segunda-feira, 15 de agosto de 2011

BR-2011: 16ª rodada


Bernardo comemora o gol de falta que deu a vitória para o Vasco.
Vasco e Palmeiras voltaram a se enfrentar em São Januário, no domingo, e o Gigante da Colina voltou a triunfar. O golaço feito por Bernardo, aos 80’, em falta cobrada com maestria, veio na hora em que o jogo mais tinha cara de empate. As duas equipes voltam a se enfrentar pela Copa Sul-Americana, mas desta vez o jogo será em São Paulo. Com a vitória, o Cruz-maltino chegou aos 30 pontos e ocupa a 4ª posição.

Logo atrás do Vasco está o Botafogo, que no sábado, contra o América-MG, mostrou poder de reação pra reverter um resultado que seria trágico. Com menos de 10 minutos de jogo, o Alvinegro perdia por 2 a 0, graças a dois apagões do sistema defensivo – mais precisamente, de Marcelo Mattos, que depois se recuperou. O golaço marcado por Elkeson deu ânimo a torcida, que só viu o time virar no segundo tempo. Antônio Carlos, de cabeça, igualou o marcador e depois Alex, que entrara no lugar de Herrera, fez dois e quase fez o terceiro. Final de jogo: 4 a 2. Vitória importantíssima, que mostrou boa dose de equilíbrio emocional do elenco alvinegro. O Botafogo é o 5º, com 28 pontos.

No Estádio Olímpico, o Fluminense começou bem contra o Grêmio. Fred, de volta aos gramados após a história dos caipissaquês, abriu o placar para o Tricolor Carioca. No entanto, Marquinhos – ex-Avai – marcou duas vezes para o Tricolor Gaúcho e garantiu a vitória do time comandado por Celso Roth. Abel Braga segue em busca de um equilíbrio para seu time, que terminou esta 16ª rodada em 9º, com 21 pontos.

Cerca de 460 km ao norte, o Flamengo enfrentou o Figueirense no Orlando Scarpelli. A partida estava complicada, mas Deivid conseguiu abrir dois gols de vantagem para os rubro-negros. A vitória parecia estar garantida. Parecia. O time da casa, com gols de Somália (atacante com passagens por Fluminense e Duque de Caxias) e Édson José, mostrou força para empatar o cotejo. Empate com sabor de derrota. Ainda mais por que a vitória recolocaria o time da Gávea na ponta da tabela. Mas o resultado não foi ruim. Empatar fora de casa com uma equipe que vêm roubando pontos de outros grandes é normal, e o Fla segue invicto na 2ª posição, com 34 pontos.

*De volta para o passado:

Pela 16ª rodada do BR-2010, o Fluminense sapecou 3 a 0 no Goiás em pleno Serra Dourada. O Tricolor Carioca, que manteve a liderança ao final da rodada, contou com os gols de Washington, Emerson e Marquinho para chegar ao 36º ponto.

No Engenhão, Jóbson fez o único gol da partida entre Botafogo e Ceará. O Botafogo terminou a rodada na 4ª posição, com 27 pontos. Flamengo, que enfrentou o Atlético-MG no Maracanã, e Vasco, que pegou o São Paulo no Morumbi, ficaram no zero a zero. Com 22 pontos, o Vasco era o 9º. Logo atrás, com um ponto a menos, estava o Fla.

Nenhum comentário: