segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Taça GB: Semifinais do primeiro turno já estão definidas


O primeiro turno do Campeonato Carioca chega ao seu momento de definição, as semifinais da Taça Guanabara já estão definidas. No próximo sábado (19), o Fluminense enfrentará o Boavista no Engenhão. No dia seguinte (20), no mesmo estádio, Botafogo e Flamengo fazem o clássico que definirá o outro finalista da Taça GB. Veja abaixo como foram os jogos de ontem:

FLUMINENSE:

Em Volta Redonda, o Fluminense contou com a fase iluminada de Rafael Moura para vencer o Madureira e se garantir na primeira posição do Grupo B. O time, que entrou em campo com cinco mudanças em relação ao que vinha jogando, entre elas a barracão de André Luís e Diego Cavalieri, sofreu com a falta de entrosamento. As principais jogadas de perigo utilizadas pelo Flu eram as bolas aéreas, aproveitando as presenças de Fred e Rafael Moura na área.

A presença de dois atacantes mais “presos” não é nenhuma novidade para Muricy Ramalho, que, em sua época de São Paulo utilizou muito bem o artifício. Em campo, o forte calor inibiu a velocidade da peleja, que, em ritmo cadenciado, não dava fortes emoções ao torcedor. As primeiras chances do tricolor vieram no final do primeiro tempo, nos pés de Conca e Digão.

Na segunda etapa os times voltaram mais ligados, e, apesar das chances de bola parada do Madureira, o Flu era superior. O goleiro Kléber, com grandes defesas, parou por diversas vezes as investidas do Fluminense, mas o gol era uma questão de tempo. Após muito tentar, aos 28 minutos, o tento finalmente saiu. Aproveitando o cruzamento de Conca, Rafael Moura cabeceou para o gol e marcou seu 5º gol em três jogos, desde seu retorno às Laranjeiras, garantindo a vitória do Flu. Placar final: 1 a 0. No próximo sábado o atual campeão brasileiro enfrentará o Boavista, no Engenhão, pela semifinal da Taça GB.

BOTAFOGO:

O Botafogo recebeu o Macaé no Engenhão. O time precisava apenas de uma vitória para traçar um caminho mais fácil até a final da Taça Guanabara. Porém, a péssima atuação do alvinegro, que ficou apenas no empate, atrapalhou os planos do técnico Joel Santana.

A partida foi muito fraca tecnicamente. O Botafogo começou melhor, mas caiu de produção durante o primeiro tempo, sendo facilmente vencido pela marcação do time alvianil. O castigo veio aos 38 minutos, quando, após jogada do veterano Luís Mário, Robson marcou para o time macaense. Atrás no placar, o nervosismo tomou conta dos jogadores alvinegros, que saíram vaiados pela torcida ao fim dos primeiros 45 minutos.

Quando a segunda etapa começou, Renato Cajá tranquilizou a torcida com mais um belo gol de falta, aos 3’. O camisa 10 do Botafogo vive uma grande fase, mas sozinho não faz milagres. Após o tento de empate, o Glorioso chegou diversas vezes na intermediária do adversário, mas não conseguiu concluir as jogadas com competência. No final das contas, o empate, somado à vitória do Fluminense sobre o Madureira, deixou o time de General Severiano na segunda posição do Grupo B, e selou mais um duelo contra o Flamengo, desta vez na semifinal da Taça GB, como no ano passado.

FLAMENGO:

O Fla foi até Macaé enfrentar o Resende, e, graças a um gol solitário de Deivid, manteve o 100% de aproveitamento no campeonato. O jogo não foi fácil, e a atuação do time de Vanderlei Luxemburgo foi aquém do esperado. Felipe teve de aparecer e fazer algumas boas intervenções, mas o Resende não dava pinta que iria ganhar.

Aproveitando o excelente início de temporada de Léo Moura, a equipe insistia nas jogadas pelo lado direito. Ironicamente, no lance do gol, Léo estava no meio campo quando lançou Fierro na direita. O chileno cruzou para a área e Deivid, aos 31’ do segundo tempo, desviou para o fundo das redes, garantindo mais uma vitória flamenguista no certame.

VASCO:

O Vasco não disputava uma vaga para as semifinais da Taça Guanabara. Jogava em nome da dignidade, e, desta maneira, goleou o América por impiedosos 9 a 0. A surra imposta ao Mequinha, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, foi a maior da história do confronto, superando a vitória vascaína por 8 a 2 no Campeonato Carioca de 1949.

O primeiro gol saiu logo aos 4 minutos, com Fágner. O lateral partiu com a bola de seu campo de defesa, mostrando desde cedo o tamanho da ineficácia da marcação rubra, tocou para Éder Luis, e apareceu na área para estufar as redes. Felipe, em chute de fora da área, desviado pela zaga americana, aumentou a vantagem aos 18’.

O Gigante da Colina seguiu pressionando o adversário. Aos 23’, Ramón bateu falta e contou com a falha do goleiro Mota para marcar o terceiro. O quarto veio dois minutos depois, em cabeçada de Marcel, após escanteio. O último tento da primeira etapa saiu dos pés de Enrico - que entrou no lugar de Felipe, machucado-, aos 37’. O jogador aproveitou os buracos deixados pela zaga do América e, cara a cara com o goleiro, não desperdiçou.

O segundo tempo começou e o massacre não teve fim. A rede balançou pela sexta vez aos 5’, em chute forte de Caíque. Ramón marcou outro e Jéferson também deixou sua marca. O gol derradeiro veio aos 44 minutos, novamente com Enrico. Para o torcedor vascaíno fica a esperança de um segundo turno muito melhor. Os torcedores americanos terão, novamente, de torcer contra o rebaixamento.

*De volta para o passado:

Pela 7ª rodada da Taça GB 2010, ao contrário deste ano, todos os grandes se classificaram para a fase semifinal. Todos os jogos foram realizados no dia 7 de fevereiro.

O Flamengo enfrentou o Boavista, em Volta Redonda, e venceu por 2 a 1. Os gols foram marcados por Bruno Mezenga e Kléberson. Édson marcou para o Boavista. A vitória garantiu o Fla na primeira posição do Grupo A. O oponente da semifinal foi o Botafogo, que ficou com a segunda posição do Grupo B.

No Engenhão, o Botafogo enfrentou o Resende e, em um jogo de muitos gols, venceu por 5 a 2. O uruguaio Loco Abreu anotou três tentos. Os outros dois foram de Marcelo Cordeiro e Wellington Júnior. Pelo Resende, Elias marcou dois gols, um no início e um no final do cotejo.

Líder do Grupo B, o Vasco terminou sua participação na fase de grupos do primeiro turno com um empate de 2 a 2 com o Madureira, em São Januário. Alex Oliveira abriu o placar para o tricolor suburbano, mas logo depois o Nílton empatou para os cruzmaltinos. O Madureira virou o jogo com Arthur Sanches, mas Thiago Martinelli igualou as coisas para o Gigante da Colina, que enfrentaria o Fluminense na semifinal.

Jogando no Engenhão, o Fluminense não passou de um empate sem gols com o Olaria.

Nenhum comentário: