segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Barça e Atlético usam estrelas da última Copa e Real Madrid tropeça.



Começou a milionária “La Liga”, e pra variar o Barcelona já começou atropelando. O bicampeão, base da seleção espanhola campeã do mundo, fez 3 a 0 no Racing Santander. O primeiro gol foi de... Messi, com toque de categoria. O segundo, de Iniesta, golaço. De primeira o camisa 8 acertou chute de fora da área. Victor Valdés ainda defendeu um pênalti, só para o sistema defensivo receber elogios também Nenhuma novidade né? Aí é que surge David Villa, melhor jogador da Fúria na África do Sul. O novo camisa 7 marcou, sem marcação, cabeceou para o fundo das redes uma bola cruzada com perfeição, por Daniel Alves.

Maior rival do Barça, o Real Madrid decepcionou. O time merengue foi até Mallorca e empatou em 0 a 0.

Outra estréia de destaque foi a do outro time de Madrid, o Atlético. Liderado por Diego Forlán, melhor jogador da Copa do Mundo, o campeão da Supercopa da Europa goleou o Sporting Gijón por 4 a 0. Forlán deixou sua marca duas vezes. Os outros dois tentos foram marcados por Jurado e Simão Sabrosa.

Milan larga na frente no calcio



Primeira rodada do Calcio, e a Juve já iniciou dando vexame, como fez ao longo da temporada passada. Perdeu de 1 a 0 para o Bari. O time tá em formação e é lógico que vai se ajeitar ao longo do campeonato, mas começar perdendo para um time fraco desses não dá. Só não dá pra entender o porquê o time negocia o Diego e continua com o Felipe Melo.

O Milan passeou contra o Lecce e foi o único “grande” a vencer, marcou 4 a 0. Ronaldinho Gaúcho teve grande atuação. Parece que voltar a vestir a camisa do Barcelona, mesmo que por alguns minutos, fez bem ao camisa 80. O primeiro gol foi marcado por Pato, com um belo chute. O atacante também marcou o terceiro gol rossonero, contando com passe primoroso de Ronaldinho, mas antes dele outro brasileiro, Thiago Silva, deixou sua marca, empurrando a bola que já ia entrando, para o fundo das redes. Inzaghi, um dos muitos “velhinhos” do time de Milão marcou o quarto gol, que sacramentou a goleada.

A Roma empatou com o caçula Cesena em 0 a 0. A Lazio de “Il Profetta” Hernanes caiu diante do bom time da Sampdoria. O meio campista brasileiro teve boa atuação, mas os gols de Cassano, e Guberti, garantiram a vitória para o time de Gênova, cidade muito bem representada na Série A deste ano. O Gênoa, rival da Samp. também venceu. 1 a 0 Contra a Udinese, em Udine.

A Inter, campeã de tudo, enfrentou fora de casa o Bologna, nesta segunda-feira, e pela segunda partida seguinte o time agora comandado por Rafa Benítez decepcionou. Não saiu do empate sem gols com a equipe da cidade da mortadela. A equipe nerazurri teve a maioria das chances em bola parada, e em duas oportunidades, no final do primeiro e do segundo tempo, Sneijder quase marcou, mas o gol seria injusto com o time do Bologna.

A próxima rodada do Calcio tem início no dia 12.

Morre o último jogador vivo da Copa de 1930



Francisco Varallo, um dos maiores artilheiros da história do Boca Júniors, e último jogador vivo que disputou a copa de 1930, no Uruguai, morreu nesta segunda-feira (30) aos 100 anos de idade. Varallo vivia em uma casa em La Plata, cidade perto de Buenos Aires onde começou a jogar futebol. O ex- atacante era o jogador mais jovem que entrou em campo na decisão da primeira Copa do Mundo, vencida pelos uruguaios por 4 a 2. Pelo Boca Júniors, clube que o consagrou, Varallo conquistou três campeonatos argentinos, em 1931,1934 e 1935, e balançou as redes em 194 ocasiões. "Pancho", como também era conhecido, foi o maior artilheiro da era profissional no clube xeneize, até ser superado em 2008 por Palermo. Pela seleção argentina venceu o Campeonato Sul-Americano, futura Copa América, derrotando o Brasil na final. O centro-avante se aposentou cedo, com apenas 29 anos, devido a uma contusão no joelho.

domingo, 29 de agosto de 2010

Péssima rodada para os cariocas



Botafogo e Vasco jogaram no sábado, e o resultado não foi bom para nenhum dos dois. O cruzmaltino empatou mais uma vez em casa, já é um dos times que tem maior número de empates no campeonato. Zé Roberto, com um chute impressionante, abriu o placar para o time da casa, mas uma jogada pela ponta direita, a confusão na área do goleirão Fernando Prass acabou com um gol contra de Fernando. E ficou nisso.

No sul, um jogo mais difícil para o Botafogo, que vinha numa sequência de 5 vitórias. Com uma escalação muito convidativa ao ataque adversário, o Inter dominou completamente o jogo e com Leandro Damião venceu a partida por 1 a 0. O alvinegro teve lá suas chances, mas o goleiro Renan, apareceu bem nas jogadas. O Botafogo cai de colocação, mas outros resultados ajudaram, e o time continua na zona de classificação da Libertadores, isso porque Inter e Santos já estão classificados para a competição.

A arbitragem polêmica marcou a partida entre Guarani e Flamengo. No primeiro tempo, o juiz errou, muito mais por não ter expulsado o goleiro Marcelo Lomba, do que por não ter marcado o pênalti, sofrido por Mazzola. No último lance do primeiro tempo o zagueiro Jean marcou para o Flamengo. O rubro-negro voltou melhor para o segundo tempo, mas pecou nas péssimas finalizações de “Oval” Baiano. O juiz ainda tentou compensar o erro do primeiro tempo, mas a oportunidade foi desperdiçada por Xavier. O goleiro flamenguista explodiu de alegria por ter defendido a cobrança. Quando tudo parecia terminar em uma derrota, o Guarani teve uma reação espetacular, e nos últimos dois minutos de partida virou o jogo para 2 a 1, acabando com a felicidade de Marcelo Lomba.

Para completar a péssima rodada dos cariocas, o Fluminense recebeu o São Paulo, e empatou em 2 a 2. O tricolor paulista jogou melhor e mereceu a vitória, mas esbarrou nas defesas enfeitadas do seboso goleiro Fernando Henrique, que falhou no segundo gol. Deco marcou seu primeiro tento com a camisa do Fluminense. O São Paulo empatou com Rogério Ceni, que volta a marcar, e com Fernandão, logo depois. Leandro Eusébio, aos 14 do segundo tempo empatou o jogo, e o tricolor carioca deixa de perder 3 pontos em um dia ruim. O time das Laranjeiras ainda teve oportunidade de ganhar o jogo. Um pênalti desperdiçado por Washington, nenhuma novidade nisso. O time ainda é líder, mas a diferença para o Corinthians diminui para 3 pontos.

Os próximos jogos serão: Prudente x Botafogo Fluminense x Palmeiras Cruzeiro x Flamengo e Vasco x Corinthians

Premier League: Big Four ganhando, e derrota do "novo rico"



No sábado, o Arsenal venceu o Blackburn Roovers por 2 a 1, na casa do adversário. Um jogo difícil, de um adversário que volta e meia tira pontos do time londrino. Théo Walcott, destaque da última partida dos gunners, foi quem abriu o placar, aproveitando passe de Arshavin. O Russo marcou o gol da vitória do Arsenal, que chega aos sete pontos no campeonato, e continua pressionando o Chelsea, que nessa rodada foi mais econômico e venceu “apenas” por 2 a 0. A equipe azul dominou completamente o jogo, mas não conseguia furar a barreira defensiva do Stoke City. O brasileiro Ramires fez sua estréia pelo clube londrino. Aos 40 do segundo tempo, o novo camisa 7 substituiu Michael Essian.

No sempre lotado Old Trafford, o Manchester United (que ilustra o post por ter jogado o melhor futebol da rodada na Premier League), em grande atuação de Giggs, venceu facilmente o lanterna West Ham. Rooney, que não marcava há 13 partidas voltou a balançar as redes. O camisa 10 converteu o pênalti sofrido por Giggs, e abriu o placar para os Red Devils. O segundo gol foi feito pelo português Nani. O luso limpou e acertou um belíssimo chute, sem chances para o goleiro Green. Até o momento era o gol mais bonito da rodada, mas o próprio Nani, cruzou a bola para Berbatov complementar com um belo voleio, marcando o terceiro gol.Um golaço. Placar final: Man. United 3 West Ham 0.

Em Liverpool, os vermelhos se recuperaram no campeonato, e com um placar modesto, de 1 a 0, conquistaram os 3 pontos diante do West Bromwich. O gol foi de Fernando Torres, que aos poucos parece recuperar a forma que não apresentou no mundial. Se Torres vai evoluindo, o mesmo não podemos dizer de Tévez. O argentino, entrou numa de Adriano e andou dizendo que não estava mais feliz jogando futebol. Bom, os torcedores do City também não ficaram nem um pouco feliz com o futebol apresentado por ele. O camisa 32 perdeu um gol incrível, sem goleiro, no jogo contra o Sunderland. E como o futebol pune, o time da casa marcou no final, sacramentando a derrota dos Citizens, que despencam para a nona posição.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Mais um caneco para Madrid



O sonho da Inter de igualar o Barcelona e seus 6 títulos em um ano vai por água abaixo. A equipe nerazzuri perdeu para o Atlético de Madrid na decisão da Supercopa da Europa, realizada hoje em Mônaco. Com gols de Reyes e de Aguero, a equipe madrilenha aproveitou as falhas da defesa do time italiano, e levou mais um caneco para a capital espanhola. Reyes e Aguero marcaram os gols do Atlético. Milito ainda perdeu um pênalti no final do jogo, muito bem defendido por De Gea.

O jogo entre os campeões é disputado desde 1972, mas por 3 oportunidades não houve jogo. Ao total foram 35 disputas,marcadas por muito equilíbrio. Os vencedores da Liga Europa, antiga Taça UEFA, e campeões da extinta Recopa Européia possuem 18 canecos, contra 17 dos campeões da Champions League.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

E a vantagem aumenta...



16ª rodada do brasileirão só aumentou a vantagem do flu na liderança. O tricolor foi para goiânia enfrentar o Goiás. Um jogo sempre difícil. Mas não para o time de Muricy, que contando com ótima atuação de Deco, pela primeira vez entrando como titular, bateu facilmente o time esmeraldino. O jogo no entanto se mostrava difícil, mas a partir do primeiro gol, de Washington, o Goiás teve que buscar o resultado, e aí o Fluminense, que não é nada bobo, aproveitou os contra-ataques e complicou ainda mais a situação do time de Emerson Leão, dispensado hoje pela diretoria do clube. O Fluminense abriu 5 de vantagem em relação ao Corinthians, que perdeu para o Cruzeiro.

No Engenhão, o Botafogo conquistou sua quinta vitória seguida. O jogo foi contra o Ceará. Era o encontro do melhor ataque contra a melhor defesa do campeonato até agora, e deu ataque. O jogo, a exemplo da partida contra o Avaí, foi dificílima. A forte marcação do alvinegro cearense dificultava a chegada do glorioso. No segundo tempo, ironicamente em um contra-ataque, Jóbson deixou novamente sua marca, e se igualou a Herrera como artilheiro do time no campeonato. O Ceará ainda assustou com o veterano Magno Alves, mas o jogo ficou nisso, e o Botafogo consegue por mais algumas rodadas a manutanção no G-4.

Ainda na quarta-feira, o Vasco foi até o Morumbi enfrentar o turbulento São Paulo, e o que vimos foi um dos piores jogos deste campeonato. Dois times sem sede de vitória. O placar de zero a zero mantém a invencibilidade de PC Gusmão no campeonato, mas os vascaínos devem começar a lutar mais pelas vitórias, está acumulando muitos empates, o que comprovadamente não é uma boa estratégia nos pontos corridos.

Sobre o jogo do Flamengo, realizado ontem no Maracanã,apesar do empate sem gols os torcedores podem guardar uma esperança em relação ao ataque. Diogo demonstrou que está bem, e sua parceria com Deivid tem tudo para dar certo. A partida contra o Atlético MG foi muito movimentada, e as equipes perderam muitos gols. Méritos para Fábio Costa e para Marcelo Lomba, que fizeram grandes defesas.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

6...6, 6.. É Gol pra Diabo!

Manchester City à parte, nenhum clube inglês investiu as quantias exorbitantes que estávamos acostumados a ver nas últimas temporadas, mas essa temporada da Premier League promete. Promete porque a liga não perde seus principais jogadores, e o equilíbrio entre a turma intermediária e o Big Four parece ter aumentado um pouquinho.
Chelsea e Manchester United continuam sendo os favoritos, enquanto Arsenal e Liverpool correm por fora, mas Tottenham e Manchester Cityprometem uma briga muito boa pela vaga na Champions League. A segunda temporada do campeonato mais forte da Europa terminou hoje, com a partida entre Manchester City e Liverpool, vencida pelos "SkyBlues" com folga por 3 a 0, mas oque vai ficar guardado foram as goleadas.

Na primeira rodada o Chelsea fez 6 a 0. Na segunda repetiu a dose, desta vez contra o Wigan. O Arsenal também não perdoou, e em tarde inspiradíssima de Walcott, com direito a hat-trick, também fez 6 a 0 na partida contra o Blackpool. E a goleada mais impressionante também ofi por 6 a 0, mas foi no jogo entre Newcastle e Aston Villa. Os magpies venceram sua primeira partida após a volta da segundona, e os villans parecem entrar numa crise que vai durar boa parte da temporada.

domingo, 22 de agosto de 2010

Flu ainda no Topo, mas Alvinegros estão Chegando



No jogo deste sábado, que abriu a 15ª rodada do brasileiro, o Botafogo ganhou o Avaí por 1 a 0, gol de Fábio Ferreira, e garantiu por mais uma rodada a sua permanência no G-4. A partida em si foi muito feia. Com uma marcação muito forte, e fazendo muitas faltas, o time catarinense conseguiu segurar o alvinegro, que não jogou bem. A única maneira que o alvinegro encontrou de marcar seu tento foi na bola parada. Maicosuel sofreu falta, bateu, e, Fábio Ferreira com leve desvio de cabeça fez o gol da vitória.

O Avaí ainda teve grande chance de empate, mas Jéfferson com duas ótimas defesas, e Antônio Carlos, que tirou a bola em cima da linha, garantiram mais uma vitória do Botafogo. Na próxima rodada o time da estrela solitária encara o Ceará, que venceu o Grêmio e ocupa a quarta posição. O jogo será no Engenhão, que ganhou de seus torcedores mais uma estátua gloriosa. Não, não é o Lúcio Flávio, este agora é só banco. Estamos falando do Furacão da Copa, Jairzinho, terceiro membro do "santuário alvinegro". Dizem que o próximo a ser homenageado será Heleno de Freitas. O espaço tá ficando bonito!

No domingo os outros três cariocas jogaram. O Flamengo vestiu a camisa branca para enfrentar o rubro-negro de Curitiba, e mais uma vez o ataque do time da Gávea foi um problema. E, assim como aconteceu no Engenhão, o gol saiu em bola parada, também de cabeça, também de zagueiro. Paulo Baier, ostentando a camisa de número 80* bateu escanteio para Manoel desviar para as redes de Marcelo Lomba. E ficou só nisso aí.

