domingo, 20 de fevereiro de 2011

Taça GB: Flamengo e Boavista se classificam nos pênaltis e decidirão o primeiro turno do Campeonato Carioca


Botafogo x Flamengo

Botafogo e Flamengo fizeram hoje (20) um jogo bastante movimentado, pela semifinal da Taça Guanabara, no Engenhão. A partida, decidida nos pênaltis, consagrou, pela primeira vez no Fla, o goleiro Felipe, que defendeu duas cobranças e levou o rubro-negro à final do primeiro turno.

O primeiro tempo da partida foi de domínio completo do Flamengo. O Botafogo entrou em campo muito cauteloso, sem saída de bola e sem uma marcação forte, dando muito espaço para o time treinado por Vanderlei Luxemburgo chegar à intermediária e ameaçar o gol de Jéfferson. Aos 14’, após escanteio cobrado por Thiago Neves, Ronaldo Angelim subiu mais alto que todos e cabeceou para o gol: 1 a 0.

O Botafogo tinha muita dificuldade para criar jogadas e insistia em lances pelo lado esquerdo, com Márcio Azevedo. O camisa 6 chegou a ameaçar a meta de Felipe aos 29 minutos ao tentar uma bicicleta, mas a bola não pegou a força necessária e o goleiro do Fla defendeu facilmente. Ao final do primeiro tempo, Thiago Neves quase ampliou o placar, de cabeça, mas Jéfferson impediu o tento com uma defesa espetacular. O Flamengo, mesmo sem jogar de maneira exuberante, deixou o gramado com a sensação de que poderia ter uma vantagem maior sobre o rival.

Observando as falhas de seu time, Joel Santana resolveu mudar algumas peças. Éverton entrou no lugar de Márcio Azevedo e o meio campo alvinegro ganhou um toque de criatividade na segunda etapa. O gol de empate não demorou para sair. Aos 4 minutos, Alessandro deixou Abreu de cara para o gol. O uruguaio não perdoou e, com categoria, colocou a bola no fundo das redes.

O Glorioso seguia melhor na partida. Abreu ficou perto de marcar novamente, desta vez usando a cabeça, mas Felipe, no reflexo, fez a defesa. O jogo voltou a ficar equilibrado após a entrada do garoto Negueba, no lugar do apagado Deivid. A revelação rubro-negra pintou e bordou para cima do inconstante Arévalo Rios e incendiou a partida.

Aos 30’, Ronaldinho Gaúcho, que não jogou mal, porém, ainda não fez sua grande exibição com a camisa 10 do Fla, quase marcou seu primeiro gol em clássicos. O craque dominou a bola após escanteio e chutou para a meta, mas a bola passou caprichosamente rente à trave. Logo depois, o Botafogo respondeu em chute perigoso de Éverton.

A peleja seguia movimentada. Após receber passe de Ronaldinho, Negueba bateu forte contra o gol e obrigou Jéfferson a fazer mais um milagre. No último lance da partida, o camisa 1 do Botafogo voltou a mostrar seu valor ao defender falta cobrada por Ronaldinho. O cotejo chegava ao fim, e a decisão por pênaltis definiria o finalista da Taça GB.

A primeira cobrança foi de Márcio Rosário, do Botafogo. O grandalhão bateu forte e balançou as redes de Felipe. Léo Moura foi o primeiro a bater pelo Fla e, por muito pouco, não perdeu o penal. Jéfferson voou no canto certo e chegou a tocar na bola, que entrou quicando dentro do gol.

Na sequência, Éverton, que em 2009 vestiu a camisa do Flamengo, bateu no canto direito e Felipe foi buscar. O camisa 1 do time da Gávea também defendeu a cobrança de Somália. Antes do volante botafoguense perder a cobrança, demonstrando a deficiência de certos jogadores no fundamento, Renato Abreu já havia convertido o pênalti para os rubro-negros. O meio-campista Fernando aumentou a vantagem do Fla, que venceu após Renato Cajá chutar para fora, decretando a vitória rubro-negra.

Fluminense x Boavista

O duelo de sábado (19), entre Fluminense e Boavista, pela outra semifinal da Taça GB, foi de Davi contra Golias, e, assim como na história bíblica, o improvável aconteceu. Com uma marcação forte, e explorando as falhas defensivas do adversário, o Boavista empatou em 2 a 2 com o Fluminense e venceu o tricolor na disputa de pênaltis.

A torcida Pó de Arroz comemorou logo aos 8 minutos. Após falta sofrida por Fred, Marquinho, em uma belíssima cobrança, abriu o placar para o Flu. Na jogada seguinte, outro golaço em bola parada, desta vez a favor do time de Saquarema. Em jogada ensaiada, Tony acertou uma bomba indefensável no ângulo de Ricardo Berna. Após algumas tentativas, o Flu conseguiu virar o marcador aos 37’, em cabeçada de Fred. Ao final do primeiro tempo, o time de Muricy Ramalho vencia a peleja.

A vitória tricolor não resistiu aos primeiros dez minutos do segundo tempo. Após falha da defesa, outrora impenetrável, chefiada por Gum e Leandro Eusébio, o atacante André Luís aproveitou a jogada de Leandro Chaves, pela ponta-esquerda, e empatou o jogo.

Desesperado, o Fluminense pressionou o Boavista nos momentos finais, mas a igualdade permaneceu e a partida foi decidida nas cobranças de penais. No ano passado, o Flu havia sido eliminado pelo Vasco na disputa de pênaltis das semifinais da Taça GB. Neste ano, só mudou o carrasco. O modesto time do treinador Alfredo Sampaio converteu todas as cobranças, e contou com as defesas de Thiago nas cobranças de Conca e Rodriguinho para se classificar para a final do primeiro turno, feito histórico para o Verdão de Saquarema.

* De volta para o passado:

No ano passado, nas semifinais da Taça Guanabara, o Vasco venceu, nos pênaltis, o Fluminense e conquistou sua vaga na final. A partida, realizada no Maracanã, terminou em um empate sem gols. Pelo Vasco, todos os batedores converteram as cobranças. Pelo Flu, Alan perdeu a última cobrança, que sacramentou a derrota tricolor.

Também no Maracanã, Flamengo e Botafogo se enfrentaram para decidir quem iria disputar o título do primeiro turno com o Vasco. O Fla saiu na frente, aos 26 minutos, com Vinícius Pacheco. O empate alvinegro veio nos pés de Marcelo Cordeiro, aos 34’. Quando a partida se encaminhava para a decisão por pênaltis, o “talismã” Caio fez o gol da vitória botafoguense. Na decisão do primeiro turno, o Botafogo venceu o Vasco por 2 a 0, gols de Fábio Ferreira e Loco Abreu.

Nenhum comentário: