sábado, 20 de novembro de 2010

Entregar ou não, eis a questão



A 36ª rodada do Campeonato Brasileiro será, na minha opinião, a decisiva para conhecermos o clube que será o próximo campeão brasileiro. O Corinthians é o líder da peleja, seguido de perto pelo Fluminense. O Cruzeiro ainda possui chances, mas depende do vacilo das duas equipes, o que acredito ser muito difícil.

Após o empate, com gosto de derrota para o Goiás, na última rodada, muitos foram os tricolores que se mostraram desanimados. Mas como já disse algumas vezes aqui no blog, ainda acredito que o tricolor carioca vai levantar o caneco, após 26 anos.

Às 17h deste domingo, o Corinthians viaja para Salvador, para enfrentar o ameaçado Vitória. Teoricamente será o jogo mais difícil do Timão nestas últimas três rodadas (Vitória, Vasco e Goiás). O Fluminense enfrentará na Arena Barueri o São Paulo, já que o Morumbi será a casa do ex-Beatle e torcedor do Everton, Paul McCartney.

A grande polêmica da rodada é a questão: “entrega ou não entrega?”, que já foi muito discutida na última temporada. Os torcedores são-paulinos obviamente não desejam ver o Corinthians campeão e diversas campanhas circulam na internet pedindo que o time do Morumbi dê a vitória ao tricolor vizinho.

Se isso acontecerá ou não, ninguém sabe. Eu não acredito. Não acredito que um jogador consiga interpretar tão bem a ponto de fingir desejar algo que não quer. Acredito, sim, na falta de motivação para o jogo. Isso sim pode ser decisivo na partida, e a favor do Fluminense.

Caso vença a partida na Arena Barueri, e conte com um tropeço do time de Ronaldo, Roberto Carlos e Cia, o Flu já poderá encomendar as caixas de cerveja para comemorar a conquista do Brasileirão. Talvez mesmo se o Corinthians conquistar a vitória, o Flu ainda possa o fazer, pois os dois jogos restantes serão mais fáceis (Palmeiras com um time misto e um Guarani que pode já estar rebaixado), mas tem de ganhar no domingo.

*De volta para o passado:

O debate “entregar ou não, eis a questão” é muito antigo, e rendeu muitas histórias para o futebol. Uma das muitas que aconteceram, foi no Campeonato Carioca de 1931, vencido pelo América. Na peleja, que teria como campeão o clube que somasse mais pontos, América e Vasco disputavam ponto a ponto a posse do caneco. A decisão ficou para o dia 20 de dezembro. O time rubro precisava de uma vitória sobre o Bonsucesso e de uma derrota do cruzmaltino, que enfrentaria o Botafogo.

O diretor Armando Martins, do América, disse aos jornais que o alvinegro iria “entregar o jogo”. Com dois gols de Carola e um de Alemão, os americanos fizeram sua parte e venceram o Bonsucesso por 3 a 1, na Rua Campos Sales e ficou recebendo por telefone as notícias do jogo entre os alvinegros cariocas. A vitória por 3 a 0 do Botafogo garantiu ao América seu quinto título carioca, e mostrou que, pelo menos naquele ano, a polêmica de entregar ou não a partida era balela.



O time que venceu o Bonsucesso foi escalado desta forma: Sílvio Pacheco, Lázaro e Hildegardo; Hermógenes, Nevecínio e Mário Pinto; Gilberto, Almeida, Carola, Telê e Miro.

Nenhum comentário: