terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Champions League: Na França, Real Madrid empata com o Lyon


Lyon e Real Madrid se enfrentaram hoje (22) no estádio Gerland, em Lyon, pela primeira partida das oitavas de final da Champions League. O clube francês foi o algoz merengue na temporada passada, quando eliminou os espanhóis na mesma fase. Os madrileños, aliás, nunca venceram o Lyon e, jogando no Gerland, colecionavam três derrotas em três partidas. Hoje, o Madrid, pela primeira vez, não perdeu no Gerland, mas o empate em 1 a 1 teve um sabor de derrota.

Empurrado por sua torcida, o Lyon começou melhor. O time do técnico Claude Puel marcava forte no meio campo e não dava espaços na defesa. Pelo lado direito, o brasileiro Michel Bastos usava sua velocidade para acelerar as investidas da equipe. Aos 10’, o zagueiro Cris teve a primeira grande oportunidade do jogo. O capitão do atual 4º colocado do Campeonato Francês deu uma “puxeta”, que saiu pelo lado direito do gol de Casillas.

O Real Madrid encontrava dificuldades para sair jogando. A atuação apagada de Ozil dificultava a ligação entre meio campo e ataque, fazendo com que Adebayor fosse figura inexistente na primeira etapa. O Lyon aproveitou para infernizar a defesa merengue.

Aos 23 minutos Réveillère cruzou na área para Gorcuff, mas Xabi Alonso apareceu na frente do meia para fazer um corte crucial. O Lyon, agora com Michel Bastos pela esquerda, era muito superior.

Sem conseguir se aproximar da área adversária, a primeira chance do time de José Mourinho veio somente aos 29’, em chute de longa distância desferido por Di María. O goleiro Lloris não encontrou dificuldades para fazer a defesa. Durante alguns poucos minutos, o Madrid ensaiou uma reação, e, após cobrança de falta de Cristiano Ronaldo, Lloris voltou a aparecer bem no gol do time francês.

A melhor chance do primeiro tempo aconteceu aos 34’. Em jogada de contra-ataque, Michel Bastos cruzou para a área e, após saída estranha de Casillas, Gomis (que substituiu Lisandro López, machucado) chutou para fora. A bola ainda tocou milimetricamente no goleiro espanhol. Ao fim do primeiro tempo, o empate sem gols premiou a entrega tática da defesa do Lyon, que, se contasse com mais qualidade ofensiva, poderia ter saído na vantagem.

Os times voltaram sem mudanças para o segundo tempo, porém, a equipe merengue retornou com outra mentalidade e não demorou para ameaçar os franceses. Aos 48’, Cristiano Ronaldo, quase sem ângulo, acertou a trave esquerda de Lloris em cobrança de falta. No lance seguinte, após escanteio, Sérgio Ramos, de cabeça, acertou o travessão.

A partida seguia equilibrada. Aos 64’, Mourinho sacou Adebayor, que mal tocou na bola, e colocou um velho conhecido dos torcedores locais: o atacante Karim Benzema. O camisa 9 da equipe de Madrid fez valer a mudança logo na primeira jogada. Recuperou uma bola perdida, e, após triangulação com Ozil e Cristiano Ronaldo, limpou os zagueiros e tocou para o fundo das redes. Foi o primeiro gol da equipe espanhola no Gerland. Ironicamente, o tento foi anotado por um ex-jogador dos Les Gones.

Durante vinte minutos, o vice-líder do Campeonato Espanhol teve o controle da partida. Os fatos mais relevantes acontecidos neste intervalo de tempo foram as substituições feitas pelos técnicos. Pelo Real Madrid, entraram Diarra (no lugar de Khedira) e Marcelo (no lugar de Ozil). Pelo Lyon, saíram Michel Bastos e Kallstrom para as respectivas entradas de Briand e Pjanic.

Sem ter o volume de jogo da etapa anterior, o empate do Lyon só poderia sair de uma maneira: na bola parada. E, aos 83’, após bola levantada na área, Cris cabeceou e a redonda sobrou nos pés de Gomis, que, sozinho, bateu de primeira e empatou o cotejo. Placar final: 1 a 1. No próximo confronto, no dia 16 de março, no Santiago Bernabéu, o time de José “Special One” Mourinho terá a vantagem do empate sem gols.

Hoje, também em partida válida pelas oitavas de final da Champions, o Chelsea venceu o Copenhagen, na Dinamarca, por 2 a 0.

*De volta para o passado:

O primeiro confronto entre as equipes aconteceu no dia 13 de setembro de 2005. A partida, válida pelo Grupo F da Champions League 05/06, foi realizada no Gerland e, com gols de John Carew, Juninho Pernambucano e Wiltord, o Lyon bateu o Real Madrid por 3 a 0.

A vitória foi toda construída no primeiro tempo. Aos 21 minutos, Carew desviou levemente falta batida por Juninho, enganando Casillas. O brasileiro chegou a comemorar o gol como se fosse seu. Cinco minutos depois, batendo falta de uma distância ainda maior, Juninho acertou um petardo no canto direito de Casillas. A comemoração, emocionada, teve direito até a beijo no escudo do clube. Wiltord fechou o placar aos 31’, após receber passe de Réveillère.

Nenhum comentário: