quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Há 25 anos, Zico marcava três gols em um Fla-Flu


Há exatos 25 anos, Zico fazia uma de suas maiores atuações com a camisa do Flamengo em um Fla-Flu. O ano era 1986, e o Fla enfrentava o Fluminense já na primeira rodada do Campeonato Carioca. A partida, com um público de mais 80 mil pagantes, era também um teste para Zico, que, um ano antes sofrera entrada criminosa de Márcio Nunes e voltava de uma grave contusão.

O Galinho entrou em campo sendo saudado ironicamente pela torcida tricolor, que o chamava de “bichado”. A resposta veio em campo. Aos 10 minutos, Adílio alçou bola na área. Zico apareceu de surpresa, subiu mais do que os zagueiros do Flu, e anotou o seu primeiro gol no jogo.

O grito de provocação oriundo da parte tricolor das arquibancadas ficou mais quieto. Porém, aos 43 minutos, voltou a ganhar força após o gol de empate feito por Leomir, de pênalti. Ainda no primeiro tempo, Zico acertou o travessão do goleiro Paulo Vítor em cobrança de falta. Na etapa final o endereço da redonda seria outro.

Aos 27 minutos do segundo tempo, mais uma falta a favor do Flamengo. Zico ajeitou a bola com carinho e bateu, com efeito, no contrapé de Paulo Vítor, virando o jogo para o time da Gávea. Logo depois, após bela troca de passes do time que ainda contava com Sócrates no meio-campo, o então jovem atacante Bebeto, que havia perdido várias oportunidades, recebeu a bola pela direita e chutou forte para o fundo das redes, garantindo praticamente a vitória.

O êxito, porém, não estava completo. Cinco minutos depois, como se fosse uma Blitzkrieg, o Flamengo chegou ao quarto gol em cobrança de pênalti de Zico. Foi o terceiro tento do Galinho no cotejo, mostrando que, mesmo com um joelho que não se encontrava nas condições ideais, ele ainda fazia (muita) diferença quando entrava em campo.

Nenhum comentário: