sábado, 30 de outubro de 2010

BR-2010: A vitória do "ferrolho" alvinegro



O Botafogo enfrentou hoje o Atlético Mineiro na Arena do Jacaré, em Minas Gerais. Um confronto que, para o Glorioso, está virando sinônimo de vitória. Desta vez não foi diferente, o time de General Severiano venceu por 2 a 0 e chegou à quarta colocação do campeonato, três pontos atrás do Corinthians, terceiro do brasileirão.

O time mineiro pressionou durante toda a partida, mas a defesa armada por Joel Santana foi muito bem e contou com a falta de pontaria dos atacantes do Galo. Joel Santana aliás, tem que deixar de ser teimoso e parar de escalar Lúcio Flávio, que mais uma vez foi uma peça completamente nula em campo.

No segundo tempo, o camisa 10 foi substituído por Edno que, após um início atrapalhado, deixou Loco Abreu na cara do gol, e voltou para receber o passe do uruguaio para abrir o placar aos 30 minutos. Aliás, se a jogada não terminasse no gol a culpa cairia nos ombros de Abreu que, de frente para o gol, preferiu o passe do que a conclusão. O atacante é muito mais efetivo com a cabeça do que com os pés, mas apesar de faltar qualidade técnica, sobra inteligência, e o camisa 13 marcou o gol que fechou o caixão do Galo, aos 45 da etapa derradeira.

Se Joel vai continuar a escalar o lento e omisso Lúcio Flávio, não sabemos, mas hoje foi mais uma prova de que o meia não tem espaço sequer no elenco alvinegro, quanto mais no time titular.

Também hoje, o Vasco enfrentou o Vitória, no Barradão, e foi aniquilado pelo time baiano. O primeiro tempo foi péssimo no início, no meio, e no fim para o cruzmaltino. O Vitória abriu o placar no primeiro minuto de jogo, com Adaílton. O segundo veio em falha de Fernando Prass, que não segurou o chute de Elkeson. Antes que o juiz apitasse o fim do trágico primeiro tempo vascaíno, Neto Coruja ainda ampliou a vantagem para os baianos.

A segunda etapa começou com o Vasco melhor, e o time diminuiu aos 3 minutos, com Nunes. O gol ascendeu uma esperança de reação, que logo foi apagada por Júnior. O camisa 9 do Vitória acertou um forte chute e, pela quarta vez, Fernando Prass teve que buscar a bola no fundo das redes.

O Vitória seguia melhor no jogo, e perdeu outras oportunidades. No final da partida Fumagalli diminuiu a vergonha para os vascaínos, e de falta diminuiu o placar, que ficou nos 4 a 2.

Flamengo e Corinthians se enfrentaram na quarta-feira, dia 27,no Engenhão. Antes da partida, os rubro-negros prometeram transformar a vinda de Ronaldo ao Rio de Janeiro um verdadeiro inferno. Com um público decepcionante, o jogo começou melhor para o Corinthians, que pressionava e mostrava vontade de vencer.

O time paulista teve uma boa oportunidade com Ralf que, de cara para o gol, chutou a bola em cima de Marcelo Lomba. O Flamengo jogava mal, mesmo assim respondeu com perigo, em chute forte de Renato, defendido por Júlio César. Aos 30 minutos, Ronaldo mostrou que apesar da péssima forma física, ainda possui um senso de posicionamento e finalização invejáveis, e abriu o placar para o Timão, que ao fim do primeiro tempo desceu aos vestiários vencendo merecidamente.

Logo no início da segunda etapa o Flamengo, que voltou com Marquinhos no lugar de Deivid, e aos 2 minutos empatou a partida na cabeçada de Diogo, foi o primeiro gol do atacante pela equipe da Gávea. Logo em seguida veio o susto. De longe, Bruno César bateu linda falta que explodiu no travessão. Foi a última grande chance do jogo, pois mesmo com o rubro-negro sendo superior em grande parte do segundo tempo, não conseguiu levar muito perito contra a meta corintiana, foi o 15º empate do Flamengo no campeonato, igualando a marca de Vasco e Botafogo.

Outro time que jogou no Engenhão foi o Fluminense, no dia 28, que enfrentou e venceu o embalado Grêmio, que após uma excelente sequência de bons resultados falava até em título. Os porto-alegrenses, porém, tiveram seu sonho brecado por Dario Conca, que mais uma vez brilhou.

O Flu começou melhor, pressionando, mas quase levou um gol aos 17 minutos, em um bate rebate na defesa na qual a bola, que havia acidentalmente batido em Gum, quase entrou na meta de Ricardo Berna.

Aos 19 minutos, Conca marcou um golaço, abrindo o placar para o tricolor carioca. O argentino dominou a gorda e bateu forte para o gol, sem chance para Victor. Foi o gol mais bonito feito pelo camisa 11 no campeonato. Na frente do placar, o Fluminense ainda chegou perto do gol uma vez, antes do Grêmio ameaçar uma reação de maneira mais acentuada. Os gaúchos quase empataram, primeiro com Souza e depois em cabeçada de André Lima, mas o último lance de perigo do primeiro tempo foi de Washington, que quase saiu do seu jejum de gols pelo Flu.

A segunda etapa seguiu movimentada, com os dois times buscando o gol. Aos 19 do segundo tempo, o juiz Heber Roberto Lopes deixou de assinalar pênalti claro em Jonas. O erro despertou a ira dos gremistas durante, e após a partida. Reclamações à parte, o time gaúcho era melhor em campo mas o tricolor carioca está com pinta de campeão e, aos 36 Conca marcou de novo, o segundo do Fluminense, após completar chute de Washington. O Fluminense segue líder do brasileirão.

*De volta para o passado:


Pela 32ª rodada do BR-2009, o Botafogo recebeu o Náutico no Engenhão. Segundo o então técnico do Glorioso, Estevam Soares, era o “jogo de 600 pontos”, e o Botafogo conquistou uma magra e importante vitória por 1 a 0. O gol foi marcado por Juninho, de pênalti, aos 27 do segundo tempo. Com o resultado, o Botafogo saia da zona de rebaixamento e ia para a 16ª colocação.

Na Arena Barueri, o Flamengo enfrentou o então Grêmio Barueri, e perdeu por 2 a 0. O primeiro gol foi de Val Baiano, que em 2010 protagonizou cenas bizarras com a camisa do time da Gávea, ganhando vários apelidos nada carinhosos. Everton fez o segundo. Foi o último tropeço do Fla antes da arrancada que levou o rubro-negro ao título nacional.

No Maracanã, o Fluminense, ainda na “UTI”, conquistou mais uma vitória que lhe dava o direito de sonhar em não cair para a Série-B. O tricolor enfrentou o Atlético Mineiro, e venceu por 2 a 1, com gols de Fred e Conca. Diego Tardelli diminuiu para o Galo.

Pela Série-B, o Vasco venceu o Bahia por 2 a 1 no Maracanã. Os gols do cruzmaltino, cada vez mais próximo do acesso à primeira divisão, foram marcados por Fágner e Élton. Paulo Isidoro descontou para o tricolor baiano.

Os 50 anos de Maradona, o D10S argentino



Diego Armando Maradona encerra hoje, dia 30 de outubro, um período de oito dias nos quais nasceram os melhores jogadores de todos os tempos. Já falamos aqui de Pelé e Garrincha, seria uma injustiça não falarmos do Pibe.

De origem humilde, como grande parte dos jogadores, Diego fez seu primeiro jogo entre os profissionais com apenas 15 anos de idade. A estréia nas quatro linhas foi com a camisa do Argentino Juniors, clube no qual jogou de 1976 até 1980. Desde sua primeira temporada no futebol argentino, o jogador despertava o interesse de grandes clubes. O River Plate chegou a fazer uma excelente proposta ao craque, que recusou em nome de seu amor ao maior rival deste clube, o Boca Juniors.

Pelo Boca, Maradona jogou de 80 até 82 e antes de se transferir para o Barcelona, onde teve uma passagem decepcionante, conquistou um campeonato metropolitano pelos xeneizes. O Pibe voltaria a jogar pelo seu clube de coração de 1994 à 1997, já em final de carreira. Porém foi na Europa que viveu o auge de sua carreira, no modesto Napoli, onde jogou ao lado dos brasileiros Alemão e Careca.

Pelo clube (onde jogou de 1984 até 1991) conquistou dois Scudettos, uma Copa Itália, uma Supercopa da Itália e a Taça da UEFA da temporada 88-89(atual Europa League). Foi também na época em que defendeu a camisa celeste de Nápoles, que Maradona jogou a Copa de 1986, no México, quando, com a ajuda de uma famosa “mão de Deus”, deu o bicampeonato mundial para a Argentina, se transformando desta forma em um D10S (um deus) em sua terra natal. Até hoje é considerado ao lado de Garrincha, (forçando a barra, alguns colocam Romário nesse grupo) um jogador que conquistou praticamente sozinho uma Copa do Mundo.

O eterno dono da camisa 10 portenha tinha características de inúmeros grandes jogadores. A inteligência e visão de jogo de um Pelé, a finalização e o corpo “robusto” de Puskas, a irresponsabilidade de Garrincha, a capacidade de superação de Ronaldo, e a “boca maldita” de Romário. Personagem controverso na vida pessoal, sua importância para o esporte bretão foi enorme e inesquecível, assim como o gol que marcou contra a Inglaterra em 1986, o segundo da vitória de 2 a 0, no jogo da “Mano de Dios”, quando driblou todo o English Team para marcar o gol mais bonito da história das Copas.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O dia em que um anjo completaria 77 anos



Uma curiosidade une os dois maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Assim como Pelé nasceu em um dia, mas foi registrado em outro anterior (como já foi postado aqui no blog), Garrincha, seu companheiro de seleção, nasceu no dia 28 de outubro de 1933, mas em sua certidão de nascimento consta dia 18. Confusões à parte, se estivesse vivo, o maior camisa 7 da história faria hoje 77 anos.

Manoel dos Santos nasceu em Pau Grande, no Rio de Janeiro, e foi uma criança do momento em que nasceu até o dia 20 de janeiro de 1983, quando nos deixou. Ainda menino, ganhou o apelido que ainda não lhe transformava em anjo, mas já lhe dava asas: Garrincha, um pássaro arisco de cor parda e cauda vermelha. Trabalhava desde os 14 anos numa fábrica de tecidos, que praticamente sustentava seu município. Após fazer testes no Vasco e no São Cristóvão, onde foi ridicularizado devido à suas pernas tortas, foi levado ao Botafogo por Arati, ex-jogador do clube. No primeiro treino com bola, o endiabrado ponta já foi colocando a redonda por baixo das pernas do já consagrado Nílton Santos, que posteriormente seria compadre do craque. O lateral esquerdo pediu a contratação imediata do franzino e torto jogador, pois não queria que a cena se repetisse com ele, e sim com seus adversários.

Pelo Botafogo, Mané fez história e transformou o Glorioso numa das principais potências do futebol mundial de sua época. Jogava ao lado de craques como Didi, Zagallo, Amarildo e, claro, Nílton. Fez excursões ao mundo, que fizeram o time da Estrela Solitária ser reconhecido, por exemplo, como um dos 20 grandes clubes do século pela FIFA. Jogando pela Seleção Brasileira venceu a Copa de 1958, e em 1962 fez de tudo em campo depois que Pelé se contundiu, e deu ao Brasil o bicampeonato.

Costumava a batizar os zagueiros de “João”, não por deboche, mas sim por simplicidade. Ser um centro avante e jogar no time de Mané era garantia de muitos gols para seus companheiros de ataque, mas o camisa 7 fez história não somente por seus dribles. Talvez devido à sua ingenuidade, foi um dos primeiros jogadores a adotar o que hoje é chamado de “fair-play”, ao jogar uma bola para a linha lateral enquanto um jogador adversário estava caído no chão. Foi graças a ele, também, que um dos cânticos mais eufóricos de excitação ao jogo bonito foi entoado pela primeira vez, o “olé”, em um jogo entre Botafogo e River Plate no México, no qual o ponta-direita, como sempre, arrebentou.

Apesar de ter vencido diversos adversários, Garrincha, o "Anjo das Pernas Tortas", perdeu a luta para um, o álcool. E o vício acabou custando a vida do craque, que aos 50 anos faleceu graças a um edema pulmonar, com lesões no fígado agravadas pela bebida. É o único jogador que é comparado com Pelé com alguma justiça. Em 1962, o jornal chileno El Mercúrio chegou a questionar “De que planeta viene Garrincha?”. Ainda não temos certeza. Certo é que hoje, ele com certeza está em algum lugar melhor, vestindo sua camisa 7 preta e branca, e soprando as setenta e sete velas de primavera antes de fazer o que mais gosta. Brincar de jogar bola.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

BR-2010: O Clássico dos Milhões (de empates)



O domingo foi de Clássico dos Milhões, mas quem dormiu com um sorriso no rosto foram tricolores e alvinegros.

Vasco e Flamengo se enfrentaram pela primeira vez no Engenhão. Jogo cercado de polêmicas e reclamações contra a arbitragem, principalmente pela parte dos vascaínos que tiveram Dedé e PC Gusmão expulsos.

O primeiro tempo foi do Vasco, que dominou o meio campo e chegava mais ao ataque. Aos 26 minutos, Cesinha aproveitou a confusão feita pela defesa do Flamengo e marcou o primeiro gol da partida. A primeira etapa terminou com o cruzmaltino sendo merecedor da vitória.

Para os 45 minutos finais, Luxemburgo fez a alteração óbvia, tirando Kléberson para colocar Petkovic. O pentacampeão errou muitos passes no primeiro tempo, e com a entrada do sérvio isso poderia melhorar e equilibrar as coisas no Engenhão. Foi o que aconteceu. O Flamengo melhorou e reconquistou o meio de campo. Para facilitar a tarefa rubro-negra na reação, Dedé foi expulso após entrada violenta em Willians.

Os comandados de Luxemburgo agora ditavam o ritmo da partida, enquanto o Vasco estava de cabeça quente, assim como seu treinador, que após o gol de empate marcado por Renato Abreu, foi expulso por ironizar a arbitragem. No final do jogo, o time da Gávea ainda teve a chance de virar, mas Fernando Prass defendeu o chute de Diego Maurício. Foi o 15º empate do Vasco no campeonato, igualando a marca do Botafogo. O Flamengo está logo atrás com 14 empates. Talvez isso explique a mediocridade dos times na tabela de classificação.

No sábado, dia 23, o Botafogo recebeu o Vitória, no Engenhão. O alvinegro buscava reencontrar o caminho das vitórias após nove jogos e muitos empates, mas não jogou bem. Aliás, a partida inteira, de modo geral, foi muito feia de se ver. Logo no início do jogo, o rubro-negro baiano ficou perto de abrir o placar, mas o zagueiro Anderson Martins honrou sua posição, e perdeu um gol incrível.

As grandes chances do jogo foram sempre nas bolas paradas. Com o meio de campo lento, muito devido à presença de Lúcio Flávio, o Botafogo perdeu espaço e tinha que agüentar a pressão do time visitante. Ao final do primeiro tempo a bola parada finalmente deu certo, após inúmeras tentativas, e Marcelo Cordeiro bateu com categoria no ângulo de Viáfara, 1 a 0 Botafogo.

O segundo tempo não teve grandes mudanças em relação ao primeiro. Os dois treinadores fizeram suas mudanças. Pelo Botafogo, a mais significativa e demorada, foi a saída do camisa 10, que em campo é sempre menos um e levou uma sova de vaias. Sem muitas emoções, porém muita tensão por parte dos botafoguenses, o jogo terminou, e o que importava de fato para os alvinegros, os três pontos, voltou a aparecer. O time agora ocupa a 6ª colocação.

Na Arena da Baixada, o tricolor carioca queria uma vitória diante do Atlético-PR, que faz belíssima campanha no BR-2010. Em campo, as equipes mostraram respeito exagerado uma pela outra, e a partida ficou estagnada no meio campo. Com fraca de Paulo Baier e Conca, o primeiro tempo terminou em um empate sem gols.

Na segunda etapa, o Fluminense voltou pior. Bom para o Atlético, que agora explorava as falhas defensivas do tricolor. Aos 15 minutos Washington abriu o placar, mas para infelicidade sua e da torcida pó de arroz, o atacante, que não marca há nove jogos, cabeceou contra o próprio gol. O empate veio em um belíssimo chute de Marquinhos, aos 24 minutos.

Aos 38, Wágner Diniz, impedido, colocou novamente o Furacão na frente do placar, mas Conca, apesar de não ter apresentado um grande futebol, deixou o seu. O argentino, que é o único jogador de linha a entrar em campo em todos os jogos até agora, converteu o pênalti sofrido porpor Tartá(que fora dispensado do Atlético-PR no início do campeonato), e empatou o jogo, resultado que colocou novamente o Flu na liderança do Brasileiro.

* De volta para o passado:

No Engenhão, Botafogo e Flamengo se enfrentaram em situações opostas pela 31ª rodada do BR-2009. O rubro-negro venceu por 1 a 0, gol de Adriano, e alcançou a marca de dez jogos sem derrotas, colando de vez à turma do G-4. Com a derrota, o Botafogo ficou em 18º lugar, na zona da degola.

No Serra Dourada, o Fluminense perdia para o Goiás por 2 a 0, gols de Iarley e Romerito, antes dos 20 minutos de partida. Mas o time mostrava que poderia se recuperar no campeonato, e empatou o jogo. Primeiro, Mariano diminuiu para o Flu no final do primeiro tempo. Equi González deixou tudo igual no segundo tempo, mas o Fluminense ainda era o lanterna do campeonato.

Pela Série B, o Vasco foi até o Frasqueirão enfrentar o ABC de Natal e venceu por 3 a 2. Fernando, Carlos Alberto e Fumagali marcaram pelo cruzmaltino. Gaúcho e Júnior Negão fizeram os gols do time potiguar. o Vasco era o líder absoluto, quatro pontos à frente do segundo colocado, o Guarani.

sábado, 23 de outubro de 2010

Pelé 70 anos: Vida longa ao Rei!



Para a alegria de quem gosta de futebol, desde que o esporte bretão existe, craques desfilaram sobre os gramados suas habilidades. Zizinho, Jair da Rosa Pinto, Schiaffino, Di Stéfano, Puskas, Cruyff, Didi, Garrincha e muitos outros. Cada um desequilibrava de seu jeito, cada um tinha sua “arma principal”. Nenhum zagueiro era capaz de parar os dribles de Garrincha, nenhum jogador conseguia acompanhar as arrancadas de Di Stéfano e Gento, ou então segurar um chute de Puskas ou de Didi.

Pelé, que hoje completa 70 anos de vida, foi a convergência de todos os grandes jogadores, dos que vieram antes e dos que vieram depois de sua época. Chutava bem com as duas pernas, armava jogo, cabeceava e era um atleta completo. Suas marcas são insuperáveis, e tornam o brasileiro o melhor jogador de todos os tempos. Nunca ninguém vai atingir o nível que o Rei atingiu.

Foram 1.282 gols em 1.375 jogos, o recordista de número de tentos comprovados. Conquistou um total de 59 taças, as mais importantes com a Seleção Brasileira em 58-62-70, se tornando o único a vencer três Copas do Mundo como jogador. Pelo Santos conquistou duas Libertadores, dois Mundiais de Clubes, dez Paulistões, cinco Taças Brasil e um Robertão (os campeonatos brasileiros da época), e três Torneios Rio-São Paulo.

Pelé transcende a rivalidade clubística, sendo um dos poucos ídolos mundiais que é reverenciado tanto por judeus quanto por muçulmanos. O poder que Dico (como é carinhosamente chamado pelos familiares) tem é tão grande, que em 1969 ele foi capaz de interromper a guerra civil de Biafra, pois ambos os lados concordaram com um cessar fogo para vê-lo atuar. Na Colômbia, o público ficou tão enfurecido quando um árbitro o expulsou de campo, durante um amistoso, que o juiz teve que ser substituído.

Até hoje, 30 anos após ter pendurado as chuteiras, é reverenciado em todo o mundo e sua marca vale 600 milhões de reais. Sua importância para o futebol, principalmente o brasileiro, é inestimável, e pode ser expressa na frase de Armando Nogueira: ‘’se ele não tivesse nascido homem, teria nascido bola’’. Parabéns!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

21 de outubro de 1901: Pela primeira vez a imprensa carioca fala sobre futebol



O registro do nascimento de Pelé diz que o Rei nasceu no dia 21 de outubro, mas o Atleta do século sempre comemorou seu aniversário dois dias depois, no dia 23. Basicamente a grande mudança só influi no lado místico, já que não se sabe de Pelé é de libra ou de escorpião. No documentário “70 vezes Pelé” que vêm sendo exibido pela ESPN Brasil, o tio do craque, o “tio Jorge”, afirma que o Rei nasceu no dia 21, para espanto até da irmã do eterno camisa 10.

Polêmicas à parte, o post em homenagem aos 70 anos será feito daqui a dois dias, somente pelo fato de que é o dia no qual Pelé sempre comemorou suas primaveras. Mas a data de hoje não passará em branco. Foi no dia 21 de outubro de 1901 que saiu em um jornal a primeira nota falando sobre um jogo de futebol no Rio de janeiro.

De forma curta e grossa, o Jornal do Brasil disse: “O match de football ficou empatado novamente, sem que nenhum lado se fizesse ponto algum”. O jogo relatado foi o segundo de dois amistosos entre o Paysandú, time carioca fundado por Oscar Cox, introdutor do futebol no então Distrito Federal, contra uma equipe formada por pessoas de São Paulo, o São Paulo Athletic. A primeira partida terminou em 1 a 1, e a segunda(todas no campo do São Paulo Athletic), a que o JB faz menção, ficou em um empate sem gols.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Champions League: Inter vence Tottenham em jogo de muitos gols



O dia já começou triste para o Tottenham. Mel Hopkins, defensor que usou a camisa do time londrino de 1952 até 1964 morreu hoje, aos 75 anos. Hopkins estava em campo pela seleção do País de Gales quando esta enfrentou o Brasil de Pelé e Garrincha, na Copa de 1958. Pelos Spurs, Hopkins ganhou um título nacional e duas Copas e Supercopas da Inglaterra.

Além da perda de um ídolo histórico, a torcida do Tottenham ainda foi “aconselhada”, a não levar para o Giuseppe Meazza sua bandeira com a estrela de Davi para o jogo de hoje (20). O clube possui uma forte ligação com a comunidade judaica de Londres, e as autoridades estavam temendo uma reação violenta por parte dos torcedores ultranacionalistas da Internazionale de Milão.

Dentro das quatro linhas, não podemos dizer que o time inglês sentiu o peso por tudo isso que aconteceu, mas o fato foi que a Inter massacrou no primeiro tempo da partida, válida pela terceira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O primeiro gol saiu rápido. Javier Zanetti acertou um chute colocado após bela jogada do time da casa. Era o prenúncio da surra, que foi confirmada quando o goleiro Gomes levou o cartão vermelho após cometer pênalti em Biabiany, convertido por Samuel Eto’o. O terceiro foi de outro medalhão, Stankovic, após rápida tabela na entrada da área. A confirmação da goleada foi ainda no primeiro tempo, quando Phillippe Coutinho, cada vez jogando mais bola, deu passe açucarado para Eto’o marcar outro.

Na volta para a etapa complementar, Stankovic sentiu e foi substituído por Santon. Os Lilywhites diminuíram com o excelente lateral galês Gareth Bale, que arrancou pela esquerda, deixando Zanetti na saudade, e bateu forte no canto esquerdo de Júlio César. Nos últimos cinco minutos, o galês marcou também o segundo, e logo depois, sempre usando o flanco esquerdo fez o terceiro, o hat trick. O gol apagou o vexame e chegou a dar calafrios em alguns jogadores nerazzuris, mas o juiz terminou a partida logo em seguida. Placar final Internazionale 4 x 3 Tottenham.

Outras partidas:

Twente 1 x 1 Werder Bremen
Lyon 2 x 0 Benfica
Schalke 04 3 x 1 Hapoel Tel-Aviv
Manchester United 1 x 0 Bursaspor
Rangers 1 x 1 Valencia
Barcelona 2 x 0 Copenhague
Panathinaikos 0 x 0 Rubin Kazan

*Bale foi o primeiro galês a marcar um hat trick na UCL
* Raul marcou seu 69º gols em competições européias e igualou o recorde de Gerd Muller
* Sir Alex Ferguson atingiu a marca de 2.000 jogos como técnico.
* Zanetti se tornou o jogador mais velho a marcar um gol pela competição.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Champions League: Real Madrid leva a melhor no duelo de gigantes



Real Madrid e Milan se enfrentaram nesta terça-feira (19) pela terceira rodada da fase de grupos da Champions League. Em campo eram 16 troféus da Champions, 48 campeonatos nacionais, 22 copas nacionais e muitos outros títulos, típico jogo que todos os que gostam de futebol devem parar para assistir.

Nos confrontos entre os dois times há muito equilíbrio, e duas partidas se destacam: a final da Copa dos Campeões da Europa realizada em 28 de maio de 1958, vencida de virada pelo Real Madrid por 3 a 2, gol de Gento no tempo extra, é a que o torcedor blanco guarda com mais carinho. Os rossoneri vão se lembrar da atuação de gala do time de 1989, que contava com os holandeses Van Basten, Rijkaard, e Gullit, e que goleou o Madrid por 5 a 0 pelas semi-finais do mesmo torneio.

A partida realizada hoje (19), no Santiago Bernabéu, não era eliminatória, mas teve sua importância. Principalmente para notarmos que o trabalho de José Mourinho no Real já vem mostrando bons resultados. A vitória de 2 a 0 dos merengues, com gols de Cristiano Ronaldo e Ozil, saiu barato para a equipe italiana, que só não levou mais porque Higuaín não estava nos seus melhores dias.

O Madrid foi superior em todos os locais do campo. Casillas foi bem nas pouquíssimas vezes em que foi acionado, Ricardo Carvalho fechou bem os espaços e jogou com categoria. O mesmo pode se dizer da atuação de Xabi Alonso. Ozil e Ronaldo foram dois monstros em campo, os melhores da partida. Outro que fez uma bela exibição foi o lateral esquerdo Marcelo, que apoiou muito bem o ataque e mostrou grande evolução na parte defensiva.

O Milan teve somente lampejos. No primeiro tempo Ronaldinho tentou aparecer bem para o jogo, mas parou na marcação merengue. Alexandre Pato pouco apareceu no jogo, e Robinho, que ao entrar levou uma sonora vaia, também não fez muita coisa.


Outros resultados da UCL 2010-2011:


Bayern de Munique 3 x 2 Cluj
Roma 1 x 3 Basel
Spartak de Moscou 0 x 2 Chelsea
Olympique de Marselha 1 x 0 Zilina
Ajax 2 x 1 Auxerre
Arsenal 5 x 1 Shakhtar Donetsk
Sporting Braga 2 x 0 Partizan

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

BR-2010: Empate sem graça no Clássico Vovô



Botafogo e Fluminense fazem o clássico mais antigo do Brasil, o segundo mais antigo da América do Sul, perdendo somente para o derby uruguaio entre Peñarol e Nacional. Nesta temporada, o tricolor vêm brigando rodada a rodada pelo título que não conquista desde 1984, e o alvinegro, que já foi campeão neste ano, luta para conquistar uma vaga para a Libertadores da América. Tudo indicava que o jogo entre os dois, realizado no Engenhão na tarde de ontem (17) seria um dos melhores do campeonato. Mas para a decepção de quem acompanhou a partida, foi exatamente o contrário.

O jogo foi equilibrado, mas infelizmente a balança que pesou o equilíbrio entre as equipes contabilizou uma igualdade em passes errados e finalizações ruins. Um péssimo jogo de se ver. Péssimo também foi o resultado para ambos os times, 0 a 0, pior para o Botafogo que se afasta ainda mais da luta pela Libertadores. O Fluminense, apesar de não ter roubado a liderança do Cruzeiro, que perdeu de virada para o Grêmio, ainda está vivo na luta pelo bicampeonato.

Ainda no domingo, o Vasco foi até o Serra Dourada enfrentar o Atlético-GO, ameaçadíssimo pelo rebaixamento. Típico jogo no qual uma equipe que pretende alçar vôos mais altos tem que ganhar, mas o cruzmaltino vacilou. Sem contar com o técnico PC Gusmão, que devido a problemas de saúde assistiu o jogo de casa, o Gigante da Colina perdeu por 2 a 0. Anaílson e Márcio marcaram pelo Dragão.

No sábado, o Flamengo abriu a rodada para os cariocas fazendo três gols no campeão da América, o Internacional. A partida também era o encontro entre os dois primeiros colocados do último campeonato, e novamente o Fla se deu melhor. O time de Vanderlei Luxemburgo começou sendo pressionado pelo colorado, que tinha mais posse de bola mas não ameaçava. Deivid abriu o placar, de pênalti. Ainda usando a bola parada, Renato marcou de falta seu segundo gol desde que voltou a jogar pelo rubro-negro. Para fechar o ótimo placar, apesar de uma exibição não tão boa, Deivid deixou sua marca mais uma vez, e a ‘’Era Luxa’’ na Gávea continua invicta.

*De volta para o passado:

Pela 30ª rodada do BR-2009, o Flamengo foi até o Parque Antártica, onde venceu o Palmeiras em uma tarde inspirada de Petkovic, que marcou dois gols, o primeiro deles um golaço. No final da partida, Vágner Love, então atacante do Palmeiras, perdeu de forma bisonha um pênalti. De maneira profética os rubro-negros cantaram: ‘’ão ão ão, o Love é do Mengão’’.

No Maracanã, o Fluminense empatou com o Internacional em 2 a 2. O tricolor perdia até os 41 minutos, quando Gum ( que já havia feito o primeiro gol), deixou o placar na igualdade. O Flu ainda era o lanterna do campeonato. Alecsandro e Marquinhos marcaram pelo Inter.

Outro que seguia ameaçado pelo rebaixamento era o Botafogo, que foi até o Mineirão, e perdeu para o Cruzeiro por 1 a 0 e se manteve na zona da degola. O alvinegro jogava melhor até levar o gol, marcado por Thiago Ribeiro.

