terça-feira, 30 de agosto de 2011

E lá vem o 2º turno...

Graças aos gols de Jonas, o Grêmio teve o melhor aproveitamento do 2º turno do último Brasileirão
O primeiro turno do Campeonato Brasileiro chegou ao fim no último domingo. O “título simbólico” da primeira metade do certame ficou com o Corinthians, que fez 37 pontos. Brigando pela quarta vaga na Libertadores está o Botafogo, em 5º, com 34 pts. Na parte de baixo da tabela, com 18 pts, o Atlético Paranaense abre a zona de rebaixamento. Como o 2º turno começa nesta quarta-feira, fiz, a título de curiosidade, alguns cálculos sobre o aproveitamento dos times na metade final da última edição do Campeonato Brasileiro; considerando o campeão, o dono da quarta vaga para a Libertadores e o primeiro time na zona de rebaixamento.

Final do 1º turno do BR-2010:
1º - Fluminense: 38 pontos - 11 vitórias, 5 empates, 3 derrotas.

4º - Internacional (na frente de Botafogo e Cruzeiro graças ao nº de vitórias): 31 pontos - 9 vitórias, 4 empates, 6 derrotas.

15º - Vitória: 22 pontos - 5 vitórias, 7 empates, 7 derrotas.

16º - Grêmio: 20 pontos - 4 vitórias, 8 empates, 7 derrotas.

17º - Atlético-MG: 17 pontos - 5 vitórias, 2 empates, 12 derrotas.

Final do BR-2010(e aproveitamento no 2º turno):

O Fluminense, campeão brasileiro com 71 pts, somou 33 no 2º turno; venceu  mais 9 partidas, empatou 6 e perdeu outras 4. Um aproveitamento de 57,8% na metade final do certame.

Pensando muito mais no Mundial de Clubes, o Inter caiu de produção e somou 21 pts; venceu outras 7, empatou e perdeu outras 6. Aproveitamento no 2º turno: 36,8%

Cruzeiro e Botafogo, que tinham os mesmos 31 pontos no final do primeiro turno, tomaram rumos diferentes; os celestes cresceram e foram vice-campeões. Os botafoguenses caíram de produção e perderam, na última rodada, a vaga na Libertadores para o Grêmio, que teve uma arrancada fantástica no 2º turno.

Cruzeiro: 38 pts, 12 vitórias, 2 empates, 5 derrotas. Aproveitamento de 66,6%

Grêmio: 43 pts, 13 vitórias, 4 empates,  2 derrotas. Aproveitamento de 82%

Botafogo: 28 pts, 6 vitórias, 10 empates, 3 derrotas. Aproveitamento de 49,1%


O Galo mineiro conseguiu escapar do rebaixamento graças a uma boa campanha de recuperação após a entrada de Dorival Júnior. Foram 28 pts conquistados, 8 vitórias, 4 empates e 7 derrotas. Um aproveitamento de 49,1%. O primeiro na lista dos rebaixados foi o Vitória, com 42 pts. O Rubro Negro baiano somou, mais 20 pts em 4 vitórias e 8 empates. Foram mais 7 derrotas. Aproveitamento fraco de 35%.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Na "Era do Bullying", o Barcelona humilha cada vez mais adversários


Aproveitando a onda de goleadas no futebol europeu, o Barcelona, com um time “sem zagueiros”, afundou o submarino amarelo do Villarreal com 5 gols. Thiago Alcântara, Fábregas e Messi (2) voltaram a marcar. O chileno Alexis Sanchez também deixou o seu; o primeiro com a camisa blaugrana. Desde 1939 - quando perdeu por 1 a 0 para o Espanyol - que o Barça não perde jogando em casa em uma estréia de Campeonato Espanhol. Mais uma atuação espetacular rendeu um estranho elogio de Joey Barton, o bad-boy do futebol inglês, que disse, via Twitter, que o Barcelona joga o “futebol sexy”. Para mim, o time catalão deixou de jogar bola para praticar bullying nos adversários.

*Últimas 5 estréias do Barcelona na Liga Espanhola:

2010/11 – Racing Santander 0x3 Barcelona
2009/10 – Barcelona 3x0 Sporting Gijón
2008/09 – Numancia 1x0 Barcelona
2007/08 – Racing Santander 0x0 Barcelona
2006/07 – Celta de Vigo 2x3 Barcelona

domingo, 28 de agosto de 2011

Grandes jogos e uma só torcida

O fim de semana começou com muita gente torcendo por causas diferentes. Agora, a torcida é uma só; o bem de R. Gomes

Fim de semana sensacional no mundo da bola. Além dos clássicos na última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o futebol internacional apresentou jogos excelentes e históricos. Na sexta-feira, uma “preliminar” de luxo: a Supercopa da UEFA, disputada entre Barcelona e FC Porto, campeões da Champions e Europa League, respectivamente. O Barcelona venceu por 2 a 0 – gols de Messi e Fábregas – e colocou mais uma taça em sua estante.

No sábado, o grande destaque foi a belíssima vitória do Botafogo sobre o Fluminense, no Clássico Vovô. O Alvinegro jogou melhor durante os 90 minutos e, embora tenha levado o primeiro gol, virou o placar de maneira rápida e eficiente. Destaques para as atuações de Renato e Elkeson.

No Velho continente, após o fim da greve dos jogadores na Liga Espanhola, o Valência perdia por 3 a 1, mas virou para 4 a 3 e venceu o Racing Santander. Na Alemanha, o goleiro Leno, do Bayer Leverkusen, fez a defesa mais impressionante das últimas semanas (1,16 no vídeo) no embate contra o atual campeão, Borussia Dortmund. O Bayern sapecou 3a 0 no Kaiserslautern e terminou a rodada, graças ao saldo de gols, na liderança. Um pouco mais longe, em Makhachkala, Rússia, Eto’o estreou com gol pelo Anzhi, que empatou com o Rostov.

O domingo continuou o ritmo, porém com muito mais gols. Nos confrontos entre os times de Manchester e Londres, pela 3ª rodada da Premier League, melhor para os mancunianos. Melhor, não; espetacular. O City goleou o Tottenham por 5 a 1 na capital inglesa – Dzeko fez 4. No Old Trafford, o Manchester United sapecou 8 a 2 no cada vez mais fragilizado Arsenal. Foi a maior goleada da história do confronto; os Gunners pareciam time pequeno. United e City lideram o Campeonato Inglês com 3 vitórias cada um e demonstram que o grande embate da Terra da Rainha na temporada 2011-12 será entre conterrâneos azuis e vermelhos.Completando o dia de goleadas, o Real Madrid venceu o Zaragoza por 6 a 0 na Liga Espanhola; C.Ronaldo fez três e Kaká também anotou o seu.

Pelo Campeonato Brasileiro, tudo ia muito bem. O Palmeiras mostrou superação e venceu o Corinthians por 2 a 1, embolando ainda mais a briga pela ponta da tabela. Grêmio e Cruzeiro venceram seus maiores rivais pelo mesmo placar. Na Vila Belmiro, empate em 1 a 1 entre Santos e São Paulo – com um golaço do são-paulino Lucas.

No Engenhão, Clássico dos Milhões e empate sem gols. Mas foi o que aconteceu no banco de reservas que tirou todo o brilhantismo e alegria do fim de semana futebolístico, transformando tudo em preocupação. Não vou repetir aqui o que aconteceu com Ricardo Gomes. Fico torcendo para que tudo fique bem com ele, e caso alguém queira ler e saber mais a respeito desse grande profissional, sugiro o excelente post do jornalista Lédio Carmona (é só clicar aqui).

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Uma nova Gorda


Desgastada, mas não morta.
Acho que esta foi a primeira vez que fiquei algumas rodadas de um Brasileirão sem postar absolutamente nada. Espero que os milhões que não lêem e os poucos, e especiais, que apreciam este espaço entendam; a falta de tempo somada ao cansaço e outras atividades têm dificultado muito as atualizações. Mas sou brasileiro, infelizmente, e acho que não desisto nunca – o que pode ser bom. Não pretendo abandonar esta Minha Gorda Querida, mas o estilo dos posts deve mudar. Algo menos robótico, mas sem deixar de olhar para campeonatos passados. Abraço!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

BR-2011: 16ª rodada


Bernardo comemora o gol de falta que deu a vitória para o Vasco.
Vasco e Palmeiras voltaram a se enfrentar em São Januário, no domingo, e o Gigante da Colina voltou a triunfar. O golaço feito por Bernardo, aos 80’, em falta cobrada com maestria, veio na hora em que o jogo mais tinha cara de empate. As duas equipes voltam a se enfrentar pela Copa Sul-Americana, mas desta vez o jogo será em São Paulo. Com a vitória, o Cruz-maltino chegou aos 30 pontos e ocupa a 4ª posição.

Logo atrás do Vasco está o Botafogo, que no sábado, contra o América-MG, mostrou poder de reação pra reverter um resultado que seria trágico. Com menos de 10 minutos de jogo, o Alvinegro perdia por 2 a 0, graças a dois apagões do sistema defensivo – mais precisamente, de Marcelo Mattos, que depois se recuperou. O golaço marcado por Elkeson deu ânimo a torcida, que só viu o time virar no segundo tempo. Antônio Carlos, de cabeça, igualou o marcador e depois Alex, que entrara no lugar de Herrera, fez dois e quase fez o terceiro. Final de jogo: 4 a 2. Vitória importantíssima, que mostrou boa dose de equilíbrio emocional do elenco alvinegro. O Botafogo é o 5º, com 28 pontos.

No Estádio Olímpico, o Fluminense começou bem contra o Grêmio. Fred, de volta aos gramados após a história dos caipissaquês, abriu o placar para o Tricolor Carioca. No entanto, Marquinhos – ex-Avai – marcou duas vezes para o Tricolor Gaúcho e garantiu a vitória do time comandado por Celso Roth. Abel Braga segue em busca de um equilíbrio para seu time, que terminou esta 16ª rodada em 9º, com 21 pontos.

Cerca de 460 km ao norte, o Flamengo enfrentou o Figueirense no Orlando Scarpelli. A partida estava complicada, mas Deivid conseguiu abrir dois gols de vantagem para os rubro-negros. A vitória parecia estar garantida. Parecia. O time da casa, com gols de Somália (atacante com passagens por Fluminense e Duque de Caxias) e Édson José, mostrou força para empatar o cotejo. Empate com sabor de derrota. Ainda mais por que a vitória recolocaria o time da Gávea na ponta da tabela. Mas o resultado não foi ruim. Empatar fora de casa com uma equipe que vêm roubando pontos de outros grandes é normal, e o Fla segue invicto na 2ª posição, com 34 pontos.

*De volta para o passado:

Pela 16ª rodada do BR-2010, o Fluminense sapecou 3 a 0 no Goiás em pleno Serra Dourada. O Tricolor Carioca, que manteve a liderança ao final da rodada, contou com os gols de Washington, Emerson e Marquinho para chegar ao 36º ponto.

No Engenhão, Jóbson fez o único gol da partida entre Botafogo e Ceará. O Botafogo terminou a rodada na 4ª posição, com 27 pontos. Flamengo, que enfrentou o Atlético-MG no Maracanã, e Vasco, que pegou o São Paulo no Morumbi, ficaram no zero a zero. Com 22 pontos, o Vasco era o 9º. Logo atrás, com um ponto a menos, estava o Fla.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sul-Americana 2011: Estamos bien!



Copa Sul-Americana, primeira fase, primeiros jogos. Botafogo, Flamengo e Vasco – o Fluminense de fora por ter jogado a Libertadores da America – venceram seus desafios e são favoritos para avançar à fase internacional do torneio. Um belo reencontro, já que nenhum carioca disputou a “Sula” na temporada passada**.


Em Sete Lagoas, na quarta-feira,o Botafogo jogou de branco contra o também alvinegro Atlético-MG. O início já foi animador para o Glorioso: aos 7’, Abreu tocou de cabeça para Herrera, que fuzilou para o fundo das redes. Melhor na partida, o Alvinegro carioca ampliou aos 39’, quando Marcelo Mattos deixou Maicosuel na cara do gol. O camisa 7 não desperdiçou. O empate do Galo veio no finalzinho do primeiro tempo, com Richarlyson – aproveitando falha de Alessandro. O time da casa pressionou durante todo o segundo tempo, mas não evitou mais uma derrota – a 13ª nos últimos 20 encontros - frente ao Botafogo. No próximo encontro, no dia 23, uma terça-feira, o time da Estrela Solitária poderá perder até por 1 a 0 que continua no certame.

No mesmo dia, duelo rubro-negro no Engenhão. De um lado, o time misto do Flamengo. Do outro, o mistão do Atlético-PR. A partida foi muito fraca até Vanderlei Luxemburgo decidir colocar os invencíveis Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho em campo. Com os craques em campo, o Fla conseguiu, graças a um pênalti bobo cometido pelo hesitante goleiro Santos, o gol da vitória. Ronaldinho Gaúcho bateu bem a penalidade e comemorou em ritmo de samba, mas nessa quem deve sambar é o Furacão. No dia 24, na Arena da Baixada, o empate é do Flamengo.

Outro que venceu usando outras peças de seu elenco foi o Vasco. O Gigante da Colina venceu o Palmeiras por 2 a 0, em São Januário, e segue alegrando seus torcedores na temporada. Diego Souza, um tanto quanto sem querer, abriu o placar aos42’. Elton fez o segundo gol do Vasco78’. No próximo encontro, que será no dia 25, o Vasco poderá perder por até 1 gol de diferença.

*De volta para o passado:

Em 2009, na Sul-Americana, quem enfrentou o Atlético-PR foi o Botafogo. Flamengo e Fluminense jogaram entre si. A última participação do Vasco foi em 2008, e o adversário na primeira fase também foi o Palmeiras. Como foram esses jogos, vou escrever assim que acabarem os jogos de volta da edição 2011 do troféu.

**O Flamengo, campeão brasileiro em 2009, havia participado da Libertadores no primeiro semestre. Botafogo e Fluminense, quase degolados no BR-2009, não conseguiram a classificação para o torneio e o Vasco retornava da Série B.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Superstição, ressaca e liderança


Primeiro com a perna direita, depois com a esquerda: Loco Abreu marcou dois gols na goleada de 4 a 0 sobre o Vasco
 O destino prega suas peças em todos os lugares. O mais novo alvo das traquinagens desse malandro foi o clássico disputado entre Botafogo e Vasco, no Engenhão, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Glorioso estreava camisa diante do Cruz-maltino. Na última vez que isso aconteceu, em 2010, o Vasco não perdoou e venceu por 6 a 0, mas desta vez foi diferente. Comandados por Abreu, Renato e (principalmente) Cortês, o Botafogo fez sua melhor exibição no campeonato e sapecou 4 gols no atual campeão da Copa do Brasil. Antônio Carlos, e Abreu – com dois gols – balançaram as redes na primeira etapa. Herrera transformou a boa vitoria em goleada no segundo tempo, chutando para longe os defensores das superstições. Falando nisso, os botafoguenses estão reclamando muito das cadeiras vermelhas da Brahma, em um dos setores do estádio. Bola fora da cervejaria, mas o curioso é que o Botafogo já atuou de vermelho em Engenho de Dentro. No dia 7 de maio de 1933, contra o Engenho de Dentro, pelo Campeonato Carioca, o Botafogo – que só foi ter uniforme reserva nos anos 1970 -  jogou com camisas vermelhas e venceu por 5 a 1. O Vasco é o 4º, com 27 pontos. O Botafogo, com 25, é o 6º.
Na Arena do Jacaré, o baque pela “noite do capissaquê” pareceu tontear o Fluminense, que vinha de uma vitória que parecia encerrar o problema entre torcida, Fred e Rafael Moura. Mais uma vez sem contar com Fred, que ainda não sabe se fica ou sai, O Tricolor Carioca conseguiu levar três gols do lanterna do Campeonato Brasileiro. Rodriguinho, Alessandro e Marcos Rocha fizeram os tentos do América-MG. Rafael Moura, que marcou de pênalti na última rodada, ainda desperdiçou um penal. Com 21 pontos, o time comandado por Abel Braga é o 9º colocado.
Um dia antes, no Engenhão, o Flamengo fez um jogo duro contra o Coritiba, mas voltou a vencer. Quando tudo encaminhava o resultado para o empate sem gols, o atacante Jael – que entrara no lugar de Deivid – aproveitou o belíssimo cruzamento de Ronaldinho Gaúcho, que mostrou, mais uma vez, que está sendo o jogador mais decisivo do campeonato, e cabeceou para o fundo das redes. Cruel com o Coxa, que jogou bem e merecia mais sorte. Com o empate entre Corinthians e Atlético-PR, no domingo, o Rubro-Negro assumiu, com um jogo a mais do que os paulistas, a liderança do Brasileirão, com 33 pontos ganhos.
*De volta para o passado:
 O clássico carioca da 15ª rodada do BR-2010 foi entre Vasco e Fluminense, em São Januário, e terminou empatado em 2 a 2. Gum e Diguinho fizeram os gols do Flu, Eder Luis e Fágner fizeram os do Vasco. Com 33 pontos, o Tricolor Carioca terminou aquela rodada na liderança. O Vasco, com 21, era o 9º.
Logo atrás do Vasco, com 20 pontos, estava o Flamengo, que perdeu para o Atlético-PR na Arena da Baixada. O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro Manoel, aos 81’.
No Engenhão, Fábio Ferreira garantiu a vitória do Botafogo diante do Avaí. O Alvinegro terminou a rodada com 24 pontos, na 4ª posição.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

BR-2011: Saquês, golaço, invencibilidade e escorregão

Rafael Moura comemora o gol contra o Internacional
No futebol, glicose para ressaca é gol. Após o controverso e mal explicado incidente envolvendo Fred, Rafael Moura, saquês e uma enfurecida facção do Fluminense, o Tricolor Carioca - sem Fred, que pediu para não jogar - triunfou nesta quinta-feira por 2 a 0 diante do Internacional, no Engenhão, e chegou à 7ª posição do Campeonato Brasileiro, com 21 pontos. Os gols saíram somente no segundo tempo. Souza, de cabeça, abriu o placar para o time das Laranjeiras. Diego Cavalieri, cada vez mais seguro, manteve o placar defendendo pênalti batido por D’Alessandro. E foi exatamente em um pênalti, já no final do jogo, que Rafael Moura deixou os tricolores bêbados de alegria.

No dia anterior, Em São Januário, sou de Diego Showza. Ou melhor, show de Diego Souza. O camisa 10 vascaíno fez a diferença contra o Santos: distribuiu belos passes e fez um golaço. Outro grande destaque do Gigante da Colina foi o zagueiro Dedé, que não vacilou uma vez diante de Neymar e deu a tranquilidade necessária para Fernando Prass ver, bem de longe, o gol marcado pelo novo zagueiro da Seleção brasileira – aproveitando falha do goleiro Rafael. Final de jogo: 2 a 0 Vasco, 4º colocado no campeonato.

Com três pontos a mais que os vascaínos, o Flamengo voltou asomar mais três pontos. A vítima da vez foi o Cruzeiro, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O único gol da partida aconteceu no final da primeira etapa, em jogada muito bem construída, que antes de chegar aos pés de Deivid, autor do tento, passou pelos pés de Ronaldinho Gaúcho. O camisa 10 recebeu a bola, dividiu, girou, e deixou o camisa 9 na cara do gol. O Rubro-Negro de Vanderlei Luxemburgo segue invicto no Brasileirão.

Único carioca derrotado na rodada, o Botafogo conseguiujogar fora a chance de um ponto fundamental para as pretensões que vem dizendo que tem no torneio. A derrota por 2 a 0 para o Figueirense, em Florianópolis, obviamente teve o dedo do juiz, que assinalou um pênalti absurdo para o time da casa fazer o segundo gol, mas a falha de Jéfferson – o goleiro caiu de produção após o tempo com a Seleção brasileira – e as falhas ofensivas e técnicas foram mais gritantes do que a do apitador, e o Alvinegro mereceu a derrota. Com 22 pontos, o time é o 6º.

*De volta para o passado:

A 14ª rodada do BR-2010 terminou com vitória dos 4 grandes do Rio de Janeiro. No sábado, com gols de Somália e Jóbson, o Botafogo venceu o Atlético-GO no Serra Dourada e terminou a rodada na 5ª posição. No mesmo dia, no Maracanã, Petkovic garantiu a vitória do Flamengo diante do Ceará. Com o resultado, o Fla ficava em 9º.

Na 10ª posição estava o Vasco, após vencer o Grêmio-Barueri-Prudente-Barueri em São Paulo, no domingo. Eder Luis e Nílton fizeram os gols que deram a vitória ao Cruz-maltino. João Victor descontou para o time de prefeituras. O Fluminense se manteve líder com a vitória por 3 a 0 sobre o Internacional, no Maracanã. Mariano,Washington e Emerson balançaram as redes para o Tricolor Carioca.