sexta-feira, 20 de junho de 2014

O caminho da Alemanha até o título mundial

Durante a Copa do Mundo de 2014, escrevi desde o início sobre todos os jogos das equipes do Grupo G (Alemanha, Portugal, EUA e Gana). Portugal não foi tão bem, com Cristiano Ronaldo em péssimo estado físico; Gana tropeçou em problemas internos, mas Asamoah Gyan bateu recordes; Os Estados Unidos conseguiram o incrível feito de fazer seu povo amar o 'soccer'.

E a Alemanha? Bom, muito já foi dito e assim continuará ao longo dos anos. O título alemão coroou um excelente trabalho, um excelente futebol jogador por grandes craques. Abaixo, você pode encontrar links para cada um dos textos escritos na coluna para a Goal Brasil. Também disponibilizo, abaixo, podcasts gravados com amigos da Goal durante o torneio e outras matérias que escrevi no período. Relembrar um Mundial tão espetacular quanto foi o realizado no Brasil vale a pena. É só clicar!

Colunas de opinião escritas para a Goal Brasil

- 1ª rodada do Grupo G: Vitórias para alemão nenhum botar defeito
- 2ª rodada do Grupo G: Dois jogos, dois empates... 2 a 2! (Klose iguala Ronaldo; Gyan, Roger Milla)
- 3ª rodada do Grupo G: Alemanha e EUA 'jogam pra valer' e 'bruxo' não ajuda os ganeses
- Oitavas de final - Épico, Alemanha e Argélia criam heróis e Löw ganha uma nova chance
- Oitavas de final - Bélgica x EUA (escrevi sobre os estadunidenses na coluna de Lívia Muniz)
- Quartas - Alemanha vence a França e bate recorde nas Copas do Mundo
- Semifinal, o eterno 7 a 1 - Frieza, respeito e recordes em goleada histórica
- Alemanha campeã: o triunfo do time mais brasileiro da Copa do Mundo

Podcasts "De Cara pra Goal"

Edição 1: o pré-Copa, com direito a comentários sobre a 'gloriosa' Andressa Urach
Edição 2: a primeira rodada ; Edição 3: projetando as oitavas de final ; Edição 4 ;
Edição 5: análise das semifinais ; Edição 6: o vexame do Brasil e previsão da final

Matérias especiais

Espanha: vocação para perder jogos importantes no Maracanã
França x Alemanha: saem as armas, entram as chuteiras
A Seleção sem Neymar: como fica, em campo, o Brasil nesta Copa do Mundo? (Análise tática)
Substituto de Pelé em 1962, Amarildo não vê opção à altura para Neymar
Os vexames da Copa: de 'Fúria Dengosa' a 'Leões Banguelas' e Dona Lúcia
A Copa dos recordes: confira as novas marcas históricas estabelecidas no Mundial de 2014

terça-feira, 10 de junho de 2014

A Caminho da Copa: os carrascos do Brasil

O Brasil é o país mais vitorioso do futebol. As cinco estrelas bordadas no uniforme da Seleção impõem respeito, e apesar de eventuais problemas os brasileiros sempre são apontados entre os favoritos na Copa do Mundo. No entanto, apesar de inúmeras vitórias e lances de felicidade, a história do selecionado nacional também conta com derrotas marcantes nos Mundiais.

Segundo um ditado popular, “quem apanha nunca esquece”. E apesar de todas as glórias conquistadas, quando se aproxima a Copa lembramos de derrotas históricas quase na mesma medida em que celebramos os triunfos de outrora. Um sentimento bom ao lembrarmos de Pelé, Garrincha, Romário, Rivaldo e Ronaldo é rebatido por um de respeito e até certo temor quando alguns nomes que tiraram o Brasil de Mundiais vêm à mente. Neste especial falei sobre os principais carrascos da Seleção no maior de todos os torneios do futebol.

Para ler a matéria toda é só clicar aqui!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

A Caminho da Copa: brasileiros que defenderam outras seleções

Diego Costa, Pepe, Thiago Motta, Eduardo da Silva e Sammir. Em comum entre entes cinco jogadores, o fato de serem brasileiros. Outra ligação: disputarão a Copa do Mundo, mas não com a camisa da Seleção. Engana-se quem acha que atletas nascidos em um país defendendo outra pátria no maior torneio do futebol seja novidade. A história das Copas nos mostra exemplos desde as primeiras edições da competição.

O Brasil, por exemplo, já teve (e tem) jogadores defendendo seleções dos mais variados cantos do planeta. Em Copas a história também é antiga, mas é inegável que a partir da década de 1990 e da globalização tal prática ficou ainda mais comum. Atualmente chega a ser normal ver um país sendo representado em campo por uma pessoa que não tenha nascido lá e que sequer tenha descendentes no lugar. Neste especial Goal a Caminho da Copa vamos listei os brasileiros que defenderam outros países em Mundiais.

Clique aqui para conferir a matéria!

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Segurança na Copa: Rio se diz pronto para conter violência urbana e atos de manifestantes

O Rio de Janeiro é a capital que mais chama a atenção da Fifa, já que sediará a final da Copa do Mundo e por ser o local que hospeda o Centro de Imprensa do evento, por onde passarão cerca de 13 mil profissionais durante os meses de junho e julho.

Mesmo com tanta responsabilidade, o Governo do Estado garante estar pronto para o Mundial. Segundo o Subsecretário de Grandes Eventos da Secretaria de Estado de Segurança, o delegado federal Roberto Alzir, diversos órgãos estão envolvidos no planejamento e cada um deles sabe exatamente o que deverá ser feito para combater as ameaças e cumprir o plano operacional.

Para conferir, na íntegra, a matéria escrita em parceria com Rodrigo Calvoso, é só clicar aqui!