Bom, quem foram os campeões estaduais dos grandes centros futebolísticos do Brasil quase todo mundo já sabe. Mas não foram somente Flamengo, Santos, Cruzeiro e Grêmio que foram os melhores de seus estados em 2011. Dentre outros dez campeonatos estaduais realizados Brasil afora (só para ficar em um número redondo) somente duas equipes conseguiram o bicampeonato* : o avassalador Coritiba e o Atlético Goianiense. Destaque também para o título do Santa Cruz, em Pernambuco, que impediu o hexa do Sport e deu uma alegria para a torcida Cobra-Coral, que, além de não comemorar nenhum título desde 2005, ainda viu o clube afundar até a 4ª divisão nos últimos anos.
Campeões Estaduais de 2011 e 2010:
Distrito Federal: Após o empate em 1 a 1 na primeira partida, Brasiliense e Gama empataram sem gols. O resultado deu o título ao Jacaré. No ano passado, um empate em 2 a 2 contra o Ceilândia fez do Brasiliense o vice-campeão; o primeiro jogo terminou com vitória por 3 a 1 do Ceilândia, campeão do Candangão 2010.
Goiás: O Atlético Goianiense empatou com o Goiás, mas foi campeão graças à campanha feita ao longo do certame. Em 2010 o Dragão conquistou o título derrotando o Santa Helena com um placar agregado de 7 a 1 (4 a 0 e 3 a 1).
Mato Grosso: O campeão mato-grossense é o Cuiabá, clube fundado por Gaúcho, ex-jogador de Flamengo e Palmeiras, que ainda em abril superou o Barra Esporte Clube e levantou, pela terceira vez, o título estadual. Em 2010 o campeão foi o União Rondonópolis, que superou o Operário na final.
Santa Catarina: A Chapecoense superou o Criciúma com duas vitórias pelo placar mínimo e é a nova campeã catarinense. No ano passado o Avaí superou o Joinville e ficou com a taça.
Ceará: A “carroça” que freou o Flamengo na Copa do Brasil ficou com o título cearense, o 40º da história do Vozão. Em 2010 o Fortaleza superou o Ceará nos pênaltis e foi o campeão.
Rio Grande do Norte: O ABC conquistou seu 52º título potiguar; é o clube que possui o maior número de estaduais em todo o Brasil. No ano passado o campeão foi o Corinthians-RN.
Pernambuco: Apesar da derrota por 1 a 0, o Santa Cruz ficou com o troféu pernambucano. Sem conseguir o hexa estadual (o Náutico permanece sendo o único clube a conseguir esta façanha) o Sport apelou para a violência, e pagou um mico ainda maior. Em 2010 o Sport venceu o Náutico e conquistou o pentacampeonato pernambucano.
Alagoas: O ASA superou o Coruripe e ficou com o título alagoano. O Murici Futebol Clube foi o campeão de 2010.
Bahia: O Bahia de Feira de Santana surpreendeu e conquistou o título em cima do Vitória. Em 2010 os rubro-negros superaram o Bahia e ficaram com o troféu.
* O bicampeonato paulista conquistado pelo Santos já recebeu o post e não entrou nesta conta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário