quinta-feira, 2 de junho de 2011

Copa do Brasil: Vasco vence o Coritiba em São Januário

Alecsandro comemora o gol marcado homenageando seu pai

Vasco e Coritiba fizeram ontem (1º), em São Januário, a primeira partida da decisão da Copa do Brasil. Jogando diante de sua torcida, o Gigante da Colina não teve moleza e, em um confronto bastante disputado, conseguiu sair com a ótima vantagem de 1 a 0, gol de Alecsandro. Ótima vantagem porque, além da vitória, o time de Ricardo Gomes não levou gols, o que na Copa do Brasil é primordial na construção de êxitos.

O primeiro tempo do cotejo foi muito truncado. O Coxa começou marcando sob pressão e depois investiu no contra-golpe. O Vasco errava muitos passes, principalmente na saída de bola. As ausências de Eder Luis e Ramón, machucados, foram muito sentidas, principalmente a do camisa 7, que tirou dos cruz-maltinos a saída em velocidade e as jogadas pela ponta direita. Com um Bernardo pouco inspirado, e até um pouco perdido em campo, o Vasco teve sua melhor chance de marcar aos 20’, quando Felipe, em um passe espetacular, deixou Diego Souza na cara do gol. O meia demorou para definir a jogada e não aproveitou. Do outro lado, Fernando Prass, com boas defesas, garantiu o empate sem gols no primeiro tempo.

Na volta para a etapa complementar, Alecsandro, logo aos 5 minutos, se antecipou à marcação e cabeceou a bola para o fundo das redes, após cruzamento de Allan. Na comemoração, o camisa 9 homenageou seu pai, o ex-atacante Lela, que foi campeão brasileiro pelo Coxa em 1985; comemoração que deve ter espetado o coração dos coritibanos. “Por que Lela teve filhos???”, devem ter pensado os torcedores.

Após o gol, os cruz-maltinos recuaram em demasia e os paranaenses passaram a ameaçar mais. Aos 16’, Fernando Prass salvou o que, até então, tinha sido a grande chance do Coxa. O goleiro fez uma defesa espetacular, e à queima-roupa, após chute de Bill. O jogo era mais aberto... e mais emocionante. Aos 30’ e 35’, Ricardo Gomes sacou Felipe e depois Alecsandro para as respectivas entradas de Felipe Bastos e Elton. O time estava mais fechado. Mesmo assim, nos últimos momentos da peleja, o Coxa perdeu um gol incrível. Após bela jogada de Rafinha, o zagueiro Emerson conseguiu perder um gol dentro da pequena área.

Com a vitória pela contagem mínima, o Vasco leva o título se empatar por qualquer resultado no próximo e decisivo encontro, que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 8 de junho, no Couto Pereira.

*De volta para o passado:

Quando jogou o que era, até então, sua primeira final da Copa do Brasil, em 2006, o Vasco não foi nada bem. No dia 19 de julho, no Maracanã, os cruz-maltinos amargaram uma derrota por 2 a 0 contra o Flamengo, seu maior rival. Os gols foram marcados por Obina e Luizão.

Contra o Coritiba, a última vitória vascaína aconteceu no Torneio de Florianópolis, no ano passado. Em partidas válidas por campeonatos oficiais, o último êxito cruz-maltino aconteceu em 2008, com uma vitória por 2 a 0 no Couto Pereira. Em 2004, também em Curitiba, Petkovic, de pênalti, anotou o único gol do jogo. A última vitória em São Januário foi em 2003, com placar de 2 a 1. Em 2002, na Colina, assim como ontem, o Vasco venceu o Coxa-Branca por 1 a 0 pelo Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário: