domingo, 10 de outubro de 2010

BR-2010: Grandes jogos e péssimos resultados para os cariocas



Os cariocas voltaram a vacilar pelo BR-2010. Foram três empates e uma derrota, esta sendo no jogo de mais peso, o confronto entre Cruzeiro e Fluminense. O tricolor teve chances de gol, principalmente com Washington, que teve atuação bisonha e não acertou nada. O time mineiro, por sua vez, marcou assim que teve a oportunidade, com Wellington Paulista, cabeceando com categoria uma bola mandada da mesma maneira pelo argentino Montillo, que jogou bem, mas não desequilibrou. Conca, seu conterrâneo, buscou o jogo a toda hora, mas não é sempre que vai fazer milagre sozinho em um time completamente cansado. O Fluminense perdeu a liderança para a Raposa.

Único carioca a jogar no sábado(9), o Vasco fez, em São Januário, um jogo emocionante contra o Grêmio, mas novamente o time da colina fraquejou nos momentos finais e sofreu o empate. O primeiro gol da partida saiu logo aos 15 minutos, adivinha com quem? Éder Luis. O atacante, que no São Paulo e no Atlético Mineiro mostrou seu valor, vive com a camisa vascaína sua melhor fase. O final do primeiro tempo foi agitado. Aos 41, Jonas, o artilheiro do campeonato, deixou sua marca e empatou para o Grêmio, mas no último lance Cesinha desviou a cabeçada de Dedé e deixou o torcedor vascaíno mais feliz durante o intervalo.

No segundo tempo, o ataque vascaíno começou pressionando o Grêmio, a pressão rendeu ao time carioca uma falta. Felipe rolou a gorda para seu xará, o Bastos, que chutou forte. A bola ainda desviou na zaga tricolor, antes de entrar no fundo das redes. Com 3 a 1, a vitória estava virtualmente desenhada. Esse “desenho”, porém, começou a ser apagado novamente por Jonas. O camisa 7 do clube porto-alegrense marcou o seu 19º gol no campeonato e é, de forma isolada, o artilheiro. Percebendo a fragilidade apresentada pela defesa do Vasco, o Grêmio foi para o “abafa”. A tática deu certo, e Gabriel marcou aos 43, o gol que selou o empate recheado de gols, 3 a 3.

Seguindo o exemplo do Vasco, o Flamengo cedeu o empate após abrir dois gols de vantagem, no jogo contra o Avaí, em partida realizada no Estádio da Ressacada.A diferença entre os jogos de sábado e domingo, foi que a partida em Florianópolis foi mais heterogênea. O rubro-negro dominou amplamente o primeiro tempo, mas caiu muito no segundo, permitindo a reação do Avaí. Pelo Flamengo, destaque positivo para a atuação de Renato, que deu dois passes para, acredite se quiser, os dois gols que Val Baiano marcou. No primeiro deles, o camisa 11 estava impedido quando recebeu ótima bola de Kléberson. O segundo foi um replay do anterior, a diferença foi que neste não houve nenhuma irregularidade.

Na etapa final foi possível ver Marcelo Lomba na televisão, mas o goleiro flamenguista não viu muito a bola, e o time da Gávea apresentou de novo muitas falhas nas bolas aéreas. Foi desta maneira que a equipe catarinense chegou o empate, primeiro com Emerson, depois com Roberto. O jogo ainda teve confusão e cartões vermelhos, Léo Moura e David foram expulsos pelo Flamengo, e para Rudnei, pelo Avaí.

Fechando a rodada dos “vacilões”, o Botafogo recebeu o Palmeiras no Engenhão, que agora apresenta um gramado mais respeitável. O alvinegro não jogou melhor, mas teve mais chances de vencer. Como nenhuma delas resultou em gol, o jogo ficou no 0 a 0, o único desta rodada. A primeira oportunidade do Glorioso foi um pênalti, perdido por Loco Abreu (em sua pior atuação com a camisa do Botafogo). O uruguaio ainda desperdiçou duas chances incríveis de marcar, ambas no segundo tempo. Em uma delas chegou até a furar a bola. Na rodada anterior, contra o Guarani, o camisa 13 também deixou de marcar um gol fácil. Com o resultado, o Botafogo alcança o 14º empate, igualando o recorde do Vasco, e confirma a péssima campanha em seu estádio: são 15 jogos, 5 vitórias e impressionantes 10 empates.

* De volta para o passado:

Pela 29ª rodada do BR-2009, o Fluminense venceu por 2 a 1 o Santo André no ABC paulista. A vitória dava uma sobrevida ao tricolor, que terminou a rodada na vice-lanterna. Os gols do Flu foram marcados por Alan e Fred. Camilo descontou para os donos da casa.

O Flamengo recebeu o São Paulo no Maracanã, e também venceu por 2 a 1. O time que viria a ser o campeão brasileiro não estava sequer no G-4, mas já sonhava com ao menos uma vaguinha na Libertadores. Quem saiu na frente foram os São Paulinos, com Hernanes, mas Petkovic e Zé Roberto garantiram a vitória do rubro-negro.

No Engenhão, o Botafogo recebeu grande público para jogar contra o Avaí, mas o time não fez sua parte, e ficou somente no empate por 2 a 2. O time catarinense marcou os dois primeiros, com Emerson e William. Victor Simões empatou o jogo, que por pouco não virou tragédia.

Pela Série-B, o Vasco viajou para campinas, onde enfrentou seu xará de vestimentas, a Ponte Preta. O jogo terminou em 1 a 1, resultado que ainda deixava o cruzmaltino isolado na liderança.

Nenhum comentário: