quinta-feira, 21 de outubro de 2010

21 de outubro de 1901: Pela primeira vez a imprensa carioca fala sobre futebol



O registro do nascimento de Pelé diz que o Rei nasceu no dia 21 de outubro, mas o Atleta do século sempre comemorou seu aniversário dois dias depois, no dia 23. Basicamente a grande mudança só influi no lado místico, já que não se sabe de Pelé é de libra ou de escorpião. No documentário “70 vezes Pelé” que vêm sendo exibido pela ESPN Brasil, o tio do craque, o “tio Jorge”, afirma que o Rei nasceu no dia 21, para espanto até da irmã do eterno camisa 10.

Polêmicas à parte, o post em homenagem aos 70 anos será feito daqui a dois dias, somente pelo fato de que é o dia no qual Pelé sempre comemorou suas primaveras. Mas a data de hoje não passará em branco. Foi no dia 21 de outubro de 1901 que saiu em um jornal a primeira nota falando sobre um jogo de futebol no Rio de janeiro.

De forma curta e grossa, o Jornal do Brasil disse: “O match de football ficou empatado novamente, sem que nenhum lado se fizesse ponto algum”. O jogo relatado foi o segundo de dois amistosos entre o Paysandú, time carioca fundado por Oscar Cox, introdutor do futebol no então Distrito Federal, contra uma equipe formada por pessoas de São Paulo, o São Paulo Athletic. A primeira partida terminou em 1 a 1, e a segunda(todas no campo do São Paulo Athletic), a que o JB faz menção, ficou em um empate sem gols.

2 comentários:

Vinicius Machado disse...

Post cultural. Bem legal. Mas Pelé deve ser mesmo é de Peixes...

Tauan Ambrosio disse...

Hahahahaha genial, não tinha pensado no trocadilho! Já que você, meu amigo, é tricolor de coração, este Oscar Cox foi um dos fundadores do seu time, mas isso é matéria pra mais tarde hahahaha abraço!