segunda-feira, 27 de junho de 2011

BR-2011: Quatro jogos, quatro vitórias


Com participação no primeiro gol, e anotando o segundo, Elkerson foi, mais uma vez, um dos destaques do Botafogo

BOTAFOGO:

Desfalcados de seus goleiros titulares, que estão com a Seleção Brasileira, Botafogo e Grêmio se enfrentaram, ontem (26), no Engenhão. A partida, bem jogada pelo Alvinegro, teve mais uma interrupção por causa de uma falta de luz no estádio botafoguense. No final das contas, o Botafogo venceu por 2 a 1 e subiu ainda mais na tabela.

O Alvinegro começou melhor, e pressionava um acuado Grêmio. A primeira grande chance veio nos pés de Marcelo Mattos, que chutou de longe e obrigou Marcelo Grohe, substituto de Víctor, a fazer uma belíssima defesa.  O Glorioso ainda teve outras chances, mas não conseguia abrir o placar. Do outro lado, Renan, substituto de Jéfferson, também fez uma bela defesa; o Botafogo diminuiu o ímpeto e deixou o Tricolor Gaúcho crescer no final dos 45 minutos iniciais, mas o primeiro tempo terminou no zero.

Na etapa derradeira, Renan voltou a mostrar o seu valor e impediu o gol de William Magrão, após contra-ataque. Incomodado, Caio Júnior resolveu mexer na equipe e fez uma audaciosa mudança: sacou Éverton (que vinha de um bom primeiro tempo) e Maicosuel (sumido em campo, talvez por conta da virose adquirida na véspera da partida) para as entradas de Cidinho e Caio. A torcida chiou. A alteração esperada era Herrera por Alex, o que não aconteceu.

As substituições deram (muito) certo, e, aos 68’, Fernando, que já tinha cartão amarelo, foi expulso após fazer falta em Cidinho. O franzino jogador estava endiabrado, e mostrou muita habilidade. Aos 70’, Elkerson aproveitou rebote do escanteio cobrado por ele mesmo, limpou o zagueiro, e chutou para o meio da área. Marcelo Mattos mostrou coragem e cabeceou o petardo desferido para o fundo das redes.

Não tenho dúvidas de que a emoção do camisa 5 foi enorme, até por que pode ter sido seu último jogo pelo Glorioso, já que seu contrato de empréstimo termina no final do mês. A diretoria, no entanto, luta pela permanência do cão de guarda. Outro ponto que merece os cuidados da administração alvinegra são as luzes do Engenhão, que apagaram (pela terceira vez no ano) pouco tempo depois do tento.

Após vinte minutos de escuridão, o Botafogo ampliou quando a bola voltou a rolar. E o gol teve grande participação de Caio, que não caiu na área, fez bela jogada e rolou para Elkerson estufar o barbante gremista. O time comandado por Renato Gaúcho ainda descontou com o ex-botafoguense Rafael Marques, em um lance um tanto quanto sem querer, mas o jogo terminou com a vitória do Glorioso, que ocupa agora a 4ª colocação, com 11 pontos ganhos.

VASCO:



Os cruz-maltinos foram até Goiânia enfrentar o Atlético Goianiense e penaram para conquistar os três pontos. A vitória foi garantida por um belo gol de Felipe, no primeiro minuto do cotejo. O resultado foi mantido somente pela grande atuação de Fernando Prass, que fez grandes defesas sob as traves e impediu que a superioridade do Dragão se traduzisse em gol. Com a vitória, o Gigante da Colina, com 11 pontos, está logo atrás do Botafogo, na 5ª colocação.

FLUMINENSE:


Se os últimos resultados foram muito aquém das expectativas da crítica e da torcida, o Fluminense voltou a vencer no BR-2011. A vitória conquistada pelo placar mínimo, em Florianópolis, contra o Avaí, foi difícil, visto que o Tricolor Carioca tinha um jogador a menos desde o final do primeiro tempo, quando Rafael Moura foi expulso. O gol do Flu veio nos pés de Conca, o grande herói do último campeonato, aos 36’ do primeiro tempo. Foi a primeira vitória do time das Laranjeiras sob o comando de Abel Braga.

