segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Subam as velas. A caravela navega forte!


Que rodada para o Vasco! O Cruz-maltino foi até o Pituaçu onde destruiu o time do Bahia e, com o empate entre Corinthians e Internacional, em Porto Alegre, tornou-se, mais uma vez, líder isolado do Brasileirão. Impressionante que, antes da partida começar, muitos foram as críticas à escalação do time vascaíno em campo, com velhas novidades como Felipe na lateral-esquerda. E não é que deu certo? Após um início cheio de sustos – o Bahia quase marcou duas vezes – Felipe apareceu na entrada da área e com sua peculiar categoria colocou a redonda na casa da coruja. Um a zero. O campeão da Copa do Brasil dominou todo o jogo, e,quando este já se encaminhava para o final, Diego Souza entrou na área e ampliou o placar. A caravela sobe mais uma vez suas velas e está mais forte do que nunca na briga pelo título, apesar da difícil tabela que vem por aí.

Se o Vasco está com tudo para preparar o grito de campeão, os botafoguenses, por sua vez, não foram felizes. O jogo contra o Avaí, sábado, foi trágico. E começou muito bem. Logo no início o Alvinegro criou suas chances e Abreu abriu o placar, mas seguidas panes na zaga ajudaram o empate e virada do time da casa (com direito a gol de bicicleta). O segundo tempo do Glorioso foi muito bom. O time empatou e teve inúmeras chances para virar. O terceiro tento não veio graças à boa atuação do goleiro avaiano e porque a bola simplesmente “não queria entrar”. No final do encontro, Lucas foi expulso após forte entrada. O Leão da Ilha Catarinense foi com tudo para o ataque no lance seguinte, Lincoln teve liberdade para chutar, Jéfferson fez grande defesa mas, no rebote, não evitou o gol que decretou a derrota botafoguense por 3 a 2. Título fica difícil, é uma boa campanha, porém, repleta de “quases” como já disse muitas vezes. No entanto,  a rodada ajudou o time a criar raízes na zona da Libertadores.

Com 52 pontos, mesma pontuação do Botafogo, está o Flamengo, após o empate em 1 a 1 com o Santos. O jogo, realizado domingo, no Engenhão, foi o contrário do espetáculo que os dois clubes proporcionaram no 1º turno. O gol santista foi anotado por Neymar (melhor em campo), que bateu o pênalti sofrido por Alan Kardec. O empate do desfalcadíssimo rubro-negro veio das cabeças de Deivid.
Também no Engenhão, porém no sábado, o Fluminense enfrentou o Atlético-MG e não foi nada feliz. Derrota por 2 a 0. Melhor para o Flu eu o São Paulo não venceu o Coritiba no Morumbi. O atual campeão segue na 5ª posição.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

110 anos da primeira nota carioca sobre futebol


A data vale sempre ser lembrada. Foi no dia 21 de outubro de 1901 que saiu em um jornal a primeira nota falando sobre um jogo de futebol no Rio de janeiro.

De forma curta e grossa, o Jornal do Brasil disse: “O match de football ficou empatado novamente, sem que nenhum lado se fizesse ponto algum”. O jogo relatado foi o segundo de dois amistosos entre o Paysandú, time carioca fundado por Oscar Cox, introdutor do futebol no então Distrito Federal, contra uma equipe formada por pessoas de São Paulo, o São Paulo Athletic. A primeira partida terminou em 1 a 1, e a segunda (todas no campo do São Paulo Athletic), a que o JB faz menção, ficou em um empate sem gols.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A rodada perdida.


Parte da esperança que a torcida botafoguense alimenta para conquistar o título brasileiro concentrava-se muito na partida que aconteceu ontem. O fato de ser o Santos, rival de longa data e muitas histórias, aliado à chance de poder assumir a ponta da tabela pela primeira vez no certame, era um grande atrativo, mas o Glorioso perdeu por 2 a 0 e continuou na mesma situação.

O primeiro gol, de Neymar, foi uma pintura. O craque santista pintou e bordou com o sistema defensivo e, com um toque sutil, abriu o placar. O artilheiro Borges fez o segundo, ainda no primeiro tempo. A etapa derradeira foi marcada pela maior posse de bola do time de Caio Jr., que apesar de cercar a área adversária, teve poucas chances de gol. A derrota foi justa, mas o jogo contra o Avaí, sábado, ganhou mais importância ainda se o Alvinegro quiser levantar a taça ao final do ano.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

30ª rodada do Brasileirão:


Há algum tempo atrás, escrevi aqui que o principal homem-gol do Fluminense era Rafael Sóbis, que vinha de grandes atuações e belíssimos gols. Entretanto, após as duas últimas partidas, na qual fez 5 gols e levou seu time às vitórias, Fred voltou a ser o atacante mais mortal do Tricolor Carioca. O camisa 9 marcou os dois gols da grande vitória sobre o Palmeiras, por 2 a 1, no Canindé.  Com 50 pontos, na 5ª posição, o atual campeão brasileiro prova, cada vez mais, que está na briga pelo caneco. Sábado, contra o Atlético-MG é mais uma prova de fogo.
Falando em prova de fogo, o Botafogo também enfrentou no domingo um clube atormentado pela zona de rebaixamento, o Atlético-PR. O gol marcado por Antônio Carlos, na primeira metade do cotejo, deixou o time tranqüilo, mas o jogo era perigoso. Não fosse a brilhante defesa de Jéfferson no final da etapa inicial, a partida poderia ter ficado muito mais perigosa. A tranqüilidade só veio mesmo após o gol de pênalti marcado por Abreu. Quarta-feira, o Glorioso pode chegar à liderança caso vença o Santos, na Vila Belmiro. Jogo difícil, ainda mais por que o time não vai contar com Renato, suspenso por ter levado um (injusto) cartão amarelo.
Em São Januário, a vitória do Vasco sobre o Atlético-MG foi muito tranqüila, e manteve o Gigante da Colina com o mesmo número de pontos do líder Corinthians (54). Élton e Fágner anotaram os tentos do Cruz-maltino, que enfrenta o Bahia, no domingo.
Único carioca que jogou no sábado, o Flamengo também venceu. A vítima da vez foi o Ceará, uma pedra na chuteira dos rubro-negros neste ano de 2011. O gol marcado por Deivid, no final do primeiro tempo, premiou a boa atuação dos comandados de Vanderlei Luxemburgo na primeira etapa. Nos 45 minutos finais, o time segurou os 3 pontos muito por conta da fragilidade do Vozão. Com 51 pontos, o Fla é o 4º colocado.

*Interestadual:  1- Mais um técnico demitido do São Paulo. Adílson Batista vai passar um tempinho na geladeira até assumir outro clube de ponta. 2- Com dois empates (3 a 3 e 0 a 0) o Santa Cruz saiu do fundo do poço do futebol profissional brasileiro e deu ao seu fanático torcedor, finalmente, um motivo para comemorar!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

29ª rodada: Brasileirão mais embalado do que nunca


Vindo de péssimos resultados e fracas atuações, o Botafogo superou o Corinthians e um erro grosseiro de arbitragem para voltar a sonhar com o título brasileiro. Quarta-feira, no Pacaembu, o Alvinegro carioca venceu o paulista por 2 a 0. O placar certo seria 3 a 0, mas o primeiro tento do Glorioso foi anulado, de maneira suspeitíssima, pelo árbitro auxiliar (que levantou a bandeira somente quando a rede balançou). Erro grosseiro, mas não será surpresa se o tal auxiliar voltar a “bandeirar” nas próximas pelejas; uma vergonha. Em campo, o time da Estrela Solitária não se abateu. Loco Abreu e Maicosuel fizeram os gols da vitória botafoguense. Domingo, o time vai ter que começar a mostrar que pode engrenar no campeonato. O adversário é o Atlético-PR, que luta para não cair. A atenção deve ser redobrada, já que o Botafogo, com 49 pontos, é o postulante ao título que mais derrapou contra adversários da parte debaixo da tabela.

No Engenhão, o Flamengo perdeu uma grande chance de vencer, já que seu adversário, o Palmeiras, está atolado em crises. No final das contas, o time de Luís Felipe Scolari teve atuação aguerrida e poderia até ter conquistado a vitória, já que no tento rubro-negro Jael, que participou da jogada, apesar de não ter desviado o chute de Thiago Neves, estava impedido. O empate palmeirense veio depois, com Maikon Leite.

Com a derrota do Corinthians, os vascaínos voltaram a mirar a liderança. O jogo, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, não seria moleza... e não foi. O Gigante da Colina chegou até a perder por 2 a 0, porém mostrou poder de reação e, com dois gols de Élton, empatou o cotejo. Igualdade também em número de pontos na primeira colocação; Vasco e Corinthians somam 51 pontos, mas o Alvinegro paulista leva vantagem nos critérios de desempate e continua na ponta.

Que Fred gosta da noite, todo mundo já sabe. Mas ontem (quinta-feira) foi a noite quem agraciou Fred, que por sua vez agraciou os torcedores do Fluminense com 3 gols (e ainda um pênalti perdido). O Tricolor Carioca recebeu o Coritiba no Engenhão e venceu por 3 a 1. O primeiro gol, de bicicleta, foi o mais bonito da noite, além de recolocar o Fluminense na briga pelo título, com 47 pontos.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

BR-2011: 28ª rodada


Fla-Flu digno do clássico, mas com uma arbitragem que mostra o despreparo dos juízes brasileiros. Não que a vitória do Flamengo, por 3 a 2, em tarde iluminada de Bottinelli, foi desmerecida - num jogo como o deste domingo qualquer resultado seria possível. Pena que o juiz manchou o jogo. Como disse Romário em seu Twitter: “O Flamengo fez a sua parte, mas episódios, como o de hoje do arbitro, faz com que o futebol fique cada dia mais desacreditado”. O Rubro-Negro volta com tudo para abriga pelo título, agora na 4ª posição. O Fluminense está em 6º.

Em Porto Alegre, o Vasco não resistiu ao Internacional e perdeu por 3 a 0. Outra perda importante foi a liderança, já que o Corinthians venceu e reassumiu a liderança. O Gigante da Colina está em 2º, com 50 pontos.

O Botafogo, nos pés de Alex, quase começou o jogo contra o Bahia, no sábado, com um golaço de bicicleta. Quase. Renan - que vem falhando constantemente – deixou Cortês na fogueira, e o lateral que esqueceu o futebol em Belém vacilou, originando o lance que possibilitou ao time visitante abrir o placar em São Januário. No final da primeira etapa Caio driblou meio time e quase empatou para o Alvinegro. Quase. O empate e a virada vieram no segundo tempo, justamente com Alex e Caio, mas graças a um pênalti o Bahia empatou e segurou o resultado de todas as maneiras possíveis. No último lance, após disputa de bola dentro da área, Renato acertou a trave do time baiano, e a vitória ficou no quase. Quase. São esses tantos quases que tiram o Botafogo da briga pelo título brasileiro de 2011. Cabe ao time lutar pela vaga na Copa Libertadores. Uma luta que também não será nada fácil.

Interestadual: Dois desesperados, que não sabem nadar, jogados ao mar. Na luta pela sobrevivência um afunda o outro. Assim foi o clássico mineiro entre Atlético e América.

domingo, 2 de outubro de 2011

27ª Rodada do Brasileirão:

Depois de mais um tempo de ausência, eis que volto!

A 27ª rodada do BR-2011 foi da dupla Fla-Flu. A vitória sobre o Santos, de virada, no último segundo, do Tricolor Carioca reiterou ainda mais o novo espírito imortal do Fluminense, que tem ultimamente na figura de Rafael Sóbis – e não mais em Fred – o atacante mais mortal do elenco. O time de Abel Braga chegou aos 44 pontos.

Com a mesma pontuação do atual campeão brasileiro, o Flamengo recuperou o caminho da vitória e da sorte. O jogo contra o São Paulo foi equilibradíssimo, com chances para ambas as equipes, e defesas espetaculares de Rogério Ceni. No final das contas, após os gols de Thiago Neves e o golaço de Dagoberto, Renato chutou fraco para o gol do time da casa. A bola desviou e traiu Ceni. Com a vitória o Rubro-Negro encostou no Botafogo.

O Botafogo, estacionado nos 45 pontos, foi outro que teve sorte. Sim. Pois a derrota por 2 a 0 para o Atlético-GO, no Serra Dourada, era para ter sido de 7 a 0 ou mais, dado a superioridade do Dragão e a atuação ridícula do time de General Severiano. O Botafogo perdeu uma grande chance para chegar à vice-liderança com um jogo a menos. São derrotas como essa que separam os campeões dos postulantes.

Falando em campeão, o atual detentor da Copa do Brasil recebeu o Corinthians em São Januário e ficou no 2 a 2. O jogo foi emocionante, aberto, e as duas equipes poderíam ter saído com a vitória. O empate mantém o Cruz-maltino na liderança, com 50 pontos, seguido pelo Corinthians.


Interestadual: Nunca vi o Cruzeiro tão mal em toda a minha vida.