quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Champions League: Em dia de Muller, Bayern massacra



Ontem um dos maiores ídolos do Bayern de Munique, e do futebol alemão, completou 65 anos. Seu nome: Gerd Muller. Os mais jovens ouviram falar dele, principalmente em 2006 e 2008, quando Ronaldo superou o alemão em número de gols marcados em Copas do Mundo e quando Miroslav Klose, pela seleção alemã, igualou sua marca, no último mundial. Porém durantes muitos anos, o atacante foi o maior artilheiro de todas as Copas, com 14 gols marcados.

Muller tinha um faro de gol invejável. Dizia sempre procurar chutar a bola rente a grama, pois as que iam mais altas eram mais fáceis de serem defendidas. Pela Seleção da Alemanha, foi artilheiro da Copa de 1970, campeão da Eurocopa de 1972, e do Mundo em 1974. Pelo Bayern foi igualmente gigante. Contratado quando o time estava na segunda divisão, em 1964, ajudou a transformar o time bávaro num dos maiores do continente. Ganhou três Copas dos Campeões da Europa (74-75-76), conquistou quatro Bundesligas e quatro Copas da Alemanha. Sua importância para os Die Roten é tamanha, que levou Franz Beckenbauer, ídolo do clube e do país a declarar: "Tudo que o Bayern se tornou se deve ao Gerd Müller e aos seus gols. Se não fosse por ele, ainda estaríamos em uma velha barraca de madeira".

Pois bem, no dia em que o ídolo, que por conta de sua pontaria era chamado Caubói, completou sua 65ª primavera, o Bayern jogou pela Champions League contra o Cluj, na Romênia, e venceu por 4 a 0. O placar elástico honrou a chuteira, e a camisa que Muller vestiu durante tantos anos. Os três primeiros tentos marcados pelos bávaros foram do grandalhão Mario Gomez, aos 12 e 24 do primeiro tempo e aos 26 do segundo, mas a goleada foi, de fato, sacramentada no finalzinho, aos 46 derradeiros, com o gol de Muller. Não o Gerd, e sim o Thomas, jogador revelação da Copa do Mundo da África. Com a vitória, o time alemão, que na última temporada foi vice-campeão, continua com 100% no torneio, aproveitamento que assusta qualquer equipe que conheça o peso e tradição do time em tal competição.

*Outras partidas:

Basel 2 x 3 Roma
Chelsea 4 x 1 Spartak de Moscou
Zilina 0 x 7 Olympique
Milan 2 x 2 Real Madrid
Auxerre 2 x 1 Ajax
Partizan 0 x 1 Braga
Shakhtar Donetsk 2 x 1 Arsenal

Um comentário:

Daniela disse...

Vc escreve bem! Se não fosse sobre futebol, eu juro que leria as outras! rs!