segunda-feira, 18 de outubro de 2010

BR-2010: Empate sem graça no Clássico Vovô



Botafogo e Fluminense fazem o clássico mais antigo do Brasil, o segundo mais antigo da América do Sul, perdendo somente para o derby uruguaio entre Peñarol e Nacional. Nesta temporada, o tricolor vêm brigando rodada a rodada pelo título que não conquista desde 1984, e o alvinegro, que já foi campeão neste ano, luta para conquistar uma vaga para a Libertadores da América. Tudo indicava que o jogo entre os dois, realizado no Engenhão na tarde de ontem (17) seria um dos melhores do campeonato. Mas para a decepção de quem acompanhou a partida, foi exatamente o contrário.

O jogo foi equilibrado, mas infelizmente a balança que pesou o equilíbrio entre as equipes contabilizou uma igualdade em passes errados e finalizações ruins. Um péssimo jogo de se ver. Péssimo também foi o resultado para ambos os times, 0 a 0, pior para o Botafogo que se afasta ainda mais da luta pela Libertadores. O Fluminense, apesar de não ter roubado a liderança do Cruzeiro, que perdeu de virada para o Grêmio, ainda está vivo na luta pelo bicampeonato.

Ainda no domingo, o Vasco foi até o Serra Dourada enfrentar o Atlético-GO, ameaçadíssimo pelo rebaixamento. Típico jogo no qual uma equipe que pretende alçar vôos mais altos tem que ganhar, mas o cruzmaltino vacilou. Sem contar com o técnico PC Gusmão, que devido a problemas de saúde assistiu o jogo de casa, o Gigante da Colina perdeu por 2 a 0. Anaílson e Márcio marcaram pelo Dragão.

No sábado, o Flamengo abriu a rodada para os cariocas fazendo três gols no campeão da América, o Internacional. A partida também era o encontro entre os dois primeiros colocados do último campeonato, e novamente o Fla se deu melhor. O time de Vanderlei Luxemburgo começou sendo pressionado pelo colorado, que tinha mais posse de bola mas não ameaçava. Deivid abriu o placar, de pênalti. Ainda usando a bola parada, Renato marcou de falta seu segundo gol desde que voltou a jogar pelo rubro-negro. Para fechar o ótimo placar, apesar de uma exibição não tão boa, Deivid deixou sua marca mais uma vez, e a ‘’Era Luxa’’ na Gávea continua invicta.

*De volta para o passado:

Pela 30ª rodada do BR-2009, o Flamengo foi até o Parque Antártica, onde venceu o Palmeiras em uma tarde inspirada de Petkovic, que marcou dois gols, o primeiro deles um golaço. No final da partida, Vágner Love, então atacante do Palmeiras, perdeu de forma bisonha um pênalti. De maneira profética os rubro-negros cantaram: ‘’ão ão ão, o Love é do Mengão’’.

No Maracanã, o Fluminense empatou com o Internacional em 2 a 2. O tricolor perdia até os 41 minutos, quando Gum ( que já havia feito o primeiro gol), deixou o placar na igualdade. O Flu ainda era o lanterna do campeonato. Alecsandro e Marquinhos marcaram pelo Inter.

Outro que seguia ameaçado pelo rebaixamento era o Botafogo, que foi até o Mineirão, e perdeu para o Cruzeiro por 1 a 0 e se manteve na zona da degola. O alvinegro jogava melhor até levar o gol, marcado por Thiago Ribeiro.

Na Série-B, o Vasco reencontrava a vitória após três rodadas sem vencer. O cruzmaltino goleou o Vila Nova por 4 a 1 em São Januário, e se manteve soberano na ponta da tabela. Nilton, Amaral, Titi e Élton marcaram pelo time carioca, e Nena descontou para os goianos.

3 comentários:

Vinicius Machado disse...

O Washington não faz mais a única coisa que ele fazia bem: empurrar a bola pro gol.

Mas Libertadores é certo pro Flu, o empate é prejudicial mesmo pro Botafogo, que tem 8 empates se não me engano.

Aliás, clássicos nesse BR só tá dando empate.

Tauan Ambrosio disse...

É meu amigo, oito empates seguidos. o Washington não marca, mas em compensação o Fred não joga, e o Sheik só se machuca... Fica difícil. O alto número de empates ta equilibrando tudo na tabela, por isso os times estão tão próximos na classificação.

Rodrigo Pereira disse...

Vasco e Botafogo bobearam em vários jogos, vão acompanhar de longe a disputa do Grêmio, São Paulo e do Atlético PR pela 4ª vaga da libertadores.
Flamengo agora está praticamente livre do fantasma da segundona, então acredito que apenas o Fluminense vai estar brigando por alguma coisa no final do campeonato brasileiro, no máximo Vasco ou Flamengo brigando pela sul-americana.