terça-feira, 30 de abril de 2013

A reconstrução do Borussia Dortmund




Na temporada 2001-02, o Borussia Dortmund foi o grande campeão alemão. No entanto, aquela conquista seria a última antes de um calvário que deixaria a sua fanática torcida bastante aflita. O clube aurinegro enfrentou uma fortíssima crise econômica e, em determinado momento, quase declarou falência.

Um bom trabalho econômico aliado a um competente planejamento no departamento de futebol mudou a cara do clube, que conquistou recentemente dois campeonatos alemães, uma Copa da Alemanha e está muito perto de assegurar sua vaga na final da Champions League. Uma lição para a grande maioria dos clubes brasileiros. Clique aqui para ler o resto do texto.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Espanha e Alemanha: o histórico dos embates nas semifinais da Champions League


Espanha e Alemanha são apontadas como as duas principais seleções do mundo atualmente e berço das principais revelações do futebol mundial nos últimos anos. Não à toa, foram protagonistas de grandes confrontos entre seleções em torneios recentes: a final da Eurocopa de 2008 e a semifinal da Copa do Mundo de 2010. Em ambas as oportunidades, os espanhóis levaram a melhor.

Nesta semana, começa o embate entre clubes dessas duas grandes escolas do futebol pelas semifinais da Champions League: Bayern x Barcelona de um lado e Real Madrid x Borussia Dortmund do outro. Até hoje, espanhóis e alemães se enfrentaram nove vezes nas semifinais do maior torneio continental de clubes da Europa. A vantagem é dos germânicos, que levaram a melhor seis vezes em relação aos três triunfos espanhóis.

Para ler o restante da matéria é só clica aqui!

sábado, 20 de abril de 2013

Tottenham x City: quando os Spurs abraçaram a identidade judaica



Tottenham e Manchester City duelam neste domingo no White Hart Lane, em Londres, pela 34ª rodada do Campeonato Inglês. O jogo é importantíssimo: em caso de derrota do City, vice-líder do certame, o Man.United pode garantir o seu 20º título nesta segunda-feira. Já o Tottenham luta com unhas e dentes por uma vaga na próxima Champions League. Mas a partida também tem um valor histórico interessante, pois foi em um Man.City x Tottenham que o time do norte de Londres “abraçou” a causa judaica.

Um dos jogadores mais importantes do Tottenham nas últimas temporadas foi o brasileiro Sandro, que se recupera de uma grave lesão sofrida em janeiro. O meio-campista chegou ao clube londrino em 2010, depois de despontar como um dos principais nomes do Internacional. Por causa do idioma diferente, a adaptação foi complicada no início, mas o volante disse, em entrevista exclusiva, que se identificou rapidamente com o clube.

"“Dá para ver que (as comunidades judaicas) acompanham bastante a equipe, se fazem presente em todos momentos. Mas é importante falar de toda a torcida do clube..."

Para ler toda a matéria é só clicar aqui!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

As dívidas dos clubes brasileiros. O que fazer para melhorar um futuro nebuloso?




O futebol brasileiro nunca ganhou tanto dinheiro como agora, com novos contratos de TV, grandes ações de marketing e planos cada vez mais elaborados de sócio-torcedores.No entanto, o aumento financeiro elevou os gastos e as dívidas dos maiores clubes do país. Para ler o texto completo é só clicar aqui.

sábado, 13 de abril de 2013

Os 50 anos de “Mo” Johnston, o primeiro católico a jogar no Rangers


A rivalidade entre Celtic e Rangers, os dois maiores clubes da Escócia, é famosa no mundo inteiro. A antipatia entre os lados transcende o mundo da bola e entra no complexo e delicado campo da religião. De um lado, os católicos do Celtic; do outro, os protestantes do Rangers. Na linha tênue entre ingredientes tão explosivos, um nome jamais vai ser esquecido: Maurice “Mo” Johnston, um católico que defendeu ambos os clubes e que neste dia 13 completa 50 anos. Para saber mais sobre a história de "Mo" Johnston e da rivalidade entre os clubes escoceses, é só clicar aqui.

sábado, 6 de abril de 2013

Todos odeiam Di Canio: polêmico italiano deveria usar exemplo de goleiro do Man.City


Paolo Di Canio (foto) é o tipo de pessoa que sempre será motivo de polêmica. Atuou em vários clubes e marcou época na Lazio e no West Ham, mas ficou mais conhecido por repetir inúmeras vezes a saudação fascista, principalmente quando marcava seus gols (e, quando tirava a camisa, podia-se ver a tatuagem “Dux”, em alusão à Mussolini). Agora treinador, foi contratado pelo Sunderland, para desgosto da torcida, que não aprova nem um pouco a visão política do ex-atacante. Será que ele conseguirá mudar sua imagem? Clique aqui e veja o texto que relaciona o polêmico ex-jogador italiano com um dos maiores ídolos da história do Manchester City.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Em busca da Europa: Juventus e Bayern de 2009 até 2013




No dia 8 de dezembro de 2009, Juventus e Bayern se enfrentaram pela última vez no Estádio Olímpico de Turim, pela fase de grupos da Champions League 2009-10. O gol de Trezeguet, aos 19’ do primeiro tempo, deixava bem encaminhada a classificação juventina. O Alvinegroprecisava somente de um empate para garantir sua vaga nas oitavas de final.

No entanto, o Bayern transformou a derrota parcial em goleada com o goleiro Butt (de pênalti), Olic, Mario Gómez e Tymoschuk. A Juventus foi eliminada do torneio e disputou a Liga Europa. O Bayern chegou à final, onde foi derrotado pelos italianos da Internazionale de Milão. O que aconteceu com bávaros e bianconeros no hiato que os separou de 2009 até agora? Clique aqui e descubra! O jogo de ida das quartas de final da Champions League também já rolou e terminou com vitória do Bayern por 2 a 0. Veja a crônica da partida aqui.