Os ingleses são tão fanáticos por futebol, que nem na época das festas de fim de ano eles deixam de ver seus times em campo. A rodada do “Boxing Day” já é uma tradição na Terra da Rainha. A partida de abertura foi entre Fulham e West Ham. Os Hammers, últimos colocados, venceram os donos da casa por 3 a 1.
As equipes de Manchester enfrentaram as do norte. O City pegou o Newcastle ( 3 a 1 para os Citizens), o Manchester United, o Sunderland. No Old Trafford os Red Devils foram avassaladores no primeiro tempo. Logo aos 4 minutos, Giggs puxou contra ataque e tocou para Rooney, que cruzou para a área. Berbatov aproveitou para testar contra as redes de Gordon, 1 a 0.
Aos 9’, após bela troca de passes, Rooney quase marcou um golaço de cobertura. Logo depois, o brasileiro Anderson (o melhor do primeiro tempo) deixou, com um passe primoroso, Berbatov de cara para o gol. O búlgaro acertou a trave. Cinco minutos depois foi a vez do próprio Anderson acertar a trave dos Black Cats. A posse de bola do United chegava a 70%, mas depois de tantas chances o jogo esfriou. O placar magro não refletiu o tamanho da superioridade vermelha na primeira etapa.
O Sunderland voltou um pouco melhor para o restante da partida. A primeira jogada de perigo do segundo tempo foi também o primeiro chute à gol, da equipe do norte, contra a meta de Van der Sar. O jogo era fisicamente mais disputado. Aos 12’, Berbatov, de trivela, fez o seu segundo tento no jogo. O camisa 9 aproveitou o passe de Anderson que, no maior estilo Ronaldinho Gaúcho, olhou para um lado e tocou para o outro.
O brasileiro, que teve excelente atuação, foi substituído aos 18’ junto com Giggs para a entrada de Gibson e Macheda. A alteração feita por Ferguson teve como objetivo preservar os atletas, que enfrentarão uma longa maratona de jogos. À exemplo do ocorrido nos primeiros 45 minutos, o Manchester United só precisou administrar a partida e esperar o tempo passar. Com o final da peleja os Red Devils continuaram na ponta da tabela.
*De volta para o passado:
No dia 26 de dezembro de 1982, Manchester United e Sunderland se enfrentaram pela Division One, a antecessora da Premier League. Nesta temporada, os Red Devils contavam com jogadores como o atacante Mark Hughes, o goleiro Gary Bailey, e com o meia Steve Coppel.Os Black Cats tinham o escocês Ally McCoist no ataque. Jimmy Nichol e Barry Venison eram os defensores. A partida terminou em um empate sem gols.
Neste ano (1982/1983), o United ficou em terceiro lugar, atrás de Watford e do campeão, Liverpool. O Sunderland terminou na 16ª colocação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário