Élton. Paulo Isidoro descontou para o tricolor baiano.

Um comentário:

Rodrigo Pereira disse...

Botafogo ta chegando perto e não possui uma tabela complicada. Quem sabe se o Jobson voltar a jogar bem e se o Lúcio Flávio sair do time, o Botafogo consiga garantir sua vaga na libertadores sem depender de resultados da sul-americana (Corinthias tem que abrir o olho que o pessoal de trás ta chegando). Mas falar em título é complicado, a não ser que alguém vá e quebre a perna do conca (sim, para mim o título é dos tricolores).
Flamengo até que jogou bem. O Diego Maurício vem fazendo boas partidas. Melhor que a "badalada" dupla Diogo e Deived.
Vasco agora será puro lazer no restante do campeonato. Que pelo menos consiga 1 vaga na sul-americana!