Na Série-B, o Vasco reencontrava a vitória após três rodadas sem vencer. O cruzmaltino goleou o Vila Nova por 4 a 1 em São Januário, e se manteve soberano na ponta da tabela. Nilton, Amaral, Titi e Élton marcaram pelo time carioca, e Nena descontou para os goianos.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

BR-2010: Vasco vence o Corinthians com autoridade



Grande exibição do Vasco ontem (14), em São Januário, pela 18ª rodada do campeonato Brasileiro. A partida havia sido adiada em decorrência do centenário do Corinthians, terceiro colocado do campeonato e postulante ao título, mas foi o Gigante da Colina quem pareceu estar disputando o caneco. Zé Roberto marcou o primeiro e Éder Luís também deixou o seu, mas o que deixou o vascaíno com esperanças de uma forte chegada no final do BR-2010 foi a atuação de Felipe, que desde seu retorno tinha feito atuações fracas e abaixo da expectativa dos cruzmaltinos.

A equipe comandada por PC Gusmão venceu o jogo logo no primeiro tempo e, ao contrário do que aconteceu em outros jogos, não vacilou no final. A primeira oportunidade veio nos pés de Zé Roberto, que, impedido, chutou a bola para longe do gol do goleiro Júlio César. Logo depois a jogada se repetia, e novamente o camisa 10 ficava cara a cara com o goleiro corintiano em posição de impedimento, mas dessa vez o meia não desperdiçou a finalização, 1 a 0. O único susto que Fernando Prass levou foi uma jogada na qual Iarley, aparecendo entre os zagueiros, quase empatou para o visitante. Mas logo depois o Vasco respondeu, e aos 21, após receber um lindo passe de Felipe, o artilheiro Éder Luis marcou o segundo do jogo, o gol da vitória.

No segundo tempo, o Vasco conseguiu levar a partida sem maiores problemas, a péssima atuação do Corinthians ajudou, mas a soberania do time carioca era impressionante. Fernando Prass apareceu fazendo linda defesa só para ser, mais uma vez, elogiado junto com o resto do time. O resultado dá ao Fluminense o título simbólico do primeiro turno do campeonato, e dá aos vascaínos um combustível extra para a disputa da vaga do G-4, isso se a Conmebol devolver a vaga que roubou de nós.

*De volta para o passado:

Pela 18ª rodada da Série-B de 2009, o Vasco foi até o Canindé enfrentar sua “conterrânea”, a Portuguesa. O cruzmaltino não quis saber dos laços lusitanos que unem os clubes, e venceu a partida por 3 a 1, de virada. A Lusa abriu o placar com Dinei. Gian, Adriano e Élton marcaram para o cruzmaltino.

domingo, 10 de outubro de 2010

BR-2010: Grandes jogos e péssimos resultados para os cariocas



Os cariocas voltaram a vacilar pelo BR-2010. Foram três empates e uma derrota, esta sendo no jogo de mais peso, o confronto entre Cruzeiro e Fluminense. O tricolor teve chances de gol, principalmente com Washington, que teve atuação bisonha e não acertou nada. O time mineiro, por sua vez, marcou assim que teve a oportunidade, com Wellington Paulista, cabeceando com categoria uma bola mandada da mesma maneira pelo argentino Montillo, que jogou bem, mas não desequilibrou. Conca, seu conterrâneo, buscou o jogo a toda hora, mas não é sempre que vai fazer milagre sozinho em um time completamente cansado. O Fluminense perdeu a liderança para a Raposa.

Único carioca a jogar no sábado(9), o Vasco fez, em São Januário, um jogo emocionante contra o Grêmio, mas novamente o time da colina fraquejou nos momentos finais e sofreu o empate. O primeiro gol da partida saiu logo aos 15 minutos, adivinha com quem? Éder Luis. O atacante, que no São Paulo e no Atlético Mineiro mostrou seu valor, vive com a camisa vascaína sua melhor fase. O final do primeiro tempo foi agitado. Aos 41, Jonas, o artilheiro do campeonato, deixou sua marca e empatou para o Grêmio, mas no último lance Cesinha desviou a cabeçada de Dedé e deixou o torcedor vascaíno mais feliz durante o intervalo.

No segundo tempo, o ataque vascaíno começou pressionando o Grêmio, a pressão rendeu ao time carioca uma falta. Felipe rolou a gorda para seu xará, o Bastos, que chutou forte. A bola ainda desviou na zaga tricolor, antes de entrar no fundo das redes. Com 3 a 1, a vitória estava virtualmente desenhada. Esse “desenho”, porém, começou a ser apagado novamente por Jonas. O camisa 7 do clube porto-alegrense marcou o seu 19º gol no campeonato e é, de forma isolada, o artilheiro. Percebendo a fragilidade apresentada pela defesa do Vasco, o Grêmio foi para o “abafa”. A tática deu certo, e Gabriel marcou aos 43, o gol que selou o empate recheado de gols, 3 a 3.

Seguindo o exemplo do Vasco, o Flamengo cedeu o empate após abrir dois gols de vantagem, no jogo contra o Avaí, em partida realizada no Estádio da Ressacada.A diferença entre os jogos de sábado e domingo, foi que a partida em Florianópolis foi mais heterogênea. O rubro-negro dominou amplamente o primeiro tempo, mas caiu muito no segundo, permitindo a reação do Avaí. Pelo Flamengo, destaque positivo para a atuação de Renato, que deu dois passes para, acredite se quiser, os dois gols que Val Baiano marcou. No primeiro deles, o camisa 11 estava impedido quando recebeu ótima bola de Kléberson. O segundo foi um replay do anterior, a diferença foi que neste não houve nenhuma irregularidade.

Na etapa final foi possível ver Marcelo Lomba na televisão, mas o goleiro flamenguista não viu muito a bola, e o time da Gávea apresentou de novo muitas falhas nas bolas aéreas. Foi desta maneira que a equipe catarinense chegou o empate, primeiro com Emerson, depois com Roberto. O jogo ainda teve confusão e cartões vermelhos, Léo Moura e David foram expulsos pelo Flamengo, e para Rudnei, pelo Avaí.

Fechando a rodada dos “vacilões”, o Botafogo recebeu o Palmeiras no Engenhão, que agora apresenta um gramado mais respeitável. O alvinegro não jogou melhor, mas teve mais chances de vencer. Como nenhuma delas resultou em gol, o jogo ficou no 0 a 0, o único desta rodada. A primeira oportunidade do Glorioso foi um pênalti, perdido por Loco Abreu (em sua pior atuação com a camisa do Botafogo). O uruguaio ainda desperdiçou duas chances incríveis de marcar, ambas no segundo tempo. Em uma delas chegou até a furar a bola. Na rodada anterior, contra o Guarani, o camisa 13 também deixou de marcar um gol fácil. Com o resultado, o Botafogo alcança o 14º empate, igualando o recorde do Vasco, e confirma a péssima campanha em seu estádio: são 15 jogos, 5 vitórias e impressionantes 10 empates.

* De volta para o passado:

Pela 29ª rodada do BR-2009, o Fluminense venceu por 2 a 1 o Santo André no ABC paulista. A vitória dava uma sobrevida ao tricolor, que terminou a rodada na vice-lanterna. Os gols do Flu foram marcados por Alan e Fred. Camilo descontou para os donos da casa.

O Flamengo recebeu o São Paulo no Maracanã, e também venceu por 2 a 1. O time que viria a ser o campeão brasileiro não estava sequer no G-4, mas já sonhava com ao menos uma vaguinha na Libertadores. Quem saiu na frente foram os São Paulinos, com Hernanes, mas Petkovic e Zé Roberto garantiram a vitória do rubro-negro.

No Engenhão, o Botafogo recebeu grande público para jogar contra o Avaí, mas o time não fez sua parte, e ficou somente no empate por 2 a 2. O time catarinense marcou os dois primeiros, com Emerson e William. Victor Simões empatou o jogo, que por pouco não virou tragédia.

Pela Série-B, o Vasco viajou para campinas, onde enfrentou seu xará de vestimentas, a Ponte Preta. O jogo terminou em 1 a 1, resultado que ainda deixava o cruzmaltino isolado na liderança.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

BR-2010: Val Baiano desencanta e finalmente marca pelo Flamengo



Uma derrota acachapante, um empate com direito a lesão, outro empate em jogo-sonífero e, enfim, a vitória. Assim foi a 28ª rodada do Campeonato Brasileiro para os times do Rio. O saldo foi positivo apenas para o Flamengo, na partida que marcou a volta de Vanderlei Luxemburgo ao seu clube de coração.

O rubro-negro jogou em Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, contra o Atlético-GO. Na teoria um jogo fácil, principalmente se o Flamengo não quisesse ser rebaixado. Os três pontos eram fundamentais em vários aspectos. Primeiro para aliviar o risco de rebaixamento que ficaria iminente, já que os adversários de baixo demonstram que ainda não estão mortos no campeonato. Segundo para acalmar a poeira na Gávea, tanto na parte política quanto na psicológica, pois como Luxemburgo é um personagem polêmico e vêm de um trabalho desastroso, um mal resultado já colocaria forte pressão nas suas costas.

Nas quatro linhas, se o Flamengo não foi genial nem mostrou um bom futebol tecnicamente, sobrou determinação. Ao contrário do que fez em seu primeiro dia no comando do Fla, Luxemburgo começou o jogo com Diogo fazendo dupla com Deivid. O ataque, que quando foi formado deu muitas esperanças aos torcedores, não está rendendo o que dele se esperava. Após perder inúmeras chances de gol, e esbarrar numa boa atuação do goleiro Márcio, o ataque titular foi para o banco de reservas. A esperança agora estava nos pés do promissor Diego Maurício (melhor em campo), e do temeroso Val Baiano. O atacante não vinha sendo avacalhado somente pela mídia e torcida, os adversários também deviam estar subestimando a capacidade do camisa 9.

Tanto é que quando Marquinhos levantou a bola para a área do rubro-negro goiano, o atacante ficou completamente livre para cabecear. Para espanto dos flamenguistas, “Oval” cabeceou redondamente a bola para dentro das redes, abrindo o placar para o Flamengo. O atacante ainda perdeu uma chance claríssima de gol na pequena área. O time da Gávea chegou ao segundo gol com Diego Maurício. O “Drogbinha” recebeu passe de Juan e bateu cruzado, no canto esquerdo, e fez o gol da vitória.

Na quarta-feira (6), o Fluminense recebeu o Santos no Engenhão. O tricolor até levou certo perigo à meta santista no primeiro tempo, mas a noite era de Zé Eduardo, o Zé Love. O atacante marcou os três gols da maiúscula vitória do Peixe sobre o líder do brasileirão, todos no segundo tempo. O primeiro veio de forma chorada, com Neymar acertando duas vezes a trave. O centro avante, com uma “puxeta”, fez o que o jovem craque não conseguiu, e abriu o placar. O segundo começou numa bola rifada pela defesa santista, se desenvolveu com a falha de marcação de Leandro Eusébio, e teve um belo final, com o domínio e forte chute do atacante. A torcida do flu assistia a tudo de forma incrédula. Não bastasse a péssima atuação, Fred, voltando de lesão, sentiu novamente a panturrilha, e se arrastava em campo. Como o Santos não tem nada a ver com os problemas físicos do até agora inoperante camisa 9 tricolor, aproveitou o baque psicológico no time de Muricy Ramalho, e fechou o caixão, novamente com Zé Eduardo.

Em Campinas, o Botafogo buscava sair da longa sequência sem vitórias, mas não foi dessa vez que o Glorioso voltou para General Severiano com os três pontos na bagagem. Completamente apagado, o Botafogo tinha atuação irreconhecível, mesmo levando em conta os desfalques. O gol do time do Guarani estava se desenhando, e aos 26 do primeiro tempo, Diego Barboza abriu o marcou para o Bugre. O empate do Botafogo veio no finalzinho da primeira etapa, com mais um de Loco Abreu, de cabeça.

O segundo tempo começou promissor para o Botafogo, que fez até uma partida razoável nos 45 minutos finais de jogo, mas por falta de sorte a bola não entrou. Falando em sorte, ela parece ter realmente abandonado o Glorioso, que ganha mais um reforço para o time do movimentado departamento médico. O argentino Herrera, que ao disputar uma bola, caiu de mau jeito e fraturou o ombro. Não se sabe se o camisa 17 terá condições de jogar as últimas rodadas do campeonato. O empate não foi bom para o Botafogo, que já soma sete partidas sem vitória.

Jogando na Arena da Baixada, o Vasco buscava sua terceira vitória consecutiva, mas ficou num empate sem gols com o Atlético Paranaense, em uma partida bastante morna e
sem grandes emoções.

* De volta para o passado:

Pela 28ª rodada do BR-2009, o Fluminense recebeu o Corinthians no Maracanã no jogo que marcaria o início da recuperação impressionante do tricolor, que estava virtualmente rebaixado. O jogo terminou empatado em 1 a 1. Os gols foram de Alan (Fluminense) e Dentinho ( Corinthians).

O Flamengo foi até Salvador, onde enfrentou o Vitória em um jogo de seis gols. A partida terminou em 3 a 3, mas teve sabor de vitória para o rubro-negro carioca, que empatou no finalzinho com Zé Roberto. Petkovic e Dênis Marques fizeram os outros gols do Flamengo. Roger e Ramón (duas vezes) fizeram os gols do time baiano.

No Engenhão, o Botafogo recebeu o Atlético-MG e com uma vitória por 3 a 1, saia da zona de rebaixamento. André Lima, Lúcio Flávio e Fahel marcaram pelo Botafogo. O gol do Atlético foi marcado em um pênalti convertido por Corrêa.

Pela Série-B, o Vasco foi até Bragança Paulista onde enfrentou o Bragantino. O jogo terminou em um empate sem gols.

domingo, 3 de outubro de 2010

BR-2010: Vasco vence o Goiás em uma rodada repleta de empates



Há algumas rodadas atrás o Vasco só empatava. Na 27ª, porém, somente o cruzmaltino venceu entre os times cariocas. O gigante da colina enfrentou o Goiás em São Januário, na sexta-feira, e saiu com os três pontos após vencer por 3 a 2. Foi a segunda vitória seguida do time, que soma agora soma 36 pontos, e está na décima posição. O Vasco levou alguns sustos na partida, e teve que virar o jogo duas vezes. O esmeraldino marcou primeiro, com Felipe, logo no início da peleja. Aos 25, Éder Luís (sempre ele) empatou a partida aproveitando lindo passe de Zé Roberto. Ainda no primeiro tempo o Goiás virou, com Jones. O segundo tempo começou com Zé Roberto perdendo grandes chances, mas o camisa 10 iria se redimir mais tarde. Antes dele, Max, na entrada da área, aproveitou a falha na defesa goiana para empatar o jogo para a equipe da casa, e aí sim, Zé Roberto em lindo chute aos 36 da segunda etapa deu números finais ao jogo.

No sábado, em Presidente Prudente, o líder Fluminense enfrentou um Grêmio que jogou de vermelho, mas este não era o tricolor porto-alegrense e sim o Prudente, lanterninha do certame. Nos primeiros dez minutos de partida, o tricolor carioca estudava o comportamento do adversário, para no restante dela buscar a vitória. Aos 33, Rodriguinho recebeu passe de Conca e desferiu uma bala contra a meta do goleiro Giovanni para abrir o placar. Após um segundo tempo muito aquém de suas possibilidades, o Fluminense foi punido aos 27 da etapa complementar, quando Willian igualou as coisas para o último colocado do brasileirão. Com o empate o Fluminense perdeu uma excelente oportunidade de disparar na ponta, mas ainda é o líder do BR-2010 com três pontos a mais que o Corinthians, que ficou no empate com o Ceará em pleno Pacaembú.

Os empates de Fluminense e Corinthians seriam benéficos para o Botafogo, que teria um jogo difícil contra o ameaçadíssimo Flamengo no Engenhão. O alvinegro vinha de quatro empates, e o clube da Gávea ainda sentia a ferida do pedido de dispensa do coordenador de futebol, e ídolo, Zico. A qualidade do jogo foi péssima. Foram mais de 150 passes errados. O Flamengo jogou melhor, e aproveitou a sonolência do Botafogo, mas como é de praxe, o rubro-negro não conseguia definir suas jogadas. Estava desenhado que a partida se definiria na bola parada, e foi exatamente o que aconteceu. Com 35 minutos de jogo foi o Botafogo que abriu o placar, um golaço de falta meio campista “um ponto zero” Lúcio Flávio. O segundo tempo seguiu com o Flamengo dominando a posse de bola, mas foi o Glorioso que levo mais perigo ao gol do adversário. Como não matou o jogo, novamente vacilou, e sofreu o empate quando a partida se encaminhava para o final. Alessandro fez um pênalti bobo e foi expulso por levar o segundo cartão amarelo. Petkovic cobrou e Jéfferson foi buscar, mas no rebote Léo Moura empurrou a gorda para o fundo das redes. O resultado foi péssimo para as duas equipes. O Flamengo segue em crise, com risco de rebaixamento, e o Botafogo perdeu uma boa oportunidade para tentar se aproximar novamente dos líderes.

* De volta para o passado:

Pela 27ª rodada do BR-2009, o Botafogo foi até o Serra Dourada, onde conseguiu uma importante vitória sobre o Goiás. O time não ganhava há 11 rodadas, e venceu a partida por 3 a 1. Os gols foram de: Jóbson ( que fez ótimo jogo, já em sua estréia), Victor Simões e André Lima. Amaral descontou para o Goiás aos 48 do segundo tempo.

No Maracanã, Flamengo e Fluminense fizeram o clássico da rodada, e o rubro-negro afundou o tricolor ainda mais na tabela. Com mais uma ótima exibição, Adriano marcou os dois gols da vitória do time que chegava à sexta colocação, e virava naquela altura, um candidato a uma vaga na Libertadores. O Fluminense seguia na lanterna.

Pela Série-B, o Vasco tropeçou para o Figueirense em São Januário. O time catarinense venceu por 2 a 1. Schwenck e Fernandes marcaram pelo Figueira, Nilton diminuiu no final da partida. Mesmo com a derrota, o Vasco seguia na ponta da tabela