sábado, 12 de janeiro de 2013

United x Liverpool: uma rivalidade exposta em escudo



Não há discussão de que, atualmente, o clássico mais explosivo da Inglaterra é entre Man.United e City. Óbvio. Além de serem clubes da mesma cidade, são os times que vêm brigando pelos títulos disputados na Terra da Rainha. A escalada do City ao sucesso, após a chegada dos zilhões de petrodólares, coincidiu com uma das fases mais pobres do Liverpool, principal rival dos Diabos Vermelhos.

Sim, apesar de tudo, Liverpool x Manchester United ainda é o grande clássico inglês. Uma rivalidade que não está somente nos gramados: tem origens históricas e é “lembrada” nos escudos de Man.United e (acredite) até no do Man.City.

Com uma distância de apenas 51,5 km, Manchester e Liverpool foram dois pólos importantíssimos na época da revolução industrial – Manchester graças à indústria têxtil e Liverpool graças a seu porto – e disputavam a supremacia econômica do noroeste do país. A conclusão do canal de Manchester, no mesmo ano em que Heath e Reds se enfrentaram pela primeira vez, gerou alguns prejuízos e desempregos em Liverpool, o que alimentou ainda mais o ressentimento entre os lados. O navio desenhado nos símbolos dois principais times de Manchester representa este canal.

Em termos futebolísticos, a rivalidade cresceu a partir do final da década de 50 e início de 60, quando ambos começaram a disputar grandes títulos com maior regularidade. Ao longo dos anos, a rixa só aumentou. Em 1977, os vermelhos do noroeste decidiram a FA Cup. Apesar de ser o grande time inglês da época – tinha acabado de conquistar a Division One e decidiria a Copa dos Campeões da Europa dias depois – o Liverpool sucumbiu diante do United por 2 a 1. Em 1983 foi a vez dos Diabos Vermelhos, pelo mesmo placar, perderem uma decisão para os Reds: a final da Copa da Liga. Decisões e campeonatos disputados cabeça à cabeça alimentaram, aproveitando a antiga rivalidade entre as cidades, a vontade que um tinha de vencer do outro. Independente de quem pode ou não ganhar o título inglês, o clássico que será disputado neste domingo, no Old Trafford, é um campeonato em si.

Nenhum comentário: