quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Copa do Brasil: Duas vitórias e um vexame


A Copa do Brasil Já começou para os times cariocas. No último dia 16, o Flamengo foi até Maceió enfrentar o Murici Futebol Clube. O Rubro-Negro não teve uma atuação espetacular, mas, na metade final do segundo tempo, anotou três gols, venceu, e cancelou a partida de volta. O próximo adversário do time da Gávea será o Fortaleza, que goleou ontem (23) o Fast Clube de Manaus por 4 a 1. Os tentos do Fla, no dia 16, foram marcados por Ronaldinho Gaúcho, Renato Abreu e Negueba.

Ontem, Botafogo e Vasco estrearam pelo torneio de futebol mais democrático do Brasil.

VASCO:

O Vasco enfrentou o Comercial-MS em Campo Grande e manteve a excelente média de gols sob o comando do técnico Ricardo Gomes. A expressiva vitória por 6 a 1 eliminou o jogo de volta e garantiu o Cruzmaltino na próxima fase da competição.
A goleada começou a ser construída logo no início da peleja. Fellipe Bastos, aos 2 minutos, encheu o pé para cobrar a falta na entrada da área e anotar o primeiro tento do jogo. Aos 15’, Marcel sofreu pênalti que ele mesmo cobrou, 2 a 0. O atacante fez o seu segundo gol, terceiro do Vasco, aos 24’, de cabeça. Ainda no primeiro tempo, aos 45’, o time de Ricardo Gomes sacramentou a goleada com Jéferson, que recebeu ótimo passe de Felipe.

Se alguém achava que o Gigante de Colina puxaria o freio de mão na segunda etapa, Éder Luis fez questão de provar que o time continuaria voando. Aproveitando falha clamorosa do zagueiro Adrezão, o camisa 7 entrou na área e tocou a bola entre as pernas do goleiro Rodolfo.

Aos 17’, Fernando Prass cometeu pênalti em Anderson, que bateu e fez o gol de honra do colorado campo-grandense. O sexto gol do Vasco foi anotado por Romulo, que aproveitou belo cruzamento de Ramón e, de cabeça, colocou a bola no fundo das redes,
dando números finais à partida.

BOTAFOGO:

Quando chegou em Aracajú, o Botafogo foi recepcionado por centenas de torcedores que deram o tratamento ideal para que o time esquecesse a eliminação sofrida ante o Flamengo, pela Taça Guanabara. O adversário do Glorioso seria o River Plate, não o famoso time argentino, mas, sim o atual campeão do modesto campeonato sergipano. O time de Joel Santana tinha tudo para fazer um bom jogo e voltar com a cabeça no lugar para o início da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Ao decorrer do jogo, o tudo virou nada.

O Botafogo começou a partida melhor, mas a superioridade foi caindo ao longo do primeiro tempo e a atuação do time teve a mesma nota que o gramado do estádio Batistão: zero. Sem poder nenhum de criação e, sabe-se lá porque, com Éverton começando o jogo na reserva, o alvinegro ficou no empate sem gols ao final do primeiro tempo.

Na segunda etapa, Éverton entrou no lugar de Márcio Azevedo. A substituição, porém, não teve o efeito desejado, e o time continuou mal na partida. Pior, agora dava espaços para os contra-ataques do time sergipano. O jogo, que não era nada bonito, ficou feio de vez para os botafoguenses aos 41 minutos do segundo tempo, quando, explorando um buraco na defesa, Lucas acertou um belíssimo passe para Bebeto Oliveira, que, de primeira, chutou a bola para o fundo das redes de Jéfferson. Uma derrota humilhante para um time que, pior do que não ter criação, não teve ambição.

*De volta para o passado:

No ano passado, pela primeira fase da Copa do Brasil, o Vasco enfrentou o Souza Esporte Clube, da Paraíba, e venceu por 2 a 1. Manú abriu o placar para o Souza. O Vasco chegou ao empate em pênalti convertido pelo goleiro Tiago. A virada veio após cruzamento de Geovane, pela ponta direita. A defesa do time paraibano falhou e Élton chutou a bola que, antes de morrer no fundo das redes, desviou no zagueiro, acabando com as chances de defesa do goleiro. Na partida de volta, em São Januário, o Cruzmaltino se classificou com um empate sem gols.

Também pela primeira fase da Copa do Brasil de 2010, o Botafogo enfrentou o São Raimundo, na cidade de Santarém, no Pará. Assim como na atual temporada, o alvinegro decepcionou os torcedores locais e perdeu por 1 a 0. O gol dos São Raimundinos foi marcado, aos 23’ do segundo tempo, por Branco, após receber cruzamento de Marcelo Pitbull. O Glorioso conseguiu sua classificação para a segunda fase de maneira dramática: vitória por 4 a 3 no Engenhão.

Em 2009, em sua última participação no torneio, o Flamengo estreou goleando o Ivinhema, equipe sul-matogrossense, por impiedosos 5 a 0, eliminando o jogo de volta. Os gols foram marcados por Léo Moura, Zé Roberto (2), Kléberson e Maxi Biancucchi.

Um comentário:

Rodrigo Pereira disse...

Hoje um cara no metro ficou puto comigo porque fui com a camisa do River Plate para o curso hahahahaha.
Mas duvido muito que o Botafogo não ganhe aqui. Se bem que duvidei que o flu não ganhasse do Boavista. Para mim o Botafogo sente muito a falta de um armador. Seus laterais não são bons apoiadores e, por mais que o Cajá esteja iluminado nas cobranças de falta, ele não pode sozinho armar o time. Quem sabe quando o mago voltar o time melhore.

Finalmente o Vasco está se reforçando. Está ainda faltando algumas peças, mas já está dando para empolgar a torcida com os possíveis nomes que estão por vir.

O Flamengo dos cariocas, apesar de não apresentar um grande futebol, é o que vem mais embalado (e invicto). Agora é saber por quanto tempo vai durar isso. Passou pelo primeiro desafio grande na semifinal (o jogo contra o Vasco não foi parâmetro). Se esse time pegar entrosamento vai ficar chato, ainda mais se o Gaúcho tiver uma boa sequencia de jogos e desencantar.