quinta-feira, 30 de setembro de 2010

BR-2010: Aumenta a vantagem tricolor



O Botafogo empatou com o Corinthians. O resultado acabou ajudando o Fluminense, que ajudou o Flamengo ao vencer o Avaí. Só o Vasco, que venceu os Santos, ficou de fora dessa roda de amigos. Devido às eleições que acontecerão neste fim de semana, a 26ª rodada do Campeonato Brasileiro foi antecipada. Na terça-feira (28), Flamengo e Vasco fizeram suas partidas, Fluminense e Botafogo bateram o ponto dos cariocas na quarta-feira (29).

Na terça-feira, dia de alívio e de apreensão. O alívio ficou por conta dos vascaínos, que só viam o time empatar, e na última rodada em atuação desastrosa de Heber Roberto Lopes, viram o Gigante da Colina perder para o Guarani por 1 a 0, e começar a flertar com a zona da degola. O jogo agora foi contra o Santos, do habilidoso e problemático Neymar, em São Januário. O cruzmaltino finalmente venceu, 3 a 1, destaque para a atuação de Éder Luis. O Vasco levou um sufoco e quase sofreu o empate, principalmente quando Jumar foi expulso, mas dessa vez o time de PC Gusmão finalmente somou três pontos em um jogo só, e consegue respirar um pouco mais aliviado, no meio da tabela.

A apreensão ficou por conta do Flamengo, que graças ao gol de Deivid, no finalzinho da partida contra o Goiás, no Serra Dourada, não voltou para o Rio com um resultado trágico. O rubro-negro era o primeiro time fora da zona de rebaixamento, e enfrentava o ameaçadíssimo Goiás, que nas últimas quatro rodadas vêm demonstrando evolução sob o comando de Jorginho, ex-auxiliar técnico de Dunga na seleção brasileira. O primeiro gol foi marcado por Jean, contra a própria meta. Na metade final do jogo, o time da Gávea pressionava, mas não conseguia marcar o gol de empate, o resultado era terrível. A torcida pedia a cabeça de Silas, que ganhou sobrevida no empate, mas deu uma de peladeiro nervosinho ao colocar a culpa do mau resultado no gol contra de Jean, o que causou grande descontentamento na cúpula de futebol comanda por Zico.

No dia seguinte, o Fluminense, jogando no Estádio Raulino de Oliveira, venceu o também ameaçado Avaí por 1 a 0, gol de Conca, o craque do campeonato até o momento. Apresentando um bom volume de jogo, mas não deixando de levar sustos durante a partida, o tricolor só conseguiu abrir o placar na metade final da segunda etapa, após escanteio. O flu aumenta a vantagem para o segundo colocado, Corinthians, que empatou com o Botafogo no Pacaembú.

A partida entre os dois alvinegros foi muito movimentada, com grandes reviravoltas, mas ficou marcada pelos erros de arbitragem. O Timão já começou marcando, com Bruno César. O camisa 10 recebeu longo passe de Roberto Carlos, e com grande categoria colocou a redonda na gaveta de Jéfferson, que nada pôde fazer. O empate do campeão carioca veio com sua jogada mais forte, a bola aérea. Herrera, pela direita, cruzou, e Loco Abreu cabeceou com estilo para a meta de Júlio César. Minutos depois, o uruguaio deixou Herrera de cara para o gol, mas o bandeirinha marcou impedimento. Foi o primeiro erro.

Na segunda etapa, o time da casa pressionou o tempo todo, mas a defesa do Glorioso foi eficiente, e em certas ocasiões contou com a sorte. O Botafogo tentava sair em contra-ataques, mas raramente conseguia. Apesar de ter menos posse de bola, o time carioca virou o jogo, com Herrera, mas novamente a arbitragem se equivocou e marcou o impedimento do argentino, prejudicando novamente o time da estrela solitária, que teve mais duas chances de virar o jogo, mas dessa vez tropeçou em suas próprias pernas. A primeira veio com Somália, que em contra ataque preferiu o chute ao passe para os companheiros. A segunda veio com o irresponsável Caio. Na última jogada da partida, o atacante limpou com um drible goleiro, e zagueiro do Corinthians, tinha Abreu e Marcelo Cordeiro de cara para o gol, mas optou pela jogada plástica e tentou fazer um gol de cobertura. A conta do empate é mais dele do que dos erros de
arbitragem.

*De volta para o passado:

Na 26ª rodada do BR-2009, o Flamengo foi até o Beira-Rio, onde enfrentou o Internacional em um jogo que parecia muito mais pólo aquático do que futebol devido o volume de água no campo. O jogo terminou em um empate sem gols.

No Maracanã, o Fluminense venceu após 11 partidas. A partida foi contra o Avaí, que fazia campanha surpreendente. Os gols foram de: Alan, Fábio Neves, e, novamente Alan (Fluminense). William e Muriqui (Avaí).

No Engenhão, no dia que inaugurou a estátua de Nilton Santos, o botafogo levou uma “sova” do vitória, que ganhou de 3 a 1, mas podia ter feito mais gols. Gols de: Leandro, Leandro Domingues e Gláucio (Vitória). O Botafogo descontou aos 47 com Laio.

Pela Série-B, o Vasco venceu o Duque de Caxias no Maracanã por 1 a 0. O gol do Vasco foi marcado por Carlos Alberto.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Segunda rodada da Champions League: Eto´o, o artista



Inter e Werder Bremen:

Desde que Rafa Benítez assumiu a Inter de Milão, o time que no ano passado ganhou tudo, não fez uma partida convincente. Depois da vitória de hoje, por 4 a 0 sobre o Werder Bremen, já podemos dizer que fez. Apesar liderar a Série-A, os nerazzuri não tinham convencido sua torcida, e para piorar vinha de derrota para a Roma. Teoricamente a partida contra o Werder Bremen, No Giuseppe Meazza, seria difícil, e os torcedores pensaram assim. O estádio de Milão não estava cheio. O jogo começou, e logo no início, Phillippe Coutinho, estreando como titular perdeu uma grande chance de marcar o primeiro do jogo. Coutinho fez boa partida, e pouco a pouco vai evoluindo, e amadurecendo, jogar ao lado de grandes jogadores ajuda muito.Os milaneses dominaram completamente o primeiro tempo, e o jogo já estava definido nos primeiros 45 minutos, que terminaram com vantagem de três gols do time italiano contra nenhum da equipe de Bremen. O primeiro tento nasceu de uma falha na saída de bola do time alemão. Cambiasso roubou a bola, e tocou para Eto´o, que tocou rasteiro, no maior estilo “Romário” para abrir o placar. Minutos depois, com uma matada de bola fenomenal, o camisa 9 ampliou o placar. O camaronês estava impossível, e não satisfeito em balançar as redes duas vezes, ainda serviu Sneijder, que em toque de categoria fez o terceiro para a Inter.

Com o resultado definido, a equipe da casa só precisou cozinhar o jogo. Júlio César e Lúcio foram substituídos. O Werder Bremen não demonstrava nenhuma reação, mas Eto´o estava insaciável, e ainda marcou o seu terceiro no jogo, a “tripleta” como dizem os italianos, uma exibição para entrar na história do Meazza. A equipe nerazzuri lidera o grupo A com quatro pontos, e um saldo de quatro gols positivo.

Com os mesmo quatro pontos, mas com três de saldo, temos o Tottenham, que também goleou pelo Grupo-A. A equipe londrina do goleirão Gomes goleou os holandeses do Twente por 4 a 1 no White Heart Lane, em um jogo repleto de penalidades máximas. Os gols foram de: Pavlyuchenko(2), Van der Vaart, e Bale. Chadli descontou para o atual campeão holandês.

Barcelona e Rubin Kazan:

A equipe catalã foi até a cidade russa de Kazan enfrentar o time local, o Rubin. O Barcelona controlou a posse de bola durante o jogo inteiro como sempre, mas sentiu a falta de Messi, que entrou somente na metade final da partida, que terminou em 1 a 1. Aos 12’o Barça teve sua primeira grande chance de marcar: Villa deu lindo passe para Pedro, o jovem avante se esforçou para alcançar a bola, que beijou o travessão. O Rubin Kazan jogava muito fechado, à espera de um contra ataque. Aos 28’, o time da casa saiu em rápido contra-ataque, e Daniel Alves fez pênalti em Kaleshin. O equatoriano Noboa bateu forte e abriu o placar, no final do primeiro tempo, de novo em passe de Villa, Pedro quase empatou.

O gol de empate só saiu aos 13’do segundo tempo, quando Iniesta sofreu pênalti muito parecido com o cometido por Dani Alves no primeiro tempo. Villa bateu, e converteu. É o quarto gol do atacante com a camisa azul-grená. Logo após o empate, Guardiola tirou Mascherano para colocar Messi, que mesmo fora de forma, deixou melhorou o jeito de jogar do Barça. O argentino fazia tabelas perigosas com Iniesta, na intermediária do adversário. A entrada de Obafemi Martins deixou o Rubin mais perigoso na frente, e o nigeriano quase fez o seu aos 40’, mas a bola por ele cabeceada encontrou a trave do gol de Valdés. No último lance da partida, Messi e Iniesta voltaram a tabelar, e o espanhol quase marcou um golaço.

No Estádio Mestalla:

O Valência, atual líder do campeonato espanhol, recebeu o todo poderoso Manchester United. A partida começou bastante equilibrada, e as duas equipes tiveram chances de abrir o placar, mas o Valência jogava melhor. No segundo tempo, o time da casa seguia atacando, principalmente pelas pontas, mas a defesa dos Red Devils funcionava bem. O time inglês provou seu poder de decisão aos 40 do segundo tempo, quando o mexicano Javier Hernandez, o “Chicharito”, entrou no lugar do brasileiro Anderson, e marcou o gol da vitória. Foi o 26º gol de um suplente do United na Champions.

Outras partidas:

O Shalke 04 finalmente deu aos seus fanáticos torcedores um motivo para comemorar. O time alemão recebeu o Benfica em Gelsenkirchen, e com gols de Huntelaar e Farfán, venceu o time português por 2 a 0.

O Panathinaikos recebeu em Athenas os dinamarqueses do Copenhagen, e perderam por 2 a 0. Os gols foram marcados por: N´Doye e Vingaard. O brasileiro Gilberto Silva, do Panathinaikos, foi expulso.

Em Israel, o Lyon enfrentou o Hapoel Tel Aviv, e venceu por 3 a 1. Michel Bastos deixou sua marca duas vezes, Pijanic fez o terceiro do time francês. O gol do time israelense foi marcado pelo goleiro Eneyama, de pênalti.

Rangers e Bursaspor, da Turquia, fizeram na Escócia um jogo de baixo nível técnico. No final das contas o time da terra do whisky saiu vencedor, para delírio de sua fanática torcida. O único gol da partida foi marcado por Steven Naismith.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Segunda rodada da Champions League:



Na Amsterdam Arena:

Tudo bem que o Milan está aquém das expectativas de seus torcedores, principalmente nas últimas duas temporadas, e o Ajax há tempos não impõe o respeito de tempos atrás, mas são duas camisas de peso inestimável. Os times se enfrentaram pela segunda rodada da Champions League, em Amsterdã. O jogo começou com as equipes se estudando, e com o Ajax saindo com mais velocidade nos contra-ataques. A primeira grande chance do jogo foi do Milan. Robinho (em mais uma atuação fraca) avançou pela esquerda e chutou cruzado, obrigando Stekelenburg a fazer grande defesa, na sequência o Ajax respondeu em um chute que assustou o goleiro Abbiati. Com 20 minutos do primeiro tempo o jogo ficava mais corrido, Luís Suárez era o melhor em campo. Aos 22, o atacante uruguaio, avançou pela direita, passou a bola entre as pernas de Nesta, e tocou para El Hamdaoui abrir o placar para o time holandês.
O Milan tentava uma resposta, e Robinho aos 29 perdeu uma chance incrível. Cara a cara com Stekelenburg, brasileiro chutou a bola para fora. Ibrahimovic provou o porquê é titular absoluto da equipe italiana, e aos 36 aproveitou belo passe de Seedorf para empatar o jogo. Após o gol, o Milan conseguiu equilibrar o jogo nos minutos finais da primeira etapa. O segundo tempo, ao contrário do anterior, foi fraco. O jogo ficou mais disputado no meio campo, e as equipes não chegaram tanto a ameaçar Abbiati e Stekelenburg. O goleiro da seleção laranja só foi mostrar seu grande valor, e ótima fase aos 36’ quando operou um milagre sob as traves, impedindo o gol de Boateng, e o clássico continental que já foi final de torneio europeu terminou empatado em 1 a 1.

No Stade I´Abbé-Deschamps:

A outra partida do “grupo da morte” foi entre Auxerre e Real Madrid, na França. O time merengue não repetiu a boa atuação da estréia, e encontrou muitas dificuldades para vencer o jogo. Cristiano Ronaldo buscou insistentemente o jogo, mas não conseguiu marcar o seu. A vitória dos madrilenos veio somente aos 36 do primeiro tempo, com gol do argentino Ángel di Maria, que entrara pouco antes no lugar de Diarra. O Auxerre pressionou, mas não conseguiu balançar as redes de Casillas.

No Stadion Partizana:

O Partizan recebeu o Arsenal, e não facilitou a vida do time inglês. Arshavin marcou logo aos 15 minutos, mas o time da casa não se deu por vencido e chegou ao empate após o brasileiro Cléo converter pênalti cometido pelo conterrâneo Denílson. Na segunda etapa, os gunners tiveram a oportunidade de marcar o segundo, também de pênalti, mas Arshavin dessa vez perdeu a cobrança. O gol da virada só chegaria aos 25, quando Chamakh aproveitou cruzamento de Rosicky, e escorou de cabeça. Aproveitando o fato de ter um jogador a mais em campo, o time londrino fechou a conta com Squillaci, 3 a 1 para a equipe de Arséne Wenger, que jogou desfalcada de Fábregas, e agora lidera o grupo H, com duas vitórias.

Na Suíça:

O Bayern de Munique, atual vice-campeão, enfrentou o Basel. Os Bávaros vinham de uma derrota em casa na Bundesliga, mas não se desanimaram e venceram o time da casa por 2 a 1, no estádio St. Jakob-Park. Schweinsteiger marcou os dois gols do time alemão, que termina esta segunda rodada na primeira colocação do grupo E. Na outra partida do grupo, a Roma recebeu o Cluj no Estádio Olímpico, e também venceu por 2 a 1, gols de Mexés e Borriello. Adriano, que como vem acontecendo, começou no banco, entrou no meio do jogo sem fazer pirraça para Cláudio Ranieri.

No Stamford Bridge:

O Chelsea recebeu o Olympique de Marselha, e mostrou porque é um dos favoritos a levantar a taça. Os Blues venceram por 2 a 0, e lideram o Grupo F. O primeiro a marcar foi o capitão John Terry, aproveitando cruzamento de Gael Kakuta. O time londrino fechou o caixão da equipe francesa ainda no primeiro tempo, com um pênalti convertido pelo também francês Nicolas Anelka.

Outros jogos:

Com três gols brasileiros o Spartak Moscou venceu o saco de pancadas Zilina por 3 a 0, destaque para Ari, que marcou os dois primeiros do time russo. Íbson, ex-Flamengo, fechou o placar aos 44 do segundo tempo. Alex, ex-Inter também jogou.

O Braga, do goleiro Felipe, enfrentou o Shakhtar Donetsk em Portugal. A partida era a que reunia o maior número de jogadores brasileiros (10) e o time português se consolidou como pior time da competição. Aos 12 do segundo tempo Luis Adriano abriu o placar para os ucranianos, o atacante marcaria o segundo 13 minutos depois. Aos 45 minutos Willian deu números finais ao jogo em cobrança de pênalti.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

BR-2010: Fluminense de volta à liderança



O Fluminense volta a ser o líder do brasileirão. O tricolor ganhou do Vitória por 2 a 1 em Salvador, aproveitou o tropeço do Corinthians diante do Internacional, e retomou a ponta. O jogo foi difícil, o time baiano vinha de cinco rodadas de vitória, e começou agredindo a equipe de Muricy Ramalho. A partir da metade do primeiro tempo o jogo ficou mais equilibrado, mas os primeiros 45 minutos terminaram sem gols.
Na segunda etapa, Deco e Conca acordaram para o jogo, e, consecutivamente, o tricolor melhorou (e muito) na partida. Aos oito minutos, Rodriguinho, que novamente fez boa partida, sofreu pênalti, que foi convertido por Conca. Cinco minutos após o tento tricolor, veio a reação baiana. Em cobrança de falta, Bida lançou um foguete, que foi muito mal espalmado por Rafael. A bola sobrou para Henrique empurrar a gorda para o fundo das redes. Não deu nem tempo de comemorar, pois 1 minuto depois, Rodriguinho deixou o tricolor carioca novamente na frente, novamente na liderança.

O Botafogo, com muitos desfalques, recebeu o Atlético Paranaense no Engenhão. O alvinegro começou melhor o jogo, e aos 22 minutos, após bela troca de passes do time, Edno, em um forte chute de esquerda abriu o placar. O Botafogo ainda teve outras oportunidades de aumentar o placar, e deixar o jogo resolvido. Numa delas, Lúcio Flávio, que devido aos desfalques voltou a jogar, ficou frente a frente com o goleiro Neto, mas preferiu rolar a bola para o meio da área. O grito de gol estava pronto para sair da garganta dos torcedores, mas o lateral Marcelo Cordeiro passou da linha da bola. A partir daí o Furacão cresceu na partida, e passou a pressionar o time da casa. No segundo tempo, o técnico Paulo César Carpegiani, colocou Paulo Baier, e o rubro-negro curitibano ganhou o domínio no meio de campo. Quando parecia que o jogo já estava sacramentado, Elizeu, que entrou no lugar de Edno e fazia sua estréia no time, deu um passe bisonho, aos 45 minutos, que originou o contra-ataque fulminante que resultou no gol do Atlético, em chute de Gerrón. Péssimo resultado para os dois, mas pior ainda para o Botafogo, devido principalmente às circunstâncias do jogo.

No sábado, tanto Vasco quanto Flamengo perderam, e se aproximaram da zona do rebaixamento. O rubro-negro recebeu o Palmeiras, e levou 3 a 1. O destaque do primeiro tempo foi Kléber, atacante do Verdão, que marcou os dois primeiros gols do jogo, o primeiro de pênalti. Também de pênalti, Petkovic, diminuiu para o time da Gávea, dando ao torcedor a esperança de que o empate, mesmo em uma atuação fraquíssima, era possível. Mas não foi. Aos 44 da etapa derradeira, Lincoln desviou cruzamento para fazer o terceiro. Pela primeira vez no campeonato o Palmeiras emendou duas vitórias seguidas

O Vasco foi até Campinas enfrentar o Guarani no Brinco de Ouro da Princesa. A arbitragem ficou o Héber Roberto Lopes, que já havia feito uma atuação ruim no jogo entre Botafogo e Cruzeiro. O Vasco novamente não teve poder de finalização, mas também podemos creditar à derrota vascaína ao Juiz, que marcou um pênalti inexistente para o Bugre aos 35 minutos do segundo tempo.

* De volta para o passado:

A 25ª rodada do BR-2009 foi emblemática para o Flamengo. O rubro-negro recebeu o Coritiba no Maracanã, e em ótima atuação de Adriano, sapecou 3 a 0 no Coxa. O primeiro gol foi marcado por Petkovic, em belíssima cobrança de falta. O segundo foi uma de Adriano, o atacante encobriu o goleiro Michel Bastos. O terceiro foi de Willians.

O Botafogo, com a corda no pescoço foi até a Vila Belmiro jogar contra o Santos, o clássico interestadual mais charmoso, e de mais histórias do Brasil. O jogo terminou num empate sem gols, e Jéfferson já se apresentava como um dos salvadores do alvinegro na luta contra do descenso de 2009. O detalhe curioso, engraçado, e que mostra o que a fama e a vaidade fazem com as pessoas do jogo, é o seguinte: Neymar sem moicano, e com um cabelinho bem ruinzinho no ano que antecedeu o seu “nascimento” como grande jogador.

O Fluminense também jogou fora de casa, contra o Grêmio, e o rebaixamento já era uma realidade para o tricolor. O time de Cuca levou uma chinelada de 5 a 1, e esperava na lanterna, pelo milagre que viria nas rodadas posteriores. Pelo tricolor gaúcho foram dois gols de Souza, um de Tcheco, Jonas e de Cássio, do flu, que marcou contra. Quem descontou para os cariocas foi Kieza.

No Maracanã cheio, o Vasco venceu o Guarani por 1 a 0, abria 12 pontos de diferença para o quinto colocado da série B, e chegava cada vez mais perto de seu retorno à elite do futebol brasileiro.

domingo, 26 de setembro de 2010

Calcio: Roma bate Inter, Juve reencontra a vitória, e Ibra garante vitória rossonera



Mal chegou ao Milan, e Robinho já começa a ganhar a fama de ter corpo mole, principalmente nos treinamentos. O brasileiro, que vinha sendo banco no Milan, foi titular na vitória por 1 a 0 de ontem contra o bom time do Genoa, em Milão, com mais um gol de Ibrahimovic, que ao que parece voltou a ter o faro de gols que não apresentou 100% quando esteve no Barcelona. Robinho teve chance de marcar ao 36 minutos, mas errou. Os erros do ex-santista, que tem cadeira cativa na seleção, irritaram a torcida rossonera, que chegou a vaiar o camisa 70.

Na capital da bota, Roma e Inter se enfrentaram. Os gialorossi buscavam sua primeira vitória no campeonato, enquanto os nerazzuri pretendiam seguir com a invencibilidade. O primeiro tempo foi movimentado, mas ninguém abriu o placar. No segundo tempo, a qualidade do jogo caiu, mas sobrou vigor nas divididas. O jogo, nos últimos anos, têm sido o de mais apelo, rivalidade, na Itália. Roma e Inter, nos últimos anos foram as equipes que tiveram mais sucesso nos torneios da Itália, na Série-A os lobos da capital foram os perseguidores dos milaneses nos últimos anos, e na Copa da Itália ambas as equipes têm se revezado nos títulos. Para a alegria da torcida local, a Roma venceu pela primeira vez no Calcio, 1 a 0, gol marcado nos acréscimos pelo montenegrino Vucinic. Adriano entrara em campo nos minutos finais, mas se recusou.

A Juventus finalmente venceu, a vítima da “Vecchia Signora” foi o Cagliari. A partida foi movimentada, com muitos gols, e o destaque foi o sérvio Milos Krasic, que fez um hat-trick (ou tripleta, como é chamado o feito na Itália) na vitória de 4 a 2 do alvinegro. Bonucci completou o placar para a Juve. Matri fez os dois gols do time da Sardenha.

sábado, 25 de setembro de 2010

Premier League: Man.City e Chelsea, o jogo dos milhões de libras



No duelo entre os novos ricos Manchester City e Chelsea, o lado do dinheiro árabe se deu melhor, e o Manchester City do Sheik Mansour ganhou os Blues de Abramovich por 1 a 0, gol de Tévez, que em bela arrancada marcou aos 13 do segundo tempo. O argentino é sempre fatal quando joga contra o time de Londres.

O Chelsea vinha de cinco vitórias consecutivas nas cinco primeiras rodadas da Premier League, e assim como no ano passado, perdeu para os Citizens no City of Manchester Stadium. A atuação do meio-campista brasileiro Ramirez foi mais uma vez decepcionante, e o volante ainda perdeu a bola que resultou no gol do City.

Apesar da derrota, o Chelsea segue líder do campeonato com 4 pontos de folga para o City, Arsenal e manchester United ( que joga amanhã).

O Arsenal decepcionou sua torcida. Depois de golear seu maior rival, o Tottenham, pela Carling Cup, o time de Arséne Wenger perdeu para o West Brom. por 3 a 2 em pleno Emirates Stadium e jogou fora a chance de se aproximar ao Chelsea na liderança do Campeonato Inglês. O West Brom, que no início da temporada levou 6 do Chelsea, vai se recuperando e agora ocupa a 5ª colocação, extamanete atrás dos Gunners.

Outro que decepcionou foi o Liverpool, em fase de preocupante decadência. Os Reds somente empataram com o Sunderland em 2 a 2 no Anfield. Kuyt ( aproveitando falha monstruosa do zagueiro Turner) abriu para os Reds. Bent virou o jogo e Gerrard, com assistência de Fernando Torres, igualou o placar. O Liverpool ocupa somente a 15ª colocação.

Para completar a péssima rodada do "Big Four", o Manchester United foi ao Reebook Stadium, na grande Manchester, onde empatou com o Bolton em 2 a 2. Os Trotters abriram o placar logo aos 6 minutos, Knight aproveitou cobrança de escanteio para colocar a bola nas redes de Van der Sar. O jogo seguia movimentado, e o time da casa não se fazia de rogado e partia para cima doe Red Devils, mas sofreu o empate aos 22, quando o português Nani fez um belo gol. De forma impressionante, o Bolton seguia agredindo o United, e conseguiu a virada com Petrov, no segundo tempo, em um chute, desviado em Fletcher, sem chances para o goleirão holandês. Coube ao veterano Michael Owen a tarefa de salvar os vermelhos, e o camisa 7 mostrou seu faro de gols aos 29 da segunda etapa, marcando de cabeça o gol que sacramentou o empate.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

BR-2010: A ressurreição tricolor



Quarta-feira de clássico no Engenhão, Botafogo e Vasco se enfrentaram em uma partida de reviravoltas e fortes divididas. No início da partida, o Vasco quase marcou, mas o chute do ineficiente Rafael Coelho passou raspando a trave de Jéfferson, que novamente foi convocado para defender a seleção brasileira. Logo depois o cruzmaltino abriu o placar, em chute de Ramón, que desviou em Danny Morais e enganou o goleiro alvinegro. O Vasco ameaçava ampliar o placar em bons contra-ataques puxados por Éder Luis, enquanto o Botafogo se lançava ao ataque com Maicosuel. Quando o Glorioso começava crescer no jogo, Maicosuel, que perdera incrível chance na pequena área, driblou Dedé e ficou de frente para Fernando Prass, mas na hora da finalização o meia sentiu o joelho e caiu, o meia vai ficar de fora de 6 a 8 meses, uma perda enorme para o Botafogo, que vem sofrendo com seguidas contusões de seus atletas. Aproveitando a situação, Éder Luis, soberano no primeiro tempo, puxou um contra ataque mortal e arrematou de fora da área no canto de Jéfferson, um golaço, o segundo de fora da área que o Botafogo toma consecutivamente, mostrando o quanto a zaga está desprotegida, e sentindo a falta de Marcelo Matos.

O segundo tempo foi espelho do primeiro, mas dessa vez o Vasco perdia muitas oportunidades de matar o jogo. Herrera, que entrara no lugar de Maicosuel, aproveitou a primeira grande falha do Vasco, na saída equivocada de Fernando Prass, e de cabeça fez um lindo gol. Logo depois, o intempestivo atacante foi expulso, e complicou ainda mais as coisas para o alvinegro. Sentindo o bom momento, PC Gusmão lançou Carlos Alberto e Felipe, e apesar do empenho do Botafogo, o Gigante da Colina cozinhava o jogo, e parecia esperar somente pelo fim do jogo. O Botafogo voltara a ser aquele do campeonato estadual. Limitado, e apostando tudo na jogada aérea. E, assim como no início do ano, a proposta de jogo deu certo. Muito mais pelo Vacilo de Titi, que no último minuto colocou a mão na bola cruzada para Abreu, cometendo o pênalti. O uruguaio bateu, e com categoria, a redonda balançou as redes no lado esquerdo de Fernando Prass, quinto gol consecutivo do atacante, que comemorou muito. Empate com gosto de vitória para o Botafogo, para o Vasco, mais um empate, o 12º.

O placar em 2 a 2 se repetiu também no Olímpico, onde o Flamengo enfrentou o Grêmio. Jogando cada vez melhor, o rubro-negro fez uma partida equilibrada com o tricolor gaúcho, que vinha embalado no brasileirão. Quem saiu na frente foi o Grêmio, logo no início, gol de Douglas. Aproveitando sempre o lado esquerdo do Grêmio, Léo Moura foi uma figura importantíssima para o Flamengo, e ganhou todas as jogadas em cima de Fábio Santos. Foi dos pés do lateral que saiu o cruzamento que culminou no gol de Kléberson, aos 33 minutos. Aos nove do segundo tempo, aproveitando mais uma falha da defesa rubro-negra, Jonas, artilheiro gremista, desviou de leve a bola que já havia sido desviada por André Lima, Marcelo lomba não teve chance de defesa. Perdendo por 2 a 1, o Flamengo atacava o time gaúcho, fazia tudo quase certo, mas esbarrava no goleiro da seleção, Victor. Mas Petkovic, matando errado a bola, e acabou matando Victor, e ficou de cara para o gol. O sérvio não só teve que empurrar a bola para as redes para empatar o jogo aos 41 do segundo tempo. O Flamengo lentamente demonstra sua evolução.

O Fluminense, que vinha de um período sem vitorias reencontrou os três pontos de forma acachapante, goleou o incrivelmente fraco Atlético Mineiro, no jogo que culminou na demissão de Vanderlei Luxemburgo. O tricolor começou melhor, e abriu logo o placar com Leandro Euzébio, zagueiro artilheiro do time, aliás, o sistema defensivo foi o grande destaque do time. O Atlético não estava entregue ainda, e Daniel Carvalho, de falta, empatou o jogo, que manteve um certo equilíbrio até os 35 minutos, quando os flancos do time das laranjeiras mostrou efetivamente sua força, e deu início ao show tricolor no Engenhão. Carlinhos desempatou, Gum contabilizou o segundo gol de zagueiro da noite. Carlinhos fez o seu segundo, e Marquinhos fechou o caixão nos minutos finais. O Fluminense que começara a rodada na terceira posição, passou o Cruzeiro e volta a ameaçar a liderança do Corinthians.

* De volta para o passado:

Pela 24ª rodada do BR-2009, o Flamengo recebeu o frágil time do Sport no Maracanã e venceu por 3 a 0, poderia ter feito muito mais se o goleiro Magrão não fizesse boas defesas. Com a vitória, o rubro-negro já via o então G-4 como uma realidade. Os gols do time da Gávea foram marcados por Adriano (aos 2 min.), Zé Roberto, e Adriano de novo, no finalzinho do jogo.

No dia seguinte, Botafogo e Fluminense fizeram o clássico dos desesperados, com os dois times na zona de rebaixamento, e o resultado não foi bom para nenhum dos dois, e o jogo foi difícil de ser ver, 0 a 0. Se o jogo teve algum “gol”, este foi do goleiro Jéfferson, que no final do jogo fez uma linda defesa após chute do tricolor Kieza.

O Vasco foi até o ABC paulista para enfrentar o São Caetano, no Anacleto Campanella, e ganhou mais um jogo pela Série B, 1 a 0, gol de Elton, aos 38 do segundo tempo.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Uma lavada no clássico londrino



Tottenham e Arsenal se enfrentaram pela Carling Cup, a Copa da Liga Inglesa. O confronto é o de maior rivalidade da cidade de Londres. Embora o Chelsea nas últimas temporadas tenha incomodado os Gunners mais do que os Spurs, o ódio entre as equipes já está enraizado há muito mais tempo. No total os dois já se enfrentaram 164 vezes, este é o sétimo confronto entre os londrinos na Copa da Liga Inglesa. No último deles, uma lavada dos Spurs, 5 a 1 no White Heart Lane.

As duas equipes pouparam alguns de seus jogadores, o Tottenham muito mais. Quando a bola rolou, foi o Arsenal quem ditou o ritmo da partida. O Tottenham tentava jogar na velocidade e contra-ataque, mas os altos números de faltas (três cartões amarelos só no primeiro tempo) e de passes errados atrapalharam o time. Sandro, ex-Internacional, fez seu jogo de estréia. O Arsenal abriu o placar aos 15 do primeiro tempo, com Lansbury, que empurrou a bola para as redes.

No segundo tempo, Harry Redknapp, técnico dos Spurs, tirou Giovanni dos Santos pra colocar o artilheiro Robbie Keane. O atacante mal entrou, e, impedido, tratou logo de empatar o jogo. Com o empate, as duas equipes passaram a se arriscar mais, e o segundo tempo ganhou em movimentação, mas o gol não saiu, e a partida foi para a prorrogação.

Logo no início, pênalti para o Arsenal. Narsi bateu e guardou, foi o primeiro gol do francês na temporada. Minutos depois, Steven Caulker cometeu mais um pênalti contra os Spurs. Narsi ampliou. Precisando fazer dois gols, o Tottenham se lançou ao ataque. Sobrou espaço para os Gunners. No último minuto do primeiro tempo da prorrogação, Arshavin, em um chute cruzado transformou a vitória em goleada. No lance seguinte, um gol perdido em cima da linha mostrou ao Tottenham que a bola definitivamente não queria entrar, não era dia. A torcida do alvi-rubro londrino gritava “Olé”, o time se classifica para a próxima fase do torneio. Em 164 jogos entre as equipes esta é a 69ª vitória do Arsenal. Os Spurs ficam com 51 vitórias, o número de partidas terminadas em empate é 44.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Na Europa: O melhor jogo do fim de semana



Não foi só no Brasil que tivemos clássicos pelos campeonatos nacionais. Na Inglaterra, Manchester United e Liverpool se enfrentaram pela 5ª rodada da Premier League, no duelo que reúne os dois mais vitoriosos times da terra da Rainha. Por jogar e sua casa, o Old Trafford, foi o Manchester United quem usou a característica camisa vermelha. E o time da casa começou melhor, dominou o primeiro tempo, e aos 42 minutos se viu recompensado quando Berbatov, de cabeça, deixou os Red Devils na frente. Era o começo do show do atacante búlgaro.

Aos 14 da segunda etapa, novamente ele, Berbatov, fez um gol. Ou melhor, fez “o” gol. Um golaço, uma pintura. O camisa 9 dominou a bola que fora cruzada pela direita, e, sem deixar a gorda cair, emendou uma puxeta, quase uma bicicleta, que bateu no travessão e entrou no canto esquerdo do goleiro Pepe Reina, que nada, absolutamente nada pôde fazer. Este é o gol que ilustra este post.
Cinco minutos depois do histórico gol, começou a reação do Liverpool. O time vem sendo uma decepção neste início de temporada, mas ainda tem alguns jogadores de excelente qualidade, como Fernando Torres e Steven Gerrard, e foram eles os comandantes da reação dos “somente” Red´s. Torres sofreu pênalti claro, que Gerrard converteu com a categoria de sempre. Seis minutos depois, aos 25, a jogada quase se repetiu, mas Torres sofreu a falta fora da área. Como no pênalti anterior, foi o camisa 8 quem cobrou a infração, que atravessou o único espaço da barreira pelo qual não podia, e morreu no fundo das redes. Gerrard, de novo marcava o seu, e igualava o placar no Estádio dos Sonhos.

O torcedor do Liverpool só não contava que Berbatov, antes contestado pela sua própria torcida, marcaria de novo, fazendo o seu “hat-trick” aos 39, o gol da vitória do United, que ocupa a terceira colocação do campeonato, atrás de Chelsea e Arsenal.

O último jogador do United a marcar um “hat-trick” contra o Liverpool foi Stan Pearson, na vitória de 5 a 0, em 11 de setembro de 1946. A partida foi disputada no Maine Road, também em Manchester, porque o Old Trafford passava por reformas devido aos bombardeios oriundos da Segunda Guerra Mundial. Pearson marcou cinco “hat-tricks” com a camisa do Manchester, sendo este contra o Liverpool obviamente o mais celebrado. O atacante, que jogou de 1936 até 1954 pelo United morreu em 20 de fevereiro de 1997, com 78 anos.

domingo, 19 de setembro de 2010

BR-2010: Nenhum carioca vence pela 23ª rodada



Um jogaço entre Botafogo e Cruzeiro, sábado no Engenhão. O Botafogo começou melhor, e logo aos 6 minutos, Alessandro abriu o placar para o Glorioso com um belo gol. Após o tento, o Botafogo jogou muito recuado, dando espaço para a reação cruzeirense. Minuto após minuto, Montillo foi dominando o meio campo. O time mineiro chegou a ter um gol anulado, fora isso não teve grandes oportunidades no primeiro tempo. A segunda etapa começou como tinha acabado a primeira. Aos 11 minutos, Caio, que entrara nos primeiros 45 minutos para substituir o zagueiro Danny Morais, e atuou na ala direita, fez pênalti em Diego Renan. Montillo bateu, e empatou o jogo. Joel lançou Edno e Herrera no time, mas foi Montillo, em uma de suas muitas belas jogadas, quem virou a partida, um golaço. A derrota era um péssimo resultado para o time de General Severiano. Por estar atrás do resultado, o alvinegro precisava sair mais para o jogo, e fazendo isso melhorou em campo. Maicosuel sofreu pênalti que Loco Abreu bateu no canto direito de Fábio. Foi o quarto gol seguido do uruguaio no brasileirão, 2 a 2. O Botafogo ocupa agora a 5ª colocação.

O Vasco foi até Porto Alegre para enfrentar o Internacional, o campeão da América. No primeiro tempo, o cruzmaltino dominou o Inter. Renan, o goleiro colorado, foi obrigado a fazer grandes defesas. Destaque para a bomba que o goleiro espalmou para escanteio em falta batida por Nilton. Posteriormente, em uma jogada com o zagueiro Dedé, do Vasco, o camisa 1 do Inter se machucou e foi substituído por Pato Abbondanzzieri. O Vasco continuou melhor, mas não conseguiu abrir o placar. Aos 27, Rafael Coelho perdeu um gol embaixo da trave, e o ditado mais temido do futebol, “quem não faz, leva”, já assombrava os vascaínos. Mal começou o segundo tempo, e o Inter fez o que o Vasco não conseguiu. Edu, de cabeça, abriu o placar aos dois minutos. O gol fez com que o Inter jogasse muito melhor do que fez no primeiro tempo, e parou com a pressão do Vasco, que ainda perdeu algumas oportunidades. É o fim da invencibilidade de PC Gusmão no campeonato, logo na partida que ele mais arriscou a vitória.

No Engenhão, o primeiro fla-flu no estádio do Botafogo foi um jogo emocionante e com muitas falhas de defesa. A primeira delas aconteceu logo aos oito minutos. Leandro Euzébio aproveitou a pane da zaga rubro-negra após escanteio, e só empurrou a redonda para as redes de Marcelo Lomba, abrindo o placar para o Fluminense. Aos 22 minutos, Kléberson aproveitou o vacilo de Gum, e tocou a bola para Deivid, que abençoado pelo padre Benedito, marcou o gol de empate para o Flamengo, o seu primeiro usando a camisa do clube carioca. Aos 39, o fla virou, novamente com um David, mas não o atacante (Deivid), e sim o zagueiro. Renato cobrou um escanteio horroroso, mas dessa vez foi o Fluminense que sofreu com a pane de sua defesa, e a bola sobrou para David empurrar, de carrinho, para as redes. Na segunda etapa, Rodriguinho, destaque do Santo André no início do ano, mostrou seu valor, e aos 18 empatou novamente o jogo no Engenhão, mas a alegria da torcida pó de arroz duraria pouco. Renato, voltou a acertar o pé nas faltas, e com uma bomba fez um golaço, o primeiro de sua volta ao time da Gávea, que vencia por 3 a 2 até os 39 da etapa derradeira, quando, novamente Rodriguinho marcou para o tricolor, igualando de vez o clássico, 3 a 3. O Corinthians é o novo líder do brasileirão.


*De volta para o passado:

Na 23ª rodada do BR-2009, o Botafogo foi para recife, onde perdeu para o Sport por 2 a 1, na Ilha do retiro. Os dois times estavam na zona da degola, e com a derrota o Botafogo completava oito rodadas sem vitória. Gols de: Fabiano e Wilson (Sport) e Juninho (Botafogo), de falta.

Pela Série-B, o Vasco recebeu e ganhou do Paraná por 2 a 1, em São Januário. Gols de: Elson e Robinho (Vasco) e Welington Silva (Paraná). Phillippe Coutinho deu o passe para o gol de Robinho (que não é o das pedaladas), mas foi expulso, passando de herói a vilão na partida que terminou bem para o cruzmaltino.

O Flamengo foi para Curitiba enfrentar outro rubro-negro, o Atlético, na Arena da Baixada. O jogo foi marcado pelo baixo nível técnico, e ficou no zero a zero.

No Maracanã, o desesperado Fluminense empatou com o Náutico. Conca marcou primeiro para o tricolor, mas aos 40 do segundo tempo, Carlinhos Bala fez o gol que deixava o flu ainda na lanterna do campeonato.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

BR-2010: Pelos cariocas somente o Flamengo vence



Quarta-feira:

O Botafogo, muito desfalcado, foi até Goiânia para enfrentar o até então lanterna Goiás, no Serra Dourada. Um jogo difícil, principalmente levando em conta as ausências de Somália, Jóbson, Marcelo Cordeiro e Matos, e Herrera. O alvinegro começou melhor a partida. Com mais posse de bola, dava pinta de que ia ganhar, ledo engano. Aproveitando uma falha de Leandro Guerreiro, Rafael Moura tocou a bola para o meio da área. Wellington Monteiro chutou e marcou o primeiro do time goiano. O segundo gol da partida também foi do esmeraldino. Wellington Monteiro deu um chute despretensioso que acertou a trave, no rebote Rafael Moura completou. A situação ficava difícil para o Botafogo, que jogava melhor, mas não traduzia a superioridade em gols. Abreu, pelo terceiro jogo consecutivo, parecia que ia começar a mudar essa história, e diminuiu nos últimos minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa o Botafogo ficou mais veloz, principalmente devido à saída do péssimo Lúcio Flávio. Mas a tônica do jogo foi a mesma da que tivemos no primeiro tempo. Botafogo pressionando, mas sem balançar as redes. O Goiás, em uma noite iluminada, aproveitou o cansaço do glorioso nos minutos finais e ainda fez mais dois gols (Rafael Moura de pênalti, e Bernardo), sacramentando o péssimo resultado para o time carioca.

O Flamengo também jogou fora de casa. Foi até o Prudentão jogar contra o Grêmio Prudente. Os rubro-negros estavam na beira da zona da degola, e precisavam de um resultado positivo, mas o primeiro tempo não foi nada bom para o time do técnico Silas. Adriano Pimenta abriu o placar para o Prudente. Ao comemorar o gol, levou seu segundo amarelo (levantou a camisa) e acabou sendo expulso. Os 45 minutos finais foram agitados. O Flamengo se lançava ao ataque, e por isso sua retaguarda ficava fragilizada para segurar os contra ataques do time paulistano. Sorte de Marcelo Lomba que os jogadores prudentinos não conseguiam concluir de maneira digna as jogadas. O rubro negro passou a acreditar em um resultado melhor, e para isso precisaria da eficiência de seus (até então) ineficientes atacantes. Diego Maurício, o último avante a marcar com a camisa rubro-negra, mostrou seu valor e balançou as redes para empatar a partida. O 1 a 1 já não era um resultado de todo ruim, mas nos acréscimos a sorte sorriu para o time da Gávea. Toró acertou um bom chute, que entrou no cantinho do goleiro Giovanni. Vitória rubro-negra, 2 a 1.

No Engenhão o Fluminense recebeu o Corinthians, na partida entre líder e vice-líder da série A, E foi o time do Parque São Jorge que saiu mais feliz de campo. Também pelo placar de 2 a 1. O tricolor esteve apagado durante boa parte do jogo, e o Corinthians, que não é nada bobo, aproveitou. Jucilei marcou o primeiro, aos 44 do primeiro tempo. Aos 20 do segundo, Iarley ampliaria para o alvinegro paulista. Cinco minutos depois, Washington deu a torcida carioca um fio de esperança, ao somente empurrar a bola para as redes (como de costume). Mas o jogo ficou nisso. Com o resultado, os dois times ficam empatados em pontos, e o Fluminense se mantém na ponta somente pelo saldo de gols. O Corinthians ainda têm uma chance de ultrapassar o tricolor carioca. No dia 13 de outubro o Timão enfrentará o Vasco, em partida válida pela 18ª rodada do primeiro turno ainda.

Quinta feira:

Quinta com somente dois jogos, São Paulo e Inter, e Vasco e Avaí. Em São Januário, o cruzmaltino jogava melhor, e marcou primeiro. Ramon, que voltava a atuar pelo Vasco, recebeu um belo passe de Éder Luis, e estufou as redes de Renan, 1 a 0 Vasco. O Gigante da Colina seguia melhor no jogo, mas perdia muitas oportunidades, a melhor delas um pênalti, desperdiçado em uma cobrança ridícula feita por Rafael Coelho. Como dizem no futebol, “quem não faz leva”, e a bola castigou o time vascaíno. Aos 29 do segundo tempo, Leandro Bonfim tocou para Laércio, que chutou para o gol. Aproveitando o rebote do goleirão, Caio só teve que empurrar a bola para o gol, e comemorar o empate, o 11º do time no campeonato. Somente o Palmeiras empatou tanto. PC Gusmão segue invicto no campeonato, mas não tem nada de soberania em seu recorde pessoal, o Vasco ocupa a 10ª posição.

* De volta para o passado:

No Maracanã o Flamengo recebeu, e ganhou do Santo André por 3 a 0 pelo BR-2009. Com uma bela partida de Petkcovic o Flamengo saia de um jejum de cinco jogos sem vitórias (três derrotas pelo brasileiro e dois empates pela Sul-Americana). Gols de: Denis Marques, Léo Moura e Zé Roberto.

O Fluminense foi até a Vila Belmiro enfrentar o Santos, e o que eu vimos foi mais uma derrota do tricolor, 2 a 0. Os gols santistas foram marcados por André, aos 44 do primeiro tempo, e Ganso, aos 30 do segundo.

No Engenhão uma partida polêmica entre Botafogo e Grêmio. A partida terminou em 3 a 3, mas os alvinegros ficaram na bronca com o juiz, que não marcou saída de bola antes do gol de Jonas, pelo Grêmio. Pelo Botafogo, Reinaldo, Victor Simões e Leandro Guerreiro balançaram as redes. Pelo tricolor gaúcho foram dois de Jonas e um de Souza.

Pela Série B, o Vasco seguia na primeira colocação ao empatar em 2 a 2 com o Atlético-GO no Serra Dourada, em uma bela atuação de Carlos Alberto. O Vasco começou perdendo, Jairo e Juninho marcaram pelo Dragão. Mas Carlos Alberto e Elton igualaram as coisas para o Gigante da Colina.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Primeira rodada da Champions League, segundo dia:



No Bernabéu:

O primeiro confronto entre duas camisas pesadíssimas do velho continente. O Real Madrid recebeu o Ajax, que volta à competição neste ano. Desde o início da partida a equipe merengue tomou as rédeas da peleja e foi sempre superior. Os holandeses não conseguiram jogar. Como dito no post de ontem sobre o jogo entre Twente e Inter, a liga neerlandesa não possui mais a força de outrora, tampouco o Ajax, infelizmente. A equipe de Amsterdã levaria uma sova de gols se não fosse pela ótima exibição do goleirão Stekelenburg. Pelo lado espanhol, destaque para o alemão Ozil, melhor em campo. Cristiano Ronaldo tentou alguns chutes, mas já fez partidas melhores. No final das contas o resultado foi injusto se levarmos em conta a quantidade de finalizações, e posse de bola do Real, que é mais um clube espanhol que estréia bem na competição européia. Os dois gols foram do argentino Higuaín.

Em Milão:

O Milan jogou para a sua torcida diante dos franceses do Auxerre. O primeiro tempo não animou quem assistia à partida. No segundo tempo Ibrahimovic desencantou pelo clube rossonero, e com dois gols garantiu a primeira vitória milanesa na Champions. No segundo gol, o sueco bateu com a parte interna da chuteira uma bola dada com açúcar por Ronaldinho, que jogou bem. Robinho, que começou no banco de reservas substituiu Alexandre Pato, impossibilitando que os “Quatro Ases” do Milan jogassem juntos.

Supremacia londrina:

Nesta Champions League temos três times da capital inglesa. Um deles, o Tottenham, conquistou um empate amargo ontem, na Alemanha. Os Spurs são os maiores rivais do Arsenal, mas hoje, quem bate de frente com os gunners em Londres é o Chelsea, atual campeão inglês. Os Blues foram para a Eslováquia enfrentar o Zilina, e como esperado venceram sem maiores problemas, e mesmo o seu principal atacante, Didier Drogba,o time goleou a equipe local por 4 a 1. Essien, Anelka (duas vezes), e Sturridge marcaram pelo Chelsea. Oravec fez o de honra do time eslovaco.

O Arsenal jogou em sua casa, o belíssimo Emirates Stadium, e atropelou os portugueses do Braga. O placar final foi de 6 a 0, maior goleada até o momento. Fábregas e Vela marcaram duas vezes para os gunners, Chamack e Arshavin também deixaram suas marcas. Um começo animador em um jogo que mais pareceu um treino de recreação.

Em Munique:

O vice-campeão, Bayern recebeu a Roma no Allianz Arena. O time alemão dominou amplamente a partida desde seu início, mas não conseguia transformar sua superioridade em gols. Por outro lado, os lobos da capital italiana mais uma vez jogaram mal. Sua única chance de gol, foi em um quase contra do Bayern. O gol dos bávaros saiu somente na metade final do segundo tempo. Aos 34 minutos Thomas Muller, revelação da Copa, acertou um belíssimo chute, que acabou morrendo no fundo das redes do brasileiro Júlio Sérgio, que até então fazia boa partida. Na jogada seguinte os romanos ensaiaram um empate, mas Borriello errou o gol. Foi então que Klose fez o seu, de cabeça, e deu tranquilidade a vitoria bávara.

Outros jogos:

O Olympique de Marselha perdeu em casa, com gol contra do zagueiro Azpilicuelta, para o Spartak Moscou.

O Shaktar Donetsk venceu o Partizan, da Sérvia, por 1 a 0 em jogo realizado na Ucrânia, gol de Darijo Srna.

A equipe suíça do Basel foi até a Romênia,onde jogou contra o Cluj, e perdeu por 2 a 1. Os gols foram marcados por: Rada e Traore (Cluj). Frei descontou para o time suíço.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Primeira rodada da Chapions League:




No Camp-Nou:


Mais uma excelente atuação do Barcelona, e de Messi. O time venceu o Panathinaikos por 5 a 1. Os catalães levaram o primeiro gol, e por um segundo a incrível derrota sofrida no jogo do Campeonato Espanhol, para o modesto Hércules neste domingo, parecia que ia se repetir. Mas Messi, sempre com um toque de categoria tratou de acalmar os ânimos, e empatou o jogo. A partir daí o que se viu foi um massacre do time azul-grená. Com a ótima qualidade da troca de passes, maior característica do time, o Barça facilmente balançou as redes mais quatro vezes, poderia até ter marcado mais, se Messi não tivesse perdido um pênalti, mas o argentino tem muito crédito e se redimiu no jogo fazendo outras belas jogadas.

Gols de: Govou (Panathinaikos), Messi -2- Villa, Pedro, e Daniel Alves.


No Old Trafford:


A exemplo do Barcelona, o Manchester United teve amplo domínio da posse de bola durante todo o jogo, contra o Glasgow Rangers, da Escócia. Mas ao contrário do time catalão, a equipe de Alex Ferguson, que poupou alguns jogadores, não conseguiu vencer a retranca do time escocês. O ferrolho da equipe azul de Glasgow foi tão eficiente que o goleirão McGregor teve que fazer apenas defesas fáceis em pleno estádio vermelho.

No De Grolsch Veste:

O Twente, atual campeão holandês recebeu em seu estádio a Inter, que defende nesta temporada o título da competição. Em um jogo bastante pegado, o time que agora é comandado por Rafa Benítez decepcionou novamente. Os nerazzuri sentem muito a falta de José Mourinho no banco. O Twente joga como campeão holandês, ok, mas o campeonato neerlandês já não é mais o que era outrora, e seu atual campeão não tem uma camisa pesada como a de Ajax, PSV, ou até mesmo o Feyenoord. A Inter poderia ter ganho a partida.

Gols de: Sneijder e Eto´o (Inter) e Jansen e Milito-contra- (Twente)

No Weserstadion:

O Werder Bremen recebeu os ingleses do Tottenham, e os britânicos começaram avassaladores. Marcaram o primeiro gol da UCL 2010-2011, Gareth Bale cruzou a bola dentro da área, e Pazanen marcou contra. Logo depois os Spurs ampliaram com o grandalhão Peter Crouch, mas o time londrino pecou por recuar, dando espaço ao time da casa, que aproveitou, e chegou ao empate com gols de Hugo Almeida e Marko Marín. Um empate com sabor de derrota para o Tottenham, que não jogava pela principal competição européia há 49 anos.

Em Lisboa:

Mais precisamente no Estádio da Luz, o Benfica começou a competição fazendo seu dever de casa, e venceu o Hapoel Tel Aviv, de Israel, por 2 a 0. O primeiro gol dos campeões portugueses foi do defensor brasileiro Luizão, que acertou um belíssimo chute. O segundo foi marcado por Óscar Cardozo, que preferiu não comemorar o gol por estar insatisfeito com os torcedores do time luso.

Outros resultados:

O Bursaspor, campeão turco, começou levando uma sapatada dos espanhóis de Valência. O placar final foi de 4 a 0. Gols de: Alberto "Tino" Costa, Aritz Aduriz, Pablo Hernandez e Soldado.

O Shalke perdeu mais uma, dessa vez para o Lyon, que jogando em casa triunfou com gol do brasileiro Michel Bastos.

O Copenhagen venceu com um gol no apagar das luzes o Rubin Kazan, da Rússia. O gol da vitória foi marcado por N´Done.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

BR-2010: Botafogo vence e cola nos líderes



No sábado:

O Fluminense foi para Goiânia jogar contra o Atlético-GO no Serra Dourada. Três pontos garantidos para o líder certo?

Mas a sorte não estava se vestindo em três cores. Tampouco a competência. O time carioca jogou melhor, criou mais chances, e marcou primeiro. Washington, o artilheiro tricolor, só empurrou para as redes uma bola que ele viu sobrando de uma jogada de Conca. Se o argentino passar a cobrar por cada bola que Washington somente empurra para os gols em jogadas suas, ficará rico, e nem vai precisar fazer pressão na Unimed para ter seu salário aumentado. Fluminense 1 a 0. O rubro-negro goiano conseguiu marcar um gol ainda no primeiro tempo. William recebeu ótimo passe de Elias e chutou rasteiro contra a meta de Fernando Henrique. No segundo tempo, apesar do cansaço de ambos os times, era o Fluminense que ainda mandava no jogo. Mas a quantidade de gols perdidos pelo tricolor pesou, e ao apagar das luzes, Juninho fez o gol da vitória do Dragão, 2 a 1.

Em Volta Redonda, o Flamengo novamente decepcionou sua torcida. O rubro-negro, na falta do Maracanã, levou o jogo contra o Vitória para o estádio Raulino de Oliveira. O jogo foi bastante fraco até os 20 do segundo tempo. Aos 25, Júnior abriu o placar para o rubro-negro baiano, causando espanto e irritação para flamenguistas. Quando Kléberson, que entrou no lugar de Ronaldo Angelim, empatou o jogo, parecia que a partida ficaria no 1 a 1. Eis que Schwenk, aos 38 minutos, fez para o Vitória, o que pareceu ser o gol... da vitória, um golaço, que faria a crise do rubro-negro carioca só aumentar. Mas um minuto depois, novamente ele, Kléberson balançou as redes, empatando e salvando o Flamengo da derrota.

No domingo:

O Vasco foi ao Pacaembú enfrentar o Palmeiras. Era o confronto das duas equipes que mais empataram no campeonato. Adivinha qual foi o resultado? Zero a zero. PC Gusmão já engrena a maior sequência invicta da história dos pontos corridos. O comandante ainda não perdeu pelo campeonato, consequentemente não perdeu desde que assumiu o cruzmaltino, no intervalo para a Copa do Mundo. O trabalho de PC agora é arriscar na buscar da vitória. De empate em empate, o Vasco vai, aos poucos ficando mais distante do grupo que se classifica para a Libertadores. Uma boa surpresa deste time, além do zagueiro Dedé, é o volante Felipe Bastos, que veio do Benfica, mas que conhece o Rio de Janeiro muito bem, já que foi revelado nas categorias de base do Botafogo, que recebeu o São Paulo no Engenhão.

Jogo dificílimo para o alvinegro. O tricolor tinha ganhado, com atuação convincente, o Flamengo na rodada anterior. Para completar, o Botafogo viu no início da partida vários jogadores de seu time sendo contundidos. Herrera foi vetado para o jogo ainda nos vestiários, Marcelo Cordeiro se machucou aos oito do primeiro tempo. Marcelo Matos também saiu pelo mesmo motivo, aos 37. A alternativa de Joel Santana foi usar seu banco de reservas mais cedo do que o esperado. O técnico botafoguense colocou Caio e Edno na equipe. Primeiramente, se olhássemos para a disposição tática do time naquela situação, a tarde não parecia ser boa para o glorioso. Mas o Botafogo se superou, e jogou bem. Teve mais chances do que o São Paulo. No segundo tempo, após perder já algumas oportunidades, Caio fez boa jogada, mas finalizou em cima de Rogério Ceni, que deu rebote. Loco Abreu, no reflexo, bateu com a perna direita para marcar o primeiro do jogo, o segundo do camisa 13 no campeonato. E, exatamente 13 minutos depois, aos 35, em jogada de contra ataque, Edno entrou pelo canto esquerdo da área, e acertou um forte chute cruzado, que balançou as redes de Rogério Ceni, dando tranqüilidade a vitória do Botafogo, que continua na terceira posição, mas agora está somente a 1 ponto do Corinthians e quatro do Fluminense. Vice e Líder, respectivamente. A única nota ruim para o time da estrela solitária foram os jogadores machucados, que agora se juntam à Somália e Jóbson no departamento médico.

*De volta para o passado:

Na 21ª rodada do BR-2009, o Botafogo foi ao Pacaembú enfrentar o Corinthians. E o que se viu foi um jogão, que contou com polêmicas e belos gols, o resultado final foi 3 a 3. Os gols foram de: Dentinho ( Corinthians), Reinaldo (Botafogo), Marcinho (Cor), André Lima (Bot), novamente Dentinho, e Lúcio Flávio (Bot) em bela cobrança de falta. O alvinegro estava na 18ª colocação.

O Fluminense empatou com o então Grêmio Barueri (hoje Prudente) em pleno Maracanã, e sob vaias, continuou na lanterna do campeonato.

No estádio da Ressacada, o Avaí sacudiu o Flamengo, e ganhou por 3 a 0. Resultado que levava o time catarinense ao G-4. O Flamengo estava em 13º no campeonato. Os gols foram de: Luis Ricardo, Léo Gago e Fabinho Capixaba.

Pela série-B, o Vasco foi surpreendido pelo Ceará em pleno Maracanã, e perdeu por 2 a 0, resultado que acabava com a invencibilidade do time em casa. Os gols foram de: Wellington Amorim e Mota.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Botafogo e Fluminense vencem e seguem no pelotão da frente



O Fluminense voltou a ganhar, após três jogos sem vencer. A partida foi realizada no Engenhão, contra o Ceará, e o que se viu foi a volta de um futebol envolvente do tricolor carioca. O primeiro gol veio dos pés de Mariano. O lateral recebeu pela direita, cortou e jogou a redonda para dentro da área. A bola furou toda a defesa do time cearense e encontrou as redes. Ainda no primeiro tempo Washington fechou o caixão e sacramentou logo os três pontos ao time das Laranjeiras. Primeiro aos 22, contando com belo passe de Conca, e depois aos 30, aproveitando novamente jogada feita pelo argentino. No segundo tempo o Fluminense administrou o resultado, e o Ceará chegou perto do gol em algumas oportunidades, mas só balançou as redes aos 44 da etapa final, gol de honra marcado por Geraldo. O fracasso do alvinegro cearense custou o emprego do técnico Mário Sérgio. O Fluminense segue na ponta da tabela com 41 pontos, três de vantagem para o Corinthians que tem um jogo a menos.

No Morumbi, em mais uma péssima atuação, o Flamengo perdeu para o São Paulo. Em um jogo bastante movimentado e rápido, o tricolor paulista triunfou na partida entre os dois últimos campeões brasileiros. O primeiro gol saiu aos oito minutos. Marcelinho achou Marlos, que driblou Marcelo Lomba, e tocou firme para abrir o placar. O Flamengo seguia perdido em campo. Willians e Léo Moura tentavam as jogadas, mas eram sempre desarmados na intermediária. O técnico Silas então apostou na substituição de Corrêa por Vinícius Pacheco. Nem o mais otimista dos rubro-negros entendeu o que o técnico pretendia. O São Paulo quase chegou ao segundo gol com Fernandão, que acertou a trave em uma cabeçada. A jogada teria um final mais feliz para o atacante na próxima oportunidade. Aos 39, Diogo, tentou cavar pênalti, e como já tinha cartão amarelo, foi expulso. Um vacilo inadmissível para um jogador profissional. O castigo veio logo depois, quando Fernandão, novamente de cabeça, finalizou para o gol, mas dessa vez a bola não foi teimosa, e encontrou o fundo das redes. Só restou ao time paulista administrar o resultado durante o segundo tempo, o que fez muito bem, até com certa frieza. O placar final ficou em 2 a 0.

Ontem, quinta-feira (9), O Vasco recebeu o Atlético-MG em São Januário. O Gigante da Colina começou melhor o jogo, arriscando muitos chutes de fora da área, pois a aproximação do meio campo para o ataque não estava tão forte como nos jogos anteriores. O time sentia a falta de Zé Roberto e Carlos Alberto. Felizmente os cruzmaltinos estavam com o pé na forma, e Éder Luis, ex-jogador do time mineiro, acertou aos 37 minutos um belíssimo chute na meta de Fábio Costa. No segundo tempo o time carioca seguiu melhor no jogo, apesar das mudanças ofensivas feitas por Vanderlei Luxemburgo no Galo. Quando a torcida já contava com a vitória, Nilton derrubou Daniel Carvalho na área, pênalti. Ricardinho bateu mal, mas a bola acabou entrando, 1 a 1. Resultado ruim para as duas equipes. Resultado que mantém a invencibilidade de PC Gusmão, e a do Vasco (a maior série desde 1988).

Enquanto o Vasco jogava em São Januário, o Botafogo enfrentava o Santos no Pacaembú. Há 15 anos o alvinegro carioca conquistava neste mesmo estádio o Campeonato Brasileiro contra o próprio Santos. A equipe paulista começou melhor o jogo, obrigando Jefferson a mostrar seu valor, e que valor! O camisa 1 foi um gigante em baixo da meta alvinegra. Com 20 minutos decorridos, o Botafogo passou a ter mais a posse de bola, mas não traduzia isso em chances de gol. O primeiro tempo terminou 0 a 0. A segunda etapa foi parecida com a primeira, com Jefferson salvando o Botafogo no início, para só depois o time da estrela solitária equilibrar as forças com o Santos. Com o desenrolar do jogo, Joel fez as substituições. Colocou Caio no lugar de Fahel, trocou Herrera por Edno, e Loco Abreu entrou no lugar de Maicosuel. E aos 45 do segundo tempo, o uruguaio mostrou que tem estrela, e voltou a marcar, o seu primeiro no brasileirão, um golaço. Abreu “chapelou” o goleiro santista e soltou a bomba que estufou as redes do Pacaembú. O Glorioso somou mais três pontos e aparece novamente na terceira colocação.

*De volta para o passado:

Pela 20ª rodada do brasileirão de 2009 o Fluminense foi para o Morumbi enfrentar o São Paulo, e o tricolor paulista se deu melhor, 1 a 0, gol de Richarlyson aos 22 do primeiro tempo. O Flu seguia na vice-lanterna do campeonato.

O Flamengo recebeu o Cruzeiro no Maracanã, e para decepção de sua torcida perdeu por 2 a 1, de virada. O primeiro gol foi marcado por Emerson, hoje no Fluminense. No segundo tempo Diego Renan e Fabrício marcaram para a Raposa de BH. Com o resultado, o rubro-negro terminou a rodada na 12ª colocação.

O Botafogo recebeu o Santo André no Engenhão e perdeu por 2 a 1. Era o jogo de estréia de Estevam Soares no estádio do alvinegro, que entrava naquela rodada na zona de rebaixamento. Todos os gols foram marcados no primeiro tempo, Júnior Dutra e Nunes pelo time do ABC paulista, e André Lima, de pênalti, para o alvinegro, que amargava o 18º lugar na tabela.

Na série B, o Vasco derrotava o Brasiliense fora de casa, na Boca do Jacaré. O gol cruzmaltino foi marcado logo aos 5 minutos de jogo, em falta cobrada despretensiosamente por Ramón.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Vasco vence e encosta na briga pela vaga na Libertadores



Na última rodada somente o Botafogo havia conquistado os três pontos dentre os times cariocas. O Vasco não tinha jogado a partida que seria contra o Corinthians, que foi adiada para a segunda semana de outubro. Pois então, nesta rodada que marcou o fim do primeiro turno (ainda com jogos atrasados), o gigante da colina mostrou sua força fora de casa e venceu o Ceará por 2 a 0 no Castelão.

Logo no início do jogo, após bela troca de passes, Zé Roberto só precisou empurrar para o gol a bola adocicada dada por Éder Luís, para abrir o placar. O jogo seguiu com lances mornos de ataque, e forte marcação, especialmente em Carlos Alberto, que saiu machucado. Aos 37 da etapa complementar, Felipe Bastos pegou de primeira o rebote da falta que ele mesmo bateu, e aumentou a vantagem para os vascaínos, que seguem invíctos sob comando de PC Gusmão, agora na 8ª posição.

Na outra partida de sábado, realizada no Engenhão, o Botafogo vacilou, e deixou o Grêmio empatar um jogo que já parecia estar ganho. Com um início avassalador, o alvinegro, em sete minutos conseguiu fazer dois gols. O primeiro com Antônio Carlos, que cabeceou uma bola cruzada por Maicosuel no canto direito do goleiro Victor. O segundo foi de Herrera, que tocou com categoria para o gol tricolor. Controlando o jogo, o time carioca desandou a desperdiçar chances de gol, e a bola não perdoou. Antes dos dez minutos, Jonas já havia diminuído para o time porto-alegrense, e aos 40 do segundo tempo, o camisa 7 marcou o seu segundo gol no jogo, o gol de empate. O glorioso só continua no agora G-6, de classificação da Libertadores, devido aos resultados favoráveis desta rodada, mas tem que abrir o olho. Os próximos jogos serão dificílimos para o alvinegro, que se não se esforçar muito, vai sair desse G-6.

Outro time que dominou amplamente mas empatou foi o Flamengo, que recebeu o Santos no Maracanã (que agora fecha para obras). O rubro negro chegou inúmeras vezes na área santista e não conseguiu traduzir sua superioridade em gols, um problema crônico deste time. Mas desta vez, os flamenguistas tem motivos para esperanças futuras. A movimentação do ataque melhorou bastante, e Renato Abreu parece que está voltando à velha forma. O jogador deixou Juan na cara do gol no primeiro tempo, e quase fez o seu de falta. O time da Gávea está na 14ª posição, a última que garante vaga na próxima Copa Sul Americana. O jogo ficou no 0 a 0.

O líder, Fluminense, foi até campinas para enfrentar o Guarani. O tricolor, por ser líder, ter o melhor retrospecto como visitante, e um elenco cheio de estrelas, naturalmente era o favorito. Mas essa não foi a história do jogo, e o clube das Laranjeiras perdeu, de virada, por 2 a 1 para o Bugre. É o terceiro jogo sem vitória do tricolor. O primeiro tento foi marcado por Emerson, aumentando seu impressionante retrospecto como goleador do Flu. A triste notícia para o torcedor foi a contusão do atacante, que dificilmente enfrenta o Ceará pela próxima rodada. O gol de empate veio numa falta cobrada por Baiano, aos 33 minutos. O fraco Fernando Henrique só viu a bola balançando as redes. Aos 38 do segundo tempo o zagueiro Fabão, também de falta fez o gol da vitória do Bugre, que também venceu por 2 a 1 o Flamengo.

*De volta para o passado:

Na 19ª rodada de 2009, o Botafogo foi até o Parque Antártica, onde empatou com o Palmeiras por 1 a 1. A partida marcava a estréia de Estevam Soares como técnico do glorioso, que só escaparia do rebaixamento na última rodada. Os gols foram de: André Lima (Botafogo) e Danilo (Palmeiras). O alvinegro estava na 15ª colocação.

O Flamengo foi para Porto Alegre, onde jogou contra o Grêmio. E o resultado foi trágico para o time que seria campeão posteriormente. 4 a 1 para o tricolor Gaúcho, numa partida onde ironicamente o melhor em campo foi Victor, o goleiro tricolor. Os gols foram de: Perea ( Grêmio), Everton (Flamengo), Réver, e dois de Jonas (Grêmio). Nesta altura do campeonato o Flamengo ainda estava somente na 10ª posição.

O Fluminense, que fazia péssima campanha, perdeu em casa para o Coritiba por 3 a 1. No final do campeonato o Flu venceria o Coxa em Curitiba na partida que sacramentou a salvação tricolor, e o descenso do time paranaense, que teve como consequência uma cena de barbárie por parte dos torcedores Coxas- Brancas que ficará na história do futebol brasileiro. Os gols foram de: Pedro Ken, Marcelinho Paraíba (Coritiba), Kieza ( Flu), e Marcos Aurélio. O flu era o vice-lanterna.

Pela série B o Vasco goleava o Ipatinga PR 4 a 0, gols de: Alex Teixeira, Carlos Alberto, Elton e, de novo, Alex Teixeira.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Brilha a estrela solitária: só o Botafogo vence entre os cariocas



O post de hoje será completado apenas no dia 13 de outubro. Isso porque o jogo entre Vasco e Corinthians foi adiado devido às comemorações do centenário do clube. A CBF deu uma colher de chá que não foi dada aos outros grandes clubes em seus anos centenários, seria isso prova da amizade entre Teixeira e Andrés Sanches, que dentre outras coisas rendeu a confirmação do estádio do timão para a Copa de 2014, como sede de São Paulo? A resposta é muito óbvia.

Nas quatro linhas, somente o Botafogo venceu entre os cariocas. Com mais uma ótima atuação do goleiro Jefferson, que fez três defesas importantíssimas, o alvinegro segurou o ímpeto do Prudente no primeiro tempo, e Maicosuel que não fazia uma boa partida (assim como o time todo) marcou aos 30 da etapa complementar o gol que deu os três pontos que levaram o time à quarta colocação. A assistência foi de Renato Cajá, que entrou no Lugar de Loco Abreu, que fez birra ao ser substituído. O uruguaio não achou a opção de Joel Santana a mais sensata. A verdade é que Abreu agora é um reserva de luxo. O time mudou o seu estilo de jogar. Agora não joga para ele, como acontecia no Campeonato Carioca. Uma das principais características deste “novo Botafogo” de Joel é a velocidade, e a prova disso foi exatamente o gol marcado por Maicosuel, no Prudentão. Abreu é um jogador para ser usado estrategicamente, em circunstâncias de jogo. Cabe ao camisa 13 entender essa situação, ou voltar a provar o seu valor nos treinamentos, e, posteriormente nos jogos.

O Fluminense jogou no Maracanã pela última vez no campeonato. E empatou mais uma vez diante da sua torcida. O time carioca recebeu o Palmeiras, no jogo que marcou o encontro de Muricy com o time paulistano, e de Scolari com Deco. O tricolor foi melhor no jogo, e apesar das raras chances de gol, abriu o placar logo aos 15 minutos do primeiro tempo, com Emerson. Foi o sexto gol do Sheik em sete jogos pelo flu, um retrospecto impressionante. Mas quando tudo encaminhava para terminar bem, Ewerton, aos 48 da segunda etapa, estufou as redes de Fernando Henrique, dando ao Palmeiras um empate com sabor de vitória. O Maracanã, apesar de toda luta do time de laranjeiras, que não quer que o estádio seja fechado, não tem sido nada fundamental para a campanha da equipe de Muricy Ramalho, que tem neste campeonato um aproveitamento melhor como visitante.

No Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia outro reencontro aconteceu no jogo entre Cruzeiro e Flamengo. O time carioca jogava novamente contra Montillo, carrasco de sua eliminação na Libertadores. Sendo amplamente dominado pelo time mineiro, o Flamengo perdeu por 1 a 0, gol marcado por Robert aos nove do primeiro tempo. E poderia ter sido muito pior. Isso porque o Cruzeiro desandou a perder gols, oportunidades claríssimas. Há quatro jogos sem vencer, o rubro-negro já começa a ver com mais temor o final da tabela.

*De volta para o passado: os resultados e as colocações dos cariocas no ano passado

Na 18ª rodada do brasileirão do ano passado, o Botafogo enfrentou o Atlético-PR no Engenhão, e perdeu por 1 a 0, gol de Patrick. A meta do alvinegro ainda era assombrada por Castillo, que foi substituído por lesão. Flávio (hoje no Cruzeiro) entrou no seu lugar para levar o gol. O time ocupava a 15ª posição.

O Flamengo venceu o Corinthians por 1 a 0. O gol foi feito por Adriano, que no mesmo jogo cansou de perder gols. O rubro-negro ocupava a oitava colocação.

O Fluminense agonizava na zona de rebaixamento, e empatou com o Vitória no Barradão. O jogo foi cheio de alternativas. O time baiano começou na frente, mas o Flu virou, mas no lance seguinte o rubro-negro empatou. A curiosidade é que, se em 2010, o Flu levou o empate aos 48 derradeiros, em 2009 o tricolor quase conquistou a vitória 48 do segundo tempo, mas esbarrou nas defesas do então goleiro do Vitória, Gléguer. O time era o penúltimo na tabela, 19ª colocação.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Saiba um pouco mais sobre o time que originou o Corinthians



Um blog que fala sobre futebol não pode deixar uma data como o centenário do Corinthians passar em branco. Muitas reportagens já foram feitas, e vão passar exaustivamente na TV. Como as informações sobre o clube paulista estarão muito acessíveis, vou falar sobre o clube londrino que deu origem ao Timão: o Corinthian Football Club.

O clube, foi fundado em 1882, pelo então sub-secretário da FA ( entidade que controla o futebol na Inglaterra, e que formulou oficialmente as regras do jogo) N.Lance Jackson. O intuito do clube era desenvolver o futebol britânico. Nos primeiros anos seguintes à sua fundação, foi um dos times mais poderosos da liga amadora do reino unido, e recusou-se a adotar o profissionalismo, postura que mantém até os dias de hoje (vale lembrar que a cidade de Corínto, na Grécia antiga, era famosa no seu incentivo ao esporte amador).

Por estar afiliado à Associação Amadora de Futebol da Inglaterra, o time foi proibido de disputar partidas contra clubes profissionais, então o clube passou a fazer excursões pelo mundo. O sucesso dessas excursões nós podemos ver até hoje. Dizem que o uniforme do Real Madrid, por exemplo, foi adotado pelo clube merengue em homenagem à equipe amadora de Londres.

Mas o grande legado que o Corinthian FC deixou foi aqui no Brasil. O Sport Club Corinthians Paulista, que hoje complete 100 anos de existência.
Mais tarde, mais precisamente em 1939, o clube passou a se chamar Corinthian-Casuals Football Club, devido a uma fusão com outro clube amador, o “The Casuals”. Este “novo” time passou a usar uniformes marrom e rosa, ou como eles mesmo dizem “chocolate and pink”, e foi a equipe que enfrentou o Timão em 1988, e perdeu por 1 a 0.


Este é o Corinthians Casuals em 2008, quando jogou contra o AFC Winbledon em Wembley