sexta-feira, 8 de outubro de 2010

BR-2010: Val Baiano desencanta e finalmente marca pelo Flamengo



Uma derrota acachapante, um empate com direito a lesão, outro empate em jogo-sonífero e, enfim, a vitória. Assim foi a 28ª rodada do Campeonato Brasileiro para os times do Rio. O saldo foi positivo apenas para o Flamengo, na partida que marcou a volta de Vanderlei Luxemburgo ao seu clube de coração.

O rubro-negro jogou em Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, contra o Atlético-GO. Na teoria um jogo fácil, principalmente se o Flamengo não quisesse ser rebaixado. Os três pontos eram fundamentais em vários aspectos. Primeiro para aliviar o risco de rebaixamento que ficaria iminente, já que os adversários de baixo demonstram que ainda não estão mortos no campeonato. Segundo para acalmar a poeira na Gávea, tanto na parte política quanto na psicológica, pois como Luxemburgo é um personagem polêmico e vêm de um trabalho desastroso, um mal resultado já colocaria forte pressão nas suas costas.

Nas quatro linhas, se o Flamengo não foi genial nem mostrou um bom futebol tecnicamente, sobrou determinação. Ao contrário do que fez em seu primeiro dia no comando do Fla, Luxemburgo começou o jogo com Diogo fazendo dupla com Deivid. O ataque, que quando foi formado deu muitas esperanças aos torcedores, não está rendendo o que dele se esperava. Após perder inúmeras chances de gol, e esbarrar numa boa atuação do goleiro Márcio, o ataque titular foi para o banco de reservas. A esperança agora estava nos pés do promissor Diego Maurício (melhor em campo), e do temeroso Val Baiano. O atacante não vinha sendo avacalhado somente pela mídia e torcida, os adversários também deviam estar subestimando a capacidade do camisa 9.

Tanto é que quando Marquinhos levantou a bola para a área do rubro-negro goiano, o atacante ficou completamente livre para cabecear. Para espanto dos flamenguistas, “Oval” cabeceou redondamente a bola para dentro das redes, abrindo o placar para o Flamengo. O atacante ainda perdeu uma chance claríssima de gol na pequena área. O time da Gávea chegou ao segundo gol com Diego Maurício. O “Drogbinha” recebeu passe de Juan e bateu cruzado, no canto esquerdo, e fez o gol da vitória.

Na quarta-feira (6), o Fluminense recebeu o Santos no Engenhão. O tricolor até levou certo perigo à meta santista no primeiro tempo, mas a noite era de Zé Eduardo, o Zé Love. O atacante marcou os três gols da maiúscula vitória do Peixe sobre o líder do brasileirão, todos no segundo tempo. O primeiro veio de forma chorada, com Neymar acertando duas vezes a trave. O centro avante, com uma “puxeta”, fez o que o jovem craque não conseguiu, e abriu o placar. O segundo começou numa bola rifada pela defesa santista, se desenvolveu com a falha de marcação de Leandro Eusébio, e teve um belo final, com o domínio e forte chute do atacante. A torcida do flu assistia a tudo de forma incrédula. Não bastasse a péssima atuação, Fred, voltando de lesão, sentiu novamente a panturrilha, e se arrastava em campo. Como o Santos não tem nada a ver com os problemas físicos do até agora inoperante camisa 9 tricolor, aproveitou o baque psicológico no time de Muricy Ramalho, e fechou o caixão, novamente com Zé Eduardo.

Em Campinas, o Botafogo buscava sair da longa sequência sem vitórias, mas não foi dessa vez que o Glorioso voltou para General Severiano com os três pontos na bagagem. Completamente apagado, o Botafogo tinha atuação irreconhecível, mesmo levando em conta os desfalques. O gol do time do Guarani estava se desenhando, e aos 26 do primeiro tempo, Diego Barboza abriu o marcou para o Bugre. O empate do Botafogo veio no finalzinho da primeira etapa, com mais um de Loco Abreu, de cabeça.

O segundo tempo começou promissor para o Botafogo, que fez até uma partida razoável nos 45 minutos finais de jogo, mas por falta de sorte a bola não entrou. Falando em sorte, ela parece ter realmente abandonado o Glorioso, que ganha mais um reforço para o time do movimentado departamento médico. O argentino Herrera, que ao disputar uma bola, caiu de mau jeito e fraturou o ombro. Não se sabe se o camisa 17 terá condições de jogar as últimas rodadas do campeonato. O empate não foi bom para o Botafogo, que já soma sete partidas sem vitória.

Jogando na Arena da Baixada, o Vasco buscava sua terceira vitória consecutiva, mas ficou num empate sem gols com o Atlético Paranaense, em uma partida bastante morna e
sem grandes emoções.

* De volta para o passado:

Pela 28ª rodada do BR-2009, o Fluminense recebeu o Corinthians no Maracanã no jogo que marcaria o início da recuperação impressionante do tricolor, que estava virtualmente rebaixado. O jogo terminou empatado em 1 a 1. Os gols foram de Alan (Fluminense) e Dentinho ( Corinthians).

O Flamengo foi até Salvador, onde enfrentou o Vitória em um jogo de seis gols. A partida terminou em 3 a 3, mas teve sabor de vitória para o rubro-negro carioca, que empatou no finalzinho com Zé Roberto. Petkovic e Dênis Marques fizeram os outros gols do Flamengo. Roger e Ramón (duas vezes) fizeram os gols do time baiano.

No Engenhão, o Botafogo recebeu o Atlético-MG e com uma vitória por 3 a 1, saia da zona de rebaixamento. André Lima, Lúcio Flávio e Fahel marcaram pelo Botafogo. O gol do Atlético foi marcado em um pênalti convertido por Corrêa.

Pela Série-B, o Vasco foi até Bragança Paulista onde enfrentou o Bragantino. O jogo terminou em um empate sem gols.

Nenhum comentário: