segunda-feira, 13 de junho de 2011

BR-2011: Botafogo vence o Coritiba; Fla e Vasco empatam. Fluminense perde

Elkerson comemora mais um gol pelo Botafogo: o camisa 9 foi o destaque do time

O Botafogo recebeu o Coritiba ontem (12), no Engenhão, e encontrou muitas dificuldades para sair com a vitória por 3 a 1. Não fosse a destacada atuação do jovem Elkerson, que, pela terceira vez consecutiva foi destaque do time, os alvinegros se complicariam. O camisa 9 deu uma assistência e fez um gol. Alex, já nos descontos finais, anotou o terceiro para o Glorioso.

A partida não começou nada boa para os donos da casa. Logo no primeiro lance de ataque, o Coritiba abriu o placar com Bill, que aproveitou a marcação frouxa da defesa e cabeceou, sozinho, para o fundo das redes de Jéfferson. A rápida vantagem fez o Coxa ir para trás muito cedo. Aos 17’, Elkerson deu um excelente passe para Maicosuel. O camisa 7 entrou na área e chutou cruzado para empatar o cotejo. O Botafogo levava sustos. O time paranaense chegava com facilidade em sua intermediária e chutava com perigo, mas quem balançou as redes, e virou o jogo, foi Elkerson, aos 38’, em cobrança de falta. O primeiro tempo, que começou da pior maneira possível, terminou da melhor maneira para os alvinegros.

Mesmo vencendo, o Botafogo não convencia. A segunda etapa foi praticamente toda do time Coxa-Branca. Aproveitando chance de fora da área, Rafinha chutou com muito perigo e quase empatou. Os comandados de Marcelo Oliveira continuaram superiores até mesmo depois da expulsão de Emerson, após entrada violenta em Lucas Zen. O jovem meio-campista, aliás, teve uma atuação segura, ao contrário de Marcelo Mattos, que fez um de seus piores jogos desde que chegou a General Severiano.

A pressão alviverde não acabava. Em um dos lances, Geraldo acertou a trave de Jéfferson. As entradas de Cidinho e Caio, nos lugares de Maicosuel e Éverton, não acrescentaram muito. Cidinho, ainda muito franzino, perdia bolas em jogadas de corpo, mas mostrava sua habilidade. O gol que sacramentou a vitória alvinegra veio já nos descontos, e foi anotado por outro jogador oriundo da base botafoguense. Alex recebeu na intermediária, limpou a zaga, e bateu no canto direito, sem chances para Édson Bastos. Com o resultado, o Botafogo passa a ocupar a 5ª colocação, com sete pontos ganhos.

FLAMENGO:



O Flamengo foi até Curitiba com um incômodo retrospecto: o time nunca havia vencido o Atlético Paranaense dentro da Arena da Baixada. Ao final da partida de ontem, marcada pelo desempenho fraco dos rubro-negros cariocas, o empate em 1 a 1 não foi merecido, mas deu ao time da Gávea um ponto importante.

Em campo, a grande decepção foi Ronaldinho Gaúcho. Da mesma maneira em que toda vez na qual dá um passe para o lado e olha para o outro, ou quando faz alguma “firula”, é louvado como se tivesse feito algo sobrenatural, quando não joga bem a crítica deve ser maior.

O gol do Furacão foi anotado por Mádson, aos 14’ do segundo tempo, em uma belíssima cobrança de falta. O empate flamenguista veio aos 34’, quando, após bela jogada na ponta-direita, Diego Maurício, que entrara no lugar de Bottinelli, tocou para Deivid, que substituiu Wanderlei. O camisa 9 só precisou empurrar a bola para o gol. O Fla, com seis pontos, ocupa a 11ª colocação.

FLUMINENSE: 



Jogando no Pacaembú, o Fluminense reencontrou o atacante Emerson, que iniciou na reserva e fez sua estréia com a camisa do Corinthians. A partida também marcava a estréia do treinador Abel Braga no comando do Tricolor Carioca, mas a volta do “Abelão” ao time das Laranjeiras não foi nada boa. Contando com muitas falhas no setor defensivo, o Flu, que até chegou a assustar o goleiro Júlio César - que foi obrigado a fazer grandes defesas -, perdeu por 2 a 0.

O grande nome do jogo foi Willian, do Corinthians. O atacante abriu o placar logo aos 5 minutos, quando se antecipou à zaga para cabecear a bola para o fundo das redes. O gol da vitória veio ainda na primeira etapa, quando Berna espalmou uma bola para o meio da área, como se nunca tivesse lido algum “manual de goleiro”, e Leandro Eusébio derrubou Liédson na área; pênalti. Willian cobrou bem e sacramentou a derrota tricolor, que agora está na 10ª posição.

VASCO:



No sábado (11), o Vasco recebeu o Figueirense com clima de muita festa em São Januário. Além de ter sido o primeiro jogo em casa depois da conquista da Copa do Brasil, o dia também marcou a apresentação de Juninho Pernambucano, que volta a vestir a camisa do Gigante da Colina. A recepção do camisa 8, pela torcida, superou todas as expectativas e a festa foi belíssima. Com a bola rolando, Ricardo Gomes jogou com um time misto. Herói do título conquistado em Curitiba, Eder Luis começou a todo vapor e levava a torcida à loucura com suas arrancadas. Foi do camisa 7 o belo passe dado para Elton, aos 17’ do primeiro tempo, abrir o placar.

Jogando mais recuado, o Vasco passou a apostar nos contra-ataques. O Figueirense ameaçava, mas foi o atual campeão da Copa do Brasil quem teve reais chances de balançar as redes. Quando tudo já parecia encaminhado para mais uma vitória vascaína, o jovem atacante Aloísio aproveitou o vacilo da zaga e empatou a peleja aos 44’.


*De volta para o passado:

Flamengo e Fluminense se enfrentaram no Maracanã, no dia 26 de maio, em partida válida pela  4ª rodada do BR-2010, e o Tricolor Carioca levou a melhor. O futuro campeão brasileiro vencia por 2 a 0 (gols de Rodriguinho e Conca) até os 90 minutos, quando o goleiro Bruno, em cobrança de falta, acertou o ângulo de Rafael e diminuiu para o Fla. Placar final: Fluminense 2 x 1 Flamengo.

No mesmo dia, em partida disputada no Mineirão, o Botafogo perdeu por 1 a 0 para o Cruzeiro. O Alvinegro até jogou bem, mas esbarrou em uma atuação espetacular do goleiro Fábio, que defendeu um pênalti cobrado por Renato Cajá. O gol da Raposa foi marcado por Thiago Ribeiro, aos 18’.

No dia 27, o Vasco venceu o Internacional em uma partida eletrizante disputada em São Januário. Os cruz-maltinos começaram perdendo por 2 a 0 (dois gols de Andrezinho), mas viraram para 3 a 2 com tentos marcados por Élton, Phillippe Coutinho (de pênalti), e Nílton.

Ao final daquela rodada, o carioca mais bem posicionado na tabela era o Botafogo, na 6ª colocação. O Fluminense era o 9º; o Flamengo era o 11º, e o Vasco o 16º.

Nenhum comentário: