domingo, 6 de fevereiro de 2011

Clássico vovô


O Clássico Vovô tem este nome por se tratar do clássico mais antigo do futebol brasileiro, o segundo mais antigo da América do Sul –perdendo somente para Nacional x Peñarol, no Uruguai. Hoje, Botafogo e Fluminense se enfrentam mais uma vez, em uma história que já é centenária. Uma das grandes partidas entre os dois clubes aconteceu em 1923, em um embate emocionante vencido por 5 a 3 pelo alvinegro. No dia em que o jovem atacante Nilo se destacou.

O Flu era o franco favorito para a partida, e o time alvinegro era considerado fraco. A primeira chance da partida saiu dos pés de Zezé, mas o atacante tricolor chutou a bola para fora. O goleiro botafoguense, Santa Maria, ainda fez duas boas defesas, uma delas defendendo falta cobrada por Preguinho. Aos 22 minutos, Nilo começou a fazer a diferença para o Glorioso. O atacante driblou o defensor Chico Neto e, de frente para o gol, não perdoou. Logo depois, pênalti para o Fluminense. Zezé converte.

Dois minutos depois, Nilo voltou a deixar o alvinegro na frente, aproveitando o rebote dado pelo goleiro Ramos em chute de Juca. O primeiro tempo terminou empatado em 2 a 2. O gol do Flu foi marcado novamente por Zezé, desta vez cobrando falta.

O jogo não perdeu em emoção na segunda etapa. Nilo, novamente, deixou o Botafogo na frente. O time das Laranjeiras pressionava, dando trabalho a Santa Maria. Depois de muita insistência, Vinhais empatou pela última vez. O jogo continuou muito equilibrado, mas o Botafogo teve mais organização e contou com um dia inspirado de seu atacante, que desta vez virou garçom e tocou para Riva marcar. O quinto gol alvinegro nasceu de seus pés, mas a bola ainda passou por Carvalho Leite e, finalmente, encontrou as redes após arremate de Juca.

Nenhum comentário: