segunda-feira, 25 de outubro de 2010

BR-2010: O Clássico dos Milhões (de empates)



O domingo foi de Clássico dos Milhões, mas quem dormiu com um sorriso no rosto foram tricolores e alvinegros.

Vasco e Flamengo se enfrentaram pela primeira vez no Engenhão. Jogo cercado de polêmicas e reclamações contra a arbitragem, principalmente pela parte dos vascaínos que tiveram Dedé e PC Gusmão expulsos.

O primeiro tempo foi do Vasco, que dominou o meio campo e chegava mais ao ataque. Aos 26 minutos, Cesinha aproveitou a confusão feita pela defesa do Flamengo e marcou o primeiro gol da partida. A primeira etapa terminou com o cruzmaltino sendo merecedor da vitória.

Para os 45 minutos finais, Luxemburgo fez a alteração óbvia, tirando Kléberson para colocar Petkovic. O pentacampeão errou muitos passes no primeiro tempo, e com a entrada do sérvio isso poderia melhorar e equilibrar as coisas no Engenhão. Foi o que aconteceu. O Flamengo melhorou e reconquistou o meio de campo. Para facilitar a tarefa rubro-negra na reação, Dedé foi expulso após entrada violenta em Willians.

Os comandados de Luxemburgo agora ditavam o ritmo da partida, enquanto o Vasco estava de cabeça quente, assim como seu treinador, que após o gol de empate marcado por Renato Abreu, foi expulso por ironizar a arbitragem. No final do jogo, o time da Gávea ainda teve a chance de virar, mas Fernando Prass defendeu o chute de Diego Maurício. Foi o 15º empate do Vasco no campeonato, igualando a marca do Botafogo. O Flamengo está logo atrás com 14 empates. Talvez isso explique a mediocridade dos times na tabela de classificação.

No sábado, dia 23, o Botafogo recebeu o Vitória, no Engenhão. O alvinegro buscava reencontrar o caminho das vitórias após nove jogos e muitos empates, mas não jogou bem. Aliás, a partida inteira, de modo geral, foi muito feia de se ver. Logo no início do jogo, o rubro-negro baiano ficou perto de abrir o placar, mas o zagueiro Anderson Martins honrou sua posição, e perdeu um gol incrível.

As grandes chances do jogo foram sempre nas bolas paradas. Com o meio de campo lento, muito devido à presença de Lúcio Flávio, o Botafogo perdeu espaço e tinha que agüentar a pressão do time visitante. Ao final do primeiro tempo a bola parada finalmente deu certo, após inúmeras tentativas, e Marcelo Cordeiro bateu com categoria no ângulo de Viáfara, 1 a 0 Botafogo.

O segundo tempo não teve grandes mudanças em relação ao primeiro. Os dois treinadores fizeram suas mudanças. Pelo Botafogo, a mais significativa e demorada, foi a saída do camisa 10, que em campo é sempre menos um e levou uma sova de vaias. Sem muitas emoções, porém muita tensão por parte dos botafoguenses, o jogo terminou, e o que importava de fato para os alvinegros, os três pontos, voltou a aparecer. O time agora ocupa a 6ª colocação.

Na Arena da Baixada, o tricolor carioca queria uma vitória diante do Atlético-PR, que faz belíssima campanha no BR-2010. Em campo, as equipes mostraram respeito exagerado uma pela outra, e a partida ficou estagnada no meio campo. Com fraca de Paulo Baier e Conca, o primeiro tempo terminou em um empate sem gols.

Na segunda etapa, o Fluminense voltou pior. Bom para o Atlético, que agora explorava as falhas defensivas do tricolor. Aos 15 minutos Washington abriu o placar, mas para infelicidade sua e da torcida pó de arroz, o atacante, que não marca há nove jogos, cabeceou contra o próprio gol. O empate veio em um belíssimo chute de Marquinhos, aos 24 minutos.

Aos 38, Wágner Diniz, impedido, colocou novamente o Furacão na frente do placar, mas Conca, apesar de não ter apresentado um grande futebol, deixou o seu. O argentino, que é o único jogador de linha a entrar em campo em todos os jogos até agora, converteu o pênalti sofrido porpor Tartá(que fora dispensado do Atlético-PR no início do campeonato), e empatou o jogo, resultado que colocou novamente o Flu na liderança do Brasileiro.

* De volta para o passado:

No Engenhão, Botafogo e Flamengo se enfrentaram em situações opostas pela 31ª rodada do BR-2009. O rubro-negro venceu por 1 a 0, gol de Adriano, e alcançou a marca de dez jogos sem derrotas, colando de vez à turma do G-4. Com a derrota, o Botafogo ficou em 18º lugar, na zona da degola.

No Serra Dourada, o Fluminense perdia para o Goiás por 2 a 0, gols de Iarley e Romerito, antes dos 20 minutos de partida. Mas o time mostrava que poderia se recuperar no campeonato, e empatou o jogo. Primeiro, Mariano diminuiu para o Flu no final do primeiro tempo. Equi González deixou tudo igual no segundo tempo, mas o Fluminense ainda era o lanterna do campeonato.

Pela Série B, o Vasco foi até o Frasqueirão enfrentar o ABC de Natal e venceu por 3 a 2. Fernando, Carlos Alberto e Fumagali marcaram pelo cruzmaltino. Gaúcho e Júnior Negão fizeram os gols do time potiguar. o Vasco era o líder absoluto, quatro pontos à frente do segundo colocado, o Guarani.

2 comentários:

Rodrigo Pereira disse...

Incrível como o Vasco cai de produção no segundo tempo. Este esquema tático do PC exige muito dos jogadores, jogar o primeiro tempo inteiro assim não tem como. Até quando ele vai obrigar o Éder Luis se matar em campo? Teve uns lances que o juiz podia ter dado cartão para jogares do Flamengo e não deu, mas a arbitragem foi boa.
Botafogo apenas 6 pontos do líder, mas neste time eu acho que ninguém coloca a mão no fogo. Mas ia ser no mínimo engraçado se o Botafogo terminasse na frente do Fluminense.
Jogo do Flu foi bom, jogar na Arena é sempre difícil, ainda mais com o adversário vindo empolgado. Uma vitória era importante nesta reta final, mas o empate também está bom.
Quem acreditaria que o Atlético ia vencer o Cruzeiro na frente dos cruzeirenses hein?

Tauan Ambrosio disse...

Fluminense agora se torna novamente o maior favorito ao título, uma ressalva fica só à parte física do Conca. O Vasco se esforça mas realmente acaba vacilando em determinadas horas, a sorte é que o Prass está fazendo um belo campeonato, assim como o Éder Luís. Botafogo, não sei não, se não tivesse tantos machucados poderia até sonhar alto, mas não acredito em vaga para Libertadores, ainda mais com o Palmeiras dando importância maior para a Sulamericana.