quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

De goleiro vencedor a empresário de jogadores, Gilmar Rinaldi completa 52 anos


Gilmar Rinaldi nasceu em Erechim, no dia 13 de janeiro de 1959, e foi um dos goleiros mais regulares e vitoriosos do Brasil. Revelado pelo Internacional de Porto Alegre, no início da década de 1980, fez parte do elenco tetra-campeão gaúcho de 81 a 84.

Em 1985 transferiu-se para o São Paulo onde, no mesmo ano, seria campeão paulista em final contra a Portuguesa. A conquista do Campeonato Brasileiro viria logo depois, em 1986, após uma partida eletrizante contra o Guarani. Como o jogo terminou em 3 a 3, o título foi decidido na disputa de pênaltis. Gilmar defendeu a primeira cobrança do Bugre, feita por Marco Antônio, e teve papel importante na segunda conquista nacional do tricolor paulista. Pelo São Paulo ainda venceu outros dois paulistões em 1987 e 1989, contra Corinthians e São José, respectivamente.

Em 1991, após uma temporada na qual passou mais tempo no banco de reservas, o bigodudo deixou o São Paulo para desfilar sua elegância no Rio de Janeiro, mais precisamente na Gávea. Pelo Flamengo, aos 32 anos de idade, retomou o posto de titular em uma grande equipe e, de cara, conquistou o título carioca daquele ano, decidido contra o Fluminense.

No ano seguinte, em uma campanha de início irregular e término, até certo ponto, surpreendente, conquistou seu segundo título brasileiro, na final disputada contra o Botafogo. Apesar de tantas glórias em campo, o maior título de sua carreira veio quando era o terceiro goleiro da seleção canarinho, na Copa do Mundo de 1994. Mesmo ser ter atuado em nenhuma partida, fez parte do grupo que venceu a Itália e conquistou o tetracampeonato mundial.

Após a Copa dos Estados Unidos, já veterano (estava com 35 anos), se transferiu para o futebol japonês onde defendeu, até 1999, a meta o Cerezo Osaka, único clube pelo qual não foi campeão.
Depois de ter “pendurado as luvas” voltou ao Brasil como superintendente de futebol do Flamengo, cargo que exerceu durante dois anos. Hoje é empresário de diversos jogadores, sendo o mais famoso deles o atacante Adriano, que, ultimamente, têm obrigado Gilmar a fazer outros tipos de defesas. Desta vez, a favor de seu polêmico cliente.

Nenhum comentário: