domingo, 9 de janeiro de 2011

Calcio: Napoli vence a Juventus com três gols de Cavani


Napoli e Juventus se enfrentaram pela 19ª rodada do Campeonato Italiano. Os dois clubes protagonizaram jogos históricos, principalmente na década de 1980, quando o duelo marcava o encontro dos craques Michel Platini, da Juve, e Diego Maradona, do Napoli.

A partida de hoje, realizada no estádio San Paolo, em Nápoles, começou muito movimentada. A Juventus, que contava com a estréia de Luca Toni, foi melhor nos minutos iniciais. Aos 14’, o ítalo-brasileiro Amauri sentiu, no corpo, que vontade era o que não faltava ao Napoli. Com um sangramento no nariz, o camisa 11 da Juve teve que ficar alguns minutos do lado de fora. Quando retornou ao gramado, o time da casa já começava a dar sufoco para a zaga bianconera.

O primeiro gol saiu aos 19 minutos. Cavani avançou completamente desmarcado na área da Vecchia Signora e, com todo o tempo do mundo, cabeceou para o fundo das redes de Storari. Na jogada seguinte o goleiro ainda teve que evitar o segundo, em chute forte de Lavezzi. Em busca do empate, a Juventus quase diminuiu com Amauri, mas De Sanctis fez uma belíssima defesa e colocou a bola para escanteio. Após a cobrança, o juiz invalidou o gol marcado por Luca Toni que, ao subir para a cabeçada, fez falta no goleiro napolitano.

A peleja seguia muito disputada, mas o Napoli era melhor e ampliou a vantagem aos 25’. Depois de receber cruzamento preciso de Dossena, Cavani testou a bola, novamente, para o fundo das redes. Os Partenopei ainda obrigaram o goleiro da Juve a fazer mais defesas antes do final do primeiro tempo.

Na volta para a segunda etapa, o time de Luigi Del Neri esboçou uma reação, e De Sanctis teve de mostrar seu valor. A entrada de Del Piero no lugar de Amauri, aos 51 minutos, era a esperança de uma reação juventina. No entanto, foi o Napoli quem acabou marcando, novamente com Cavani. O uruguaio aproveitou a bela jogada de Lavezzi e fez a sua tripleta, se igualando a Di Natali, da Udinese, na artilharia do campeonato.

Com o resultado os Azzurri seguem na vice-liderança, com 36 pontos, quatro a menos que o Milan, que em uma partida emocionante empatou em 4 a 4 com a Udinese, em Milão. A Juventus, que nos últimos dois jogos levou sete gols, está na 6ª colocação.

*De volta para o passado:

No dia 25 de março de 1990, as duas equipes se enfrentaram no estádio San Paolo pela 30ª rodada do Campeonato Italiano. O primeiro gol foi anotado por Diego Maradona, que girou na pequena área e, sempre com a canhota, bateu para o gol. O Pibe marcaria o segundo dos napolitanos, desta vez em cobrança de falta. Aos 61’, De Agostini diminuiu para a Juve, mas, três minutos depois, Francini garantiu a vitória do Napoli, que naquela temporada de 1989/1990 ficaria com o Scudetto.

Nenhum comentário: