Não vou falar aqui sobre um jogo de primeira divisão. Caso queira saber como foram os jogos de hoje, pela Premier League, acesse o site http://premierleaguebrasil.com.br/ e veja. A resenha da partida entre Arsenal e Wigan foi feita por este que vos escreve.
Hoje, pela Championship, segunda divisão do Campeonato Inglês , Nottingham Forest e Derby County se enfrentaram no City Ground, campo do Nottm. As duas equipes tinham o mesmo número de pontos (30) e se encontravam na 11ª e 12ª posição, respectivamente.
A rivalidade entre os times teve como embrião o título da Copa da Inglaterra de 1898, vencido pelo Forest. Porém o grande catalisador da disputa entre as duas equipes foi um homem chamado Brian Howard Clough. Clough chegou ao Pride Park em 1967 para treinar o Derby, que estava na segunda divisão. Sempre contando com a ajuda de seu fiel escudeiro, o assistente Peter Taylor, conseguiu levar os Rams para a elite do futebol inglês na temporada seguinte. Não satisfeito, ainda foi campeão da primeira divisão em 1972.
No ano seguinte foi semifinalista da Copa dos Campeões da Europa, perdendo a vaga na final para a Juventus. Clough ainda deixaria seu nome marcado na história deste troféu. Depois deste episódio, brigou com a direção do clube e foi demitido. A vida no Pride Park nunca mais seria a mesma. Para piorar, brigou também com seu assistente, Peter Taylor, e ambos seguiram caminhos opostos.
Durante um período de 44 dias, o treinador viveu o inferno na terra ao dirigir o Leeds United. Esta história está registrada no excelente filme “The Damned United” (Maldito Futebol Clube, em português). Após a experiência, Clough se entendeu com Taylor e os dois voltaram a trabalhar juntos. Em 1975 a dupla seguiu os passos de Robin Hood e foi se aventurar em Nottingham. Novamente pegaram um clube na segunda divisão. Conquistaram o acesso no campeonato de 76/77 e na temporada seguinte não fizeram cerimônia: foram campeões da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa.
Campeão nacional, o Forest jogou a Copa dos Campeões e fez história. Levantou o título mais importante do continente ao derrotar o Malmo, da Suécia, por 1 a 0. No ano seguinte repetiu o feito, vencendo, desta vez, os alemães do Hamburgo. Brian Clough foi técnico do Nottm até 1992. Assim como aconteceu com o Derby, o clube nunca mais foi o mesmo após a saída do comandante, e na mesma temporada acabou sendo rebaixado. Clough ainda voltou em 1999, mas, desta vez, sem sucesso.
Agora a disputa entre Nottm e Derby é por Brian Clough, que morreu em 2004. Desde 2007, em qualquer encontro entre as equipes (seja em campeonato, liga ou amistoso), é disputado o Troféu Brian Clough. O último a vencer havia sido o Derby, no dia 30 de janeiro deste ano. O gol da magra vitória foi anotado por Rob Hulse, de cabeça, aos 33 do segundo tempo. Hoje a história seria diferente.
* O jogo de hoje:
Aos 8 minutos da segunda etapa, Earnshaw transformou a vitória em goleada: 4 a 1. Os Rams ainda diminuíram com Commons, mas, ao apagar das luzes, Earnshaw fez o quinto do Nottm que, com a vitória, volta a ter o Troféu Bryan Clough e pula para a 8ª colocação. O Derby continua na 12ª.
Nenhum comentário:
Postar um comentário