terça-feira, 30 de agosto de 2011

E lá vem o 2º turno...

Graças aos gols de Jonas, o Grêmio teve o melhor aproveitamento do 2º turno do último Brasileirão
O primeiro turno do Campeonato Brasileiro chegou ao fim no último domingo. O “título simbólico” da primeira metade do certame ficou com o Corinthians, que fez 37 pontos. Brigando pela quarta vaga na Libertadores está o Botafogo, em 5º, com 34 pts. Na parte de baixo da tabela, com 18 pts, o Atlético Paranaense abre a zona de rebaixamento. Como o 2º turno começa nesta quarta-feira, fiz, a título de curiosidade, alguns cálculos sobre o aproveitamento dos times na metade final da última edição do Campeonato Brasileiro; considerando o campeão, o dono da quarta vaga para a Libertadores e o primeiro time na zona de rebaixamento.

Final do 1º turno do BR-2010:
1º - Fluminense: 38 pontos - 11 vitórias, 5 empates, 3 derrotas.

4º - Internacional (na frente de Botafogo e Cruzeiro graças ao nº de vitórias): 31 pontos - 9 vitórias, 4 empates, 6 derrotas.

15º - Vitória: 22 pontos - 5 vitórias, 7 empates, 7 derrotas.

16º - Grêmio: 20 pontos - 4 vitórias, 8 empates, 7 derrotas.

17º - Atlético-MG: 17 pontos - 5 vitórias, 2 empates, 12 derrotas.

Final do BR-2010(e aproveitamento no 2º turno):

O Fluminense, campeão brasileiro com 71 pts, somou 33 no 2º turno; venceu  mais 9 partidas, empatou 6 e perdeu outras 4. Um aproveitamento de 57,8% na metade final do certame.

Pensando muito mais no Mundial de Clubes, o Inter caiu de produção e somou 21 pts; venceu outras 7, empatou e perdeu outras 6. Aproveitamento no 2º turno: 36,8%

Cruzeiro e Botafogo, que tinham os mesmos 31 pontos no final do primeiro turno, tomaram rumos diferentes; os celestes cresceram e foram vice-campeões. Os botafoguenses caíram de produção e perderam, na última rodada, a vaga na Libertadores para o Grêmio, que teve uma arrancada fantástica no 2º turno.

Cruzeiro: 38 pts, 12 vitórias, 2 empates, 5 derrotas. Aproveitamento de 66,6%

Grêmio: 43 pts, 13 vitórias, 4 empates,  2 derrotas. Aproveitamento de 82%

Botafogo: 28 pts, 6 vitórias, 10 empates, 3 derrotas. Aproveitamento de 49,1%


O Galo mineiro conseguiu escapar do rebaixamento graças a uma boa campanha de recuperação após a entrada de Dorival Júnior. Foram 28 pts conquistados, 8 vitórias, 4 empates e 7 derrotas. Um aproveitamento de 49,1%. O primeiro na lista dos rebaixados foi o Vitória, com 42 pts. O Rubro Negro baiano somou, mais 20 pts em 4 vitórias e 8 empates. Foram mais 7 derrotas. Aproveitamento fraco de 35%.

Um comentário:

Rodrigo Pereira disse...

Será complicado os times manterem o ritmo igual no segundo turno. Avaí já aprontou contra o Flamengo agora no início do segundo turno, Figueirense e Ceará já tiraram pontos também de muitos dos times do topo no primeiro, será interessante esse turno final. Não tem time bobo no brasileiro, tirando o Atlético Mineiro hehehe. E seu Botafogo parece que vai engrenar heim, se não conseguir pelo menos uma libertadores (ainda mais com o Vasco liberando mais uma vaga) será decepcionante. Só espero que Flamengo, Botafogo e Vasco consigam conciliar Sul-Americana e Campeonato Brasileiro, estou muito preocupado com isso...