segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Botafogo dourado, vermelho, azul, amarelo...

Destaque no empate contra o Corinthians, Seedorf comemora um de seus gols

O Botafogo jogou contra o Corinthians, pela 26ª rodada do Brasileirão 2012, vestindo uma camisa dourada, fato inédito na história do clube. Pessoalmente, achei o uniforme muito bonito. A única crítica é o excesso de camisas de jogo. No mundo inteiro, geralmente vemos times tendo até o uniforme nº3. Como o Glorioso já tem as camisas toda preta e toda branca, este espaço parecia preenchido. Mas no futebol atual, sempre vale tentar ganhar uma “graninha” a mais (a camisa custa cerca de 200 reais) certo? É o que acontece...

Esquecendo essa história de 3ª ou 4ª camisa, imagino que alguns tradicionalistas não tenham curtido muito o uniforme dourado. O fato de não levar as cores do clube, por exemplo, pode contrariar alguns torcedores. No entanto, historicamente, o Botafogo já atuou diversas vezes com camisas que não tinham nada a ver com sua história nem com suas cores.

O exemplo mais fácil de se lembrar é a final da Taça Teresa Herrera de 1996, quando o Glorioso venceu, nos pênaltis, a Juventus de Del Piero, Vieri, Deschamps e Cia. Antes de a bola rolar, houve uma confusão em torno das camisas a serem usadas, já que ambos os clubes são alvinegros – inclusive, a Juve foi a inspiração para o uniforme do time de General Severiano. No final das contas, o Glorioso jogou com a camisa do time anfitrião, o La Coruña, da Espanha, e venceu a poderosa equipe italiana, após um emocionante 4 a 4 no tempo normal. Também teve a camisa cinza, marcada para sempre na goleada de 6 a 0 sofrida para o Vasco, no estadual de 2010. Depois daquele jogo, com treinador novo, o Botafogo se ajustou e conquistou o torneio.

No entanto, a primeira vez na qual o Glorioso atuou com um uniforme que não tinha nada a ver com suas cores foi no longínquo ano de 1923, em um amistoso contra o Americano. Como não possuía uniforme reserva (somente na década de 1970 o clube passou a contar com a segunda camisa, toda branca) o Alvinegro jogou com a camisa do Andarahy, toda verde. Dez anos depois, no dia 7 de maio, o Botafogo enfrentou o Engenho de Dentro, pelo Campeonato Carioca, e goleou o adversário – que tinha uniforme listrado em azul e branco – por 5 a 1 atuando com uma camisa completamente vermelha.

Em jogo válido pelo torneio Roberto Gomes Pedrosa, em 1968, o Botafogo foi derrotado pelo Grêmio, no Maracanã, usando uma camisa azul. O uniforme do time gaúcho (azul, preto e branco) se confundia com o do Alvinegro. O bizarro é que, dentre tantas cores, logo o azul, que também aparece na camisa do Grêmio, foi escolhido para vestir o Botafogo. A camisa era da Adeg, administradora do Maracanã. Em 1975, o Botafogo já contava com o uniforme reserva, mas jogou de amarelo na vitória por 3 a 1 sobre o Paysandú, no Campeonato Brasileiro. A camisa era da Suderj.

*Informações tiradas do livro “A história das camisas dos 12 maiores times do Brasil”, de Paulo Gini e Rodolfo Rodrigues