segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Superstição, ressaca e liderança


Primeiro com a perna direita, depois com a esquerda: Loco Abreu marcou dois gols na goleada de 4 a 0 sobre o Vasco
 O destino prega suas peças em todos os lugares. O mais novo alvo das traquinagens desse malandro foi o clássico disputado entre Botafogo e Vasco, no Engenhão, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Glorioso estreava camisa diante do Cruz-maltino. Na última vez que isso aconteceu, em 2010, o Vasco não perdoou e venceu por 6 a 0, mas desta vez foi diferente. Comandados por Abreu, Renato e (principalmente) Cortês, o Botafogo fez sua melhor exibição no campeonato e sapecou 4 gols no atual campeão da Copa do Brasil. Antônio Carlos, e Abreu – com dois gols – balançaram as redes na primeira etapa. Herrera transformou a boa vitoria em goleada no segundo tempo, chutando para longe os defensores das superstições. Falando nisso, os botafoguenses estão reclamando muito das cadeiras vermelhas da Brahma, em um dos setores do estádio. Bola fora da cervejaria, mas o curioso é que o Botafogo já atuou de vermelho em Engenho de Dentro. No dia 7 de maio de 1933, contra o Engenho de Dentro, pelo Campeonato Carioca, o Botafogo – que só foi ter uniforme reserva nos anos 1970 -  jogou com camisas vermelhas e venceu por 5 a 1. O Vasco é o 4º, com 27 pontos. O Botafogo, com 25, é o 6º.
Na Arena do Jacaré, o baque pela “noite do capissaquê” pareceu tontear o Fluminense, que vinha de uma vitória que parecia encerrar o problema entre torcida, Fred e Rafael Moura. Mais uma vez sem contar com Fred, que ainda não sabe se fica ou sai, O Tricolor Carioca conseguiu levar três gols do lanterna do Campeonato Brasileiro. Rodriguinho, Alessandro e Marcos Rocha fizeram os tentos do América-MG. Rafael Moura, que marcou de pênalti na última rodada, ainda desperdiçou um penal. Com 21 pontos, o time comandado por Abel Braga é o 9º colocado.
Um dia antes, no Engenhão, o Flamengo fez um jogo duro contra o Coritiba, mas voltou a vencer. Quando tudo encaminhava o resultado para o empate sem gols, o atacante Jael – que entrara no lugar de Deivid – aproveitou o belíssimo cruzamento de Ronaldinho Gaúcho, que mostrou, mais uma vez, que está sendo o jogador mais decisivo do campeonato, e cabeceou para o fundo das redes. Cruel com o Coxa, que jogou bem e merecia mais sorte. Com o empate entre Corinthians e Atlético-PR, no domingo, o Rubro-Negro assumiu, com um jogo a mais do que os paulistas, a liderança do Brasileirão, com 33 pontos ganhos.
*De volta para o passado:
 O clássico carioca da 15ª rodada do BR-2010 foi entre Vasco e Fluminense, em São Januário, e terminou empatado em 2 a 2. Gum e Diguinho fizeram os gols do Flu, Eder Luis e Fágner fizeram os do Vasco. Com 33 pontos, o Tricolor Carioca terminou aquela rodada na liderança. O Vasco, com 21, era o 9º.
Logo atrás do Vasco, com 20 pontos, estava o Flamengo, que perdeu para o Atlético-PR na Arena da Baixada. O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro Manoel, aos 81’.
No Engenhão, Fábio Ferreira garantiu a vitória do Botafogo diante do Avaí. O Alvinegro terminou a rodada com 24 pontos, na 4ª posição.

Nenhum comentário: