sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Os desafios do combate a homofobia no futebol

 Matéria pra lá de importante, escrita em parceria com o jornalista Tiago Domingos para a Goal Brasil. Através do futebol, podemos ver lados bons e ruins da sociedade. Nesta matéria especial, escrevemos sobre o desafio no combate a homofobia no futebol. Exemplos acontecidos no Brasil e no exterior e a opinião do jornalista Gerd Wenzel, que falou sobre como o tema é abordado na Alemanha. Vale a leitura. É só clicar aqui para conferir!

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Flamengo e Fluminense: salvação mútua para os problemas principais dos times?

O Fla-Flu foi tema de diversas crônicas, livros e filmes. Pela primeira vez trabalhando no ramo do jornalismo esportivo eu pude escrever uma coluna sobre o tradicional clássico. Longe do brilho e dos grandes craques do passado, o confronto precisa apenas das duas camisas para ser importante e nos seduzir.

No domingo (dia 21/09/2014) o clássico terminou em 1 a 1. Na terça-feira, dia 23, coloquei no ar minha opinião e observações. Aproximação de Cícero em relação a Fred; a criatividade e carência de meias rápidos no time de Cristóvão Borges. A falta de jogadores mais criativos no meio de campo do Flamengo, que conta com Everton como válvula de escape para apostar em lances de velocidade: poderia um clube ajudar o outro?

Para conferir, na íntegra, a coluna é só clicar aqui!

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Podemos afirmar quais times serão rebaixados no Brasileirão?

A luta pelo título brasileiro esquentou após a vitória do São Paulo sobre o Cruzeiro, no Morumbi. Do outro lado da tabela, uma luta feroz para fugir do rebaixamento. E em um campeonato tão equilibrado como o nosso, diversos são os candidatos à degola. O caminho ainda é bem longo, mas o histórico mostra que poucos conseguem se salvar do descenso se ali estiverem atolados no início do segundo turno.

Para conferir, na íntegra, a coluna publicada no dia 16/09/2014 na Goal é só clicar aqui!

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Especiais sobre o clássico madrilenho e análise sobre o Man.United

A rodada do futebol europeu foi pra lá de movimentada no último fim de semana. Na Espanha, o principal jogo foi o dérbi madrilenho entre Real e Atlético.

Antes do encontro entre os campeões dos torneios nacionais (e finalistas da última Champions League), escrevi uma análise sobre a partida. Para conferir é só clicar aqui.

O enorme número de opções que o técnico Louis van Gaal tem para escalar o Manchester United também foi tema. Usando mapas de calor, analisei como o holandês poderá escalar Falcao, Rooney e Van Persie juntos. A análise você também pode conferir dando um clique!


quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Marcelo Moreno: quando as flechas voltam a acertar o alvo

O primeiro turno do Campeonato Brasileiro terminou no último domingo, e o Cruzeiro caminha forte para assegurar o bicampeonato. Dentre as excelentes opções do técnico Marcelo Oliveira, a que mais surpreendeu foi Marcelo Moreno. Ao menos foi um dos que mais surpreenderam. Após dois anos repletos de críticas e poucas atuações, o atacante boliviano reencontrou seu futebol com a ajuda de seus companheiros de time.

Na minha coluna de terça-feira (09/09/2014) para a Goal Brasil, escrevi sobre o camisa 18 da Raposa. O texto destrincha o porquê de sua recuperação e mostra dados bem interessantes sobre a sua participação neste primeiro turno de Brasileirão. Marcelo Moreno terminou a primeira metade do certame como artilheiro. Para ler a coluna na íntegra é só clicar aqui!

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Com Sheik de armador, Botafogo supera o Santos no Maracanã após oito anos

Nos últimos anos, muito tem se falado do papel do "Falso 9" em campo: o jogador que arma e depois aparece dentro da área para concluir as jogadas. Um atacante clássico sem ser um atacante clássico, digamos assim.

Na coluna do dia 02/09/2014, escrevi para a Goal Brasil sobre o clássico entre Botafogo e Santos. Dentre algumas palavras sobre manifestações favoráveis ao goleiro Aranha e lembranças de clássicos passados, destaquei a atuação de Emerson Sheik, que jogou mais recuado... um camisa 10 sem ser camisa 10. Para ler é só clicar aqui!