FLAMENGO:


O clima não era o melhor pela parte dos flamenguistas antes do jogo contra o Atlético Mineiro, sábado (25), no Engenhão. A péssima atuação, principalmente de Ronaldinho Gaúcho, no empate sem gols com o Botafogo gerou protestos durante a semana na Gávea, mas, nada que uma goleada não melhore. Contando com uma boa atuação de seu camisa 10, o Fla venceu o Galo por 4 a 1, de virada.

O primeiro tempo foi péssimo. O Flamengo dificultava a saída de bola do time mineiro, que já não era lá essas coisas. O primeiro lance de perigo da peleja foi um chute de Renato, na faixa dos 20’. O Galo também teve sua chance, defendida por Felipe. Ronaldinho até procurava o jogo, mas, pouco a pouco ia sumindo. O primeiro tempo terminou, mais uma vez, sem gols.

Voltando com o mesmo time, o Fla continuava marcando bem. O time de Dorival Júnior sofreu duas mudanças: saíram Daniel Carvalho e Magno Alves para as respectivas entradas de Renan Oliveira e Neto Berola. O que mudou também foi o placar, que saiu do zero aos 51 minutos, depois que Dudu Cearense desviou falta cobrada por Serginho e enganou Felipe. Parecia ser mais um jogo para alimentar a má fase do time com a torcida.

O que os jogadores do Atlético Mineiro esqueceram, ou ignoraram, foi que do outro lado, Ronaldinho Gaúcho, mesmo em má fase, ainda tem um toque diferencial. O camisa 10 aproveitou o espaço que vinha sendo dado a ele no lado esquerdo do ataque e, sozinho, aproveitou sobra de bola na área para chutar e fazer um belo gol, aos 66’. O empate empolgou o time de Vanderlei Luxemburgo, que não demorou a virar o cotejo, aos 76’,com Thiago Neves.

Com mais confiança, Ronaldinho aparecia mais e dava bons passes. Desorganizado e afobado, o Atlético Mineiro partiu com tudo para cima e deixou os rubro-negros aumentarem ainda mais a vantagem. E coube a Deivid, que entrara no lugar de Wanderlei, a tarefa de fechar o caixão dos mineiros. O primeiro tento, aos 86, chegou até a lembrar sua época de Fenerbahçe. O segundo, e último da partida, foi fácil; o camisa 9 só precisou empurrar a redonda para o gol. Final de jogo: Flamengo 4 x 1 Galo.

*De volta para o passado:

A 6ª rodada do BR-2010 não traz boas recordações ao torcedor botafoguense. No dia 2 de junho, o Botafogo vencia o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada, por 2 a 0, gols de Herrera e Lúcio Flávio, mas permitiu uma incrível virada do Furacão. Paulo Baier marcou duas vezes e Alex Mineiro fez o gol que deu a vitória ao time paranaense.

Enquanto isso, no Maracanã, o Fluminense recebia o Vitória. E a vitória do Flu veio somente nos últimos minutos. Fred tinha marcado aos 20’. Aos 84’, o time baiano parecia ter feito o gol que selava o empate, com Jonas. Mas, aos 87’ Alan garantiu os três pontos para o Tricolor Carioca.

Um pouco mais tarde, o Flamengo enfrentou o Palmeiras, no Pacaembú, e também conseguiu os três pontos nos minutos finais do encontro. O gol flamenguista foi anotado aos 87’ por Vagner Love. Final de jogo: Palmeiras 0 x 1 Flamengo.

No dia seguinte, em São Januário, o Vasco teve uma derrota nada esperada contra o Guarani. A exemplo do que acontecera com Fla e Flu no dia anterior, o gol que deu a vitória ao Bugre saiu no final do jogo; aos 90’, quando Roger balançou as redes de Fernando Prass.

6ª rodada BR-2010: Fluminense (3º), Flamengo (4º), Botafogo (8º), Vasco (19º).

Nenhum comentário: