domingo, 2 de janeiro de 2011

Andrada, o goleiro do milésimo


No dia 2 de janeiro de 1939 nasceu, em Rosário, Argentina, um dos maiores goleiros da história do Vasco da Gama: Edgardo Andrada. Revelado no Rosário Central, o arqueiro jogou no clube argentino durante 10 anos quando, em 1969, teve o passe comprado pelo Vasco, clube que defenderia por seis temporadas.

O primeiro ano de Andrada no cruzmaltino entrou para a história não pelas glórias, e sim pela partida realizada no dia 19 de novembro, válida pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Neste dia, às 23h11, Pelé fez, de pênalti, seu milésimo gol. O defensor da meta vascaína, era o argentino.

No ano seguinte veio a primeira das glórias, a Conquista do Campeonato Carioca. Quatro anos depois, o principal feito do argentino pelo Gigante da Colina: o Brasileirão de 1974. Na final do certame, contra o Cruzeiro, nem o gol de Nelinho foi suficiente para tirar do Vasco o título, conquistado com uma vitória por 2 a 1. A temporada posterior não foi boa para o Vasco, nem para Andrada, que decepcionou no Brasileirão e na Libertadores da América.

Em 1976 se transferiu para o Vitória, onde ficou somente um ano, depois voltou à sua terra natal para como jogador do Colón. Curiosamente, o time usava uma camisa muito parecida com a do Newels Old Boys, maior rival do primeiro clube de Andrada. Pelos Sabaleros, sua última equipe como jogador profissional, Andrada ficou durante cinco anos. Pendurou as luvas em 1982.

Nenhum comentário: