sábado, 11 de dezembro de 2010

Premier League: Uma rodada de grandes jogos



A 17ª rodada da Premier League, está repleta de jogos importantes. Na próxima segunda-feira, dia 13, Manchester United e Arsenal se enfrentam no Old Trafford. É o duelo do vice-líder contra o líder, e você vai ficar sabendo aqui como foi o jogo. Hoje, já pudemos ver partidas que reúnem bastante tradição e muita história.


O embate entre Stoke City e Blackpool, no Britannia Stadium, reuniu os times do eterno craque inglês Stanley Matthews. O velho Mago do Drible foi o primeiro jogador britânico a receber o título de “Sir”. A partida foi vencida pelo Blackpool, por 1 a 0 (gol de DJ Campbell), clube onde Matthews conquistou seu maior troféu, a Copa da Inglaterra de 1953, no jogo que ficou conhecido como “Matthews Final”. Os Tangerines perdiam de 3 a 1 para o Bolton e , graças a uma atuação espetacular do atleta (na acepção da palavra, pois durante toda sua vida sempre se preocupou com alimentação e preparo físico),em 15 minutos, a partida virou para 4 a 3 e o título ficou com o Blackpool, com Matthews.

Outro jogo que agitou os fãs do futebol na terra da rainha foi entre Newcastle e Liverpool. Em 1996, no Anfield Road, os times protagonizaram uma das partidas mais espetaculares da história recente da Premier League. O Newcastle vivia dias melhores que os de hoje e, apesar de não ter conseguido títulos, brigou pelo topo da tabela na temporada em questão (1995-1996) e na seguinte (1996-1997). Os Magpies ficaram com o vice-campeonato nestes dois anos, atrás do Manchester United. A vitória do Liverpool, maior rival dos Red Devils, foi fundamental para sacramentar o vice-campeonato dos Toons.


No dia 30 de abril de 1996, foi o Liverpool quem marcou primeiro, com Fowler. O Newcastle chegou ao empate com Les Ferdinand, aproveitando jogada pela ponta-direita. Logo depois, Ginola aproveitou contra ataque e virou o jogo para os Magpies. Já no segundo tempo, Fowler voltou a marcar, e devolveu a igualdade à partida. O colombiano Asprilla (sim, ele mesmo!) fez o terceiro do Newcastle.


Porém, a equipe vermelha não carrega a frase “You´ll never walk alone” a toa, e a virada espetacular veio nos pés de Collymore que, ao anotar dois tentos, deu a vitória para o Liverpool. Na temporada seguinte, no dia 10 de março, o resultado voltou a aparecer em Anfield. O Liverpool estava na segunda colocação, cinco pontos na frente do Newcastle. Novamente, os Reds venceram por 4 a 3. Os gols foram marcados na seguinte ordem: McManaman (Liverpool), Berger (Liverpool), Fowler (Liverpool). Gillespie (Newcastle), Asprilla (Newcastle), Warren Barton (Newcastle) e Fowler (aos 90 minutos, Liverpool).

Na presente temporada, a partida realizada no St. James Park hoje (dia 11/12) apresentava equipes passando por momentos inversos. O Liverpool, crescendo na tabela após seu pior começo de campeonato dos últimos 50 anos. A questão financeira do clube era a principal razão da crise. Após indas e vindas judiciais o clube foi comprado pelo grupo norte-americano NESV (New England Sports Ventures), o mesmo que é dono do Boston Red Sox, tradicionalíssima equipe de baseball dos EUA.

O Newcastle vinha fazendo uma campanha digna, acima da expectativa para alguns, após um ano na segunda divisão. Mas não foi o bastante. Mike Ashley, contestadíssimo dono do alvinegro britânico, demitiu o técnico Chris Hughton. A demissão causou a ira dos torcedores, que há tempos clamam pela saída do “owner” do clube. Para o lugar do treinador, veio Alan Pardew. Sua partida de estréia foi hoje, contra o Liverpool, e para sua sorte, os Magpies venceram por 3 a 1, resultado que os colocam na frente dos Reds na tabela, no oitavo lugar.




O jogo foi muito equilibrado, e o fator Andy Carroll foi primordial para a vitória dos Toons. O atacante do English Team deu dois passes para gol (o primeiro de Nolan, o segundo de Barton) e, no final do jogo, acertou um petardo nas redes de Pepe Reina. O gol dos Reds foi de Kuyt, após falha de Sol Campbell. Após a peleja, Joey Barton, autor do segundo gol, dedicou a vitória ao antigo treinador, Chris Hughton.

Nenhum comentário: