segunda-feira, 20 de junho de 2011

BR-2011: Clássico decepcionante e nenhuma vitória carioca

O primeiro clássico carioca do BR-2011 foi o pior jogo do campeonato, até agora

Muita luta, nenhum futebol. O primeiro clássico carioca do BR-2011 poderia ser definido desta maneira. O resultado final, um empate sem gols, traduziu muito bem o que foi a partida, realizada ontem (19) no Engenhão.

O Botafogo começou melhor, tinha mais volume de jogo e se movimentava mais. A partir dos 23 minutos, após a expulsão de Bottinelli, que levou o segundo cartão amarelo por simular um pênalti, o Alvinegro caiu de produção. O primeiro chute a gol aconteceu somente aos 26’; uma falta cobrada por Thiago Neves e defendida por Jéfferson. O primeiro tempo já terminara ruim, mas o panorama do clássico não iria se alterar.

A etapa derradeira começou com três mudanças. Pelo Flamengo, Luxemburgo sacou Diego Maurício e reforçou o meio campo com o jovem volante Luís Antônio. Pelo Botafogo, Caio Júnior sacou o pendurado Lucas Zen e colocou Bruno Thiago. Elkerson, por conta de uma virose, deu lugar a Alex, que teve uma boa chance logo aos 8’. Bruno Tiago, aos 25’, obrigou Felipe a fazer uma grande defesa. Enquanto isso, Herrera, inútil em campo há tempos, só reclamava. Futebol, que é bom, nada.

A grande chance do Flamengo veio aos 36’, mas Willians, após contra-ataque, desperdiçou. De mais significante, somente a vaia da torcida flamenguista para Ronaldinho Gaúcho, que teve outra atuação pífia. Foi o primeiro zero a zero deste Brasileirão. Com o resultado, o Flamengo ficou com sete pontos e está na 10ª colocação; com  oito pontos, o Botafogo é o 6º.

VASCO: 



Dentre os cariocas, foi o Vasco quem teve a melhor atuação nesta 5ª rodada. O campeão da Copa do Brasil foi até Porto Alegre enfrentar o Grêmio e trouxe um ponto de volta para o Rio de Janeiro, mas poderia ter conseguido mais. Logo no início, Fernando Prass já começou pegando um pênalti. Pouco tempo depois, o Tricolor Gaúcho ainda teve um gol anulado. O jogo era muito movimentado, mas a primeira etapa terminou sem gols.

Na volta para o segundo tempo, o time da casa voltou melhor, e os vascaínos tiveram que segurar o ímpeto dos comandados de Renato Gaúcho. Quando a peleja entrava em sua metade final, Ricardo Gomes fez a esperada e costumeira substituição: tirou Diego Souza para a entrada de Bernardo. E foi do camisa 31, aos 31 minutos, o gol que ia dando a vitória ao Gigante da Colina. Mas, aos 39’, após escanteio, Roberson aproveitou o cochilo da zaga cruz-maltina e subiu sozinho para empatar o jogo. O Vasco, com 8 pontos, é o 7º na tabela.

FLUMINENSE:



No sábado (18), Fluminense e Bahia fizeram, no Engenhão, um duelo de tricolores. Foi a estréia de Carlos Alberto no Tricolor Baiano, e a de Ciro e Márcio Rosário pelo Tricolor Carioca. O grande destaque da peleja, porém, foi Jóbson, que neste momento está na Suíça para o julgamento de seu doping em 2009.

O primeiro tempo foi movimentado, mas o excesso de faltas atrapalhava o andamento da partida. O Bahia mostrava mais qualidade, e levou mais perigo. Logo nos primeiros minutos, o atacante Júnior (que entrara no lugar de Souza, machucado) teve a melhor chance da primeira etapa, mas finalizou em cima de Diego Cavalieri, que voltou a jogar (bem) entre os titulares. No final dos primeiros 45 minutos, Jóbson ainda teve uma boa oportunidade, mas chutou em cima de Cavalieri.

O segundo tempo foi parecido com o anterior. A diferença foi que Jóbson voltou buscando mais o jogo, e o “Bahêa” foi ganhando espaço em cima de um desorganizado Fluminense. Depois de perder diversas chances, um contra-ataque mortal no último lance do cotejo selou a vitória do Tricolor Baiano. Quem marcou o tento foi Jóbson, que comemorou com uma emoção contida, mas pouco antes vista. O Fluminense está na 11ª posição, com seis pontos ganhos.

*De volta para o passado:

O clássico carioca da 5ª rodada do BR-2010 foi entre Botafogo e Vasco, no dia 30 de maio, no Engenhão. O resultado foi um empate em 1 a 1. Ernani, aos 27’ do primeiro tempo, abriu o placar para o Gigante da Colina. Herrera, de pênalti, empatou para o Botafogo, também na primeira etapa, aos 34 minutos.

Outro empate pela contagem mínima aconteceu no confronto entre Flamengo e Grêmio, realizado no Maracanã, no dia 29 de maio. Petkovic, pelo Fla, e Rodrigo, pelo Tricolor Gaúcho, anotaram os tentos daquela partida.

De volta ao dia 30, o Fluminense foi até Mineirão e venceu, de virada, o Atlético Mineiro por 3 a 1. Muriqui, logo aos 2 minutos, balançou as redes para o Galo, que terminou o primeiro tempo vencendo. Na segunda etapa, Gum, Alan e Fred deram a vitória ao Tricolor Carioca.

5ª rodada BR-2010: Fluminense (3º), Botafogo (5º), Flamengo (12º) e Vasco (16º) 

Nenhum comentário: