sexta-feira, 30 de maio de 2014

Os Segredos da Máquina: livro explica em detalhes como Cristiano Ronaldo se transformou no melhor jogador do mundo

 Melhor jogador do mundo atualmente, Cristiano Ronaldo é considerado por muitos uma verdadeira máquina de jogar futebol. Como o português da Ilha da Madeira conseguiu se transformar no craque que é hoje em dia? Disciplina, rigor, habilidade incrível e perfeccionismo já sabemos que faz parte da fórmula usada na construção do camisa 7 do Real Madrid, mas apontar somente esses fatores é fácil demais.

Em busca de explicar todos os detalhes que ajudaram o ‘gajo’ a ser hoje o atleta que é, o escritor português Luís Miguel Pereira escreveu, em parceria com o espanhol Juan Ignacio Gallardo, o livro CR7: Os Segredos da Máquina . Em entrevista exclusiva para a Goal Brasil , Luís, autor de diversos livros sobre futebol – incluindo ‘Neymar Total’, a primeira biografia sobre o camisa 11 do Barcelona , e publicações sobre a seleção brasileira e Flamengo -, falou um pouco mais sobre a obra relacionada ao camisa 7.

Para conferir a entrevista na íntegra é só clicar aqui!

quinta-feira, 29 de maio de 2014

A doença do futebol: os principais casos de violência entre torcedores em Copas do Mundo

Em anos de Copa do Mundo, um dos temas sempre lembrados nas últimas décadas não foram apenas os gols, craques, pernas de pau, polêmicas de arbitragem. Tampouco os gastos exorbitantes que países fazem para receber o evento da Fifa. Um dos assuntos que sempre entram em pauta quando se aproxima a época do principal torneio de seleções do planeta é a violência e brigas entre torcedores.

Hooligans britânicos e barras-brava argentinos são, historicamente, os maiores causadores de confusões em Mundiais. Seja entre si, contra países historicamente rivais ou até mesmo seguindo a aleatoriedade causada pela soma de embriaguez, ignorância e desrespeito, países-sede sempre têm que se preocupar com eles. Nesta matéria, listei alguns dos episódios mais lamentáveis envolvendo brigas de torcedores em Copas do Mundo.

Para conferir é só clicar aqui!

quarta-feira, 28 de maio de 2014

A Caminho da Copa: as extremidades na média de gols e o Mundial mais violento

Muitos são os que comparam o futebol a uma batalha. Alguns o fazem de maneira exagerada, incitando à violência; outros usam esta relação para explicar de maneira estratégica a luta de duas equipes para atingir um objetivo em comum: o gol adversário. E é na busca pelo tento que atacantes e meias partem para cima de zagueiros, laterais e volantes, que às vezes usam a falta como recurso único para evitar que seu time tenha de buscar a bola no fundo das redes.

Existe também a intimidação, seja na bola ou no grito. Tratando a esfera com talento, equipes conseguem destruir sistemas defensivos e aplicam goleadas históricas. Sabendo usar bem a intimidação psicológica, jogadores podem destruir sistemas nervosos dos adversários e conseguir uma falta perto da área, uma expulsão ou então causar o ferimento mortal de arrancar a coragem e autoconfiança do oponente.

Neste capítulo do especial Goal a Caminho da Copa vamos falar dos Mundiais com a maior e menor média de gols, citando motivos que possam ter contribuído para tais estatísticas. As edições com maior número de cartões e expulsões também serão lembradas, afinal de contas não é só de gols que se fazem uma partida de futebol. Nem mesmo em um torneio que reúne a elite dos países que mais bem tratam a bola no mundo.


Clique aqui para conferir a matéria na íntegra!

segunda-feira, 26 de maio de 2014

A Caminho da Copa: jogos marcantes em cada uma das sedes no Mundial de 1950


O Brasil está prestes a receber a sua segunda Copa do Mundo após 64 anos. De lá para cá muita coisa mudou em quase todos os segmentos. Naturalmente, a partida mais lembrada do primeiro Mundial realizado em terras brasileiras é a decisão, conhecida como “Maracanazo” depois que Ghiggia marcou o gol que deu a vitória dos uruguaios sobre o time da casa, frustrando quase 200 mil torcedores presentes ao principal estádio construído para aquela competição.

Neste ano, 12 estádios receberão os jogos. Um para cada cidade-sede, seis a mais em relação ao que tivemos em 1950. Neste capítulo do especial Goal a Caminho da Copa vamos lembrar dos principais jogos realizados em cada uma das capitais escolhidas para abrigarem partidas do Mundial de 1950. Tem goleadas, uma grande zebra e até seleção jogando com uniforme de time gaúcho... afinal de contas, o torneio vencido pelo Uruguai não se resume apenas ao Maracanazo.

Clique aqui para conferir a matéria!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

A caminho da Copa: jogadores cortados após a convocação final


Todas as seleções nacionais já divulgaram suas listas de convocações visando a Copa do Mundo de 2014. Enquanto alguns jogadores já descansam pensando nos treinamentos pré-Mundial, outros ainda têm importantes partidas a serem disputadas. Em ambos os casos, eles tem de lidar com o perigo das contusões.

Já falamos aqui sobre a “bruxa das lesões” que deixa boleiros, treinadores e dirigentes loucos às vésperas do principal torneio de seleções. Nesta matéria da série Goal a Caminho da Copa, lembraremos dos jogadores que foram cortados após já terem sido convocados para o certame, quando tudo parecia garantir suas presenças no principal evento do futebol. Clique aqui e confira alguns casos.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

A caminho da Copa: o Mundial inspirando outras artes




A Copa do Mundo, principal torneio futebolístico, é muito explorada em infinitas páginas, documentários e filmes. Aproveitando a proximidade do Mundial que será disputado no Brasil, a Goal começa a publicar uma série de matérias especiais. Na primeira delas, veremos alguns livros e películas que usam o principal torneio de seleções como grande fonte de inspiração: seja para explicar um episódio que realmente tenha existido ou para usar a emoção e o clima que englobam o ‘esporte bretão’ para contar uma história que não necessariamente tenha uma esfera, duas balizas, 22 jogadores e árbitros como núcleo.

Clique aqui para conferir a matéria na íntegra!

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Man.City x Liverpool: equilíbrio na batalha dos números

O Campeonato Inglês terminou no último fim de semana com o título do Manchester City. A equipe de Manuel Pellegrini lutou principalmente contra o Liverpool para conquistar o troféu, e analisando os números do torneio podemos perceber que estas duas equipes tiveram jogadores que desequilibraram, principalmente ofensivamente.

Clique aqui para conferir o restante da matéria!