( *nada a ver com Ronaldinho Gaúcho que também usa o número numa camisa igualzinha, o número é uma alusão aos 80 gols que o veterano já marcou no campeonato brasileiro de pontos corridos, fazendo dele o artilheiro)

Se os jogos de Botafogo e Flamengo ficaram marcados pela chatisse, o mesmo não podemos dizer do clássico entre Vasco e Fluminense no Maracanã. Que jogo! E o tricolor começou na frente, com Gum, mais um zagueiro que marcou de cabeça nessa rodada, após escanteio cobrado por Conca. O Vasco empatou logo depois, Éder Luís não desperdiçou o passe açucarado de Carlos Alberto, e recolocou o gigante da colina no jogo. No início da segunda etapa, Fágner virou o jogo para os vascaínos. Mas graças a bobeira e irresponsabilidade de Felipe, o flu chegou ao empate. Júlio César, contestado no início do ano empatou o jogo. E o Fluminense ainda teve grande chance para virar, com Deco, ídolo português que ironicamente teve seu nome gritado com ironia pela torcida do Vasco da Gama após perder gol feito.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Por favor, me desculpem...

...Mas posts sobre a Sulámericana só a partir da fase semifinal, não é preguiça não, é o cansaço mesmo.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Após 4 anos a América é Vermelha de Novo

Faltam meia hora pra meia noite, ainda posso escrever sobre a final da Libertadores de ontem. Os dias estão cada vez mais curtos, mas sempre que possível pretendo dar atenção ao blog mais acessado do Brasil, mesmo que o post seja rápido e cru.

Sobre o jogo de ontem:

O jogo me surpreendeu. Não pelo resultado, pois apesar da força do time mexicano, eu já credenciava a taça para o Internacional. Naturalmente, devido principalmente ao clima da torcida e à declarações como a minha, que davam como certo o título colorado, o time entrou afobado em campo. Não corria grandes perigos, salvo alguns chutes dados por Fabián, que fez bela partida, mas a apresentação era aquém a esperada pelos torcedores.

Apesar de ter um nível técnico menor, a partida no Beira Rio lembrou muito o primeiro jogo. E assim como no México, o Chivas marcou no final do primeiro tempo. Fabián, com um belo gol, que acendeu a luz vermelha no já vermelho estádio.

Mas Kléber, o ex- lateral da seleção, que acabou não indo para a copa, estava em noite inspirada. Serviu o iluminado Rafael Sóbis, o atacante dos dois títulos vermelhos. 1 a 1. Como o atacante estava muito cansado, Celso Roth o substitiu por
Leandro Damião, que aproveitou a oportunidade para já entrar para a história e virou o placar. foi o gol do alívio. A partir desse momento os torcedores, em êxtase, já soltavam o grito de campeão. A cereja do bolo foi com o camisa 11, e como a camisa 11 ajuda o Inter em Libertadores! Giuliano, autor dos gols mais decisivos da campanha ainda encontrou tempo para deixar sua marca. Um belo gol.

Na última jogada, os mexicanos empataram, para depois, darem piti pela perda do título. Inter merecidamente campeão!

domingo, 15 de agosto de 2010



Que beleza. Um fim de semana lotado de futebol. Campeonato inglês, português, brasileiro.

A 14ª rodada do brasileirão foi excelente. Principalmente para os clubes cariocas. O Fluminense aumentou sua vantagem na liderança, o Botafogo chegou no G4, o Vasco manteve sua invencibilidade e o Flamengo voltou a ganhar.

O Botafogo jogou no sábado contra o Atlético-GO, lanterna do campeonato. O time de Goiás, mesmo sendo o pior do campeonato, dificultou o primeiro tempo pro Botafogo. O Dragão apertou a marcação e o alvinegro teve dificuldades, mas sempre foi superior no jogo, devido à fragilidade do rubro negro goiano. O primeiro gol foi de Somália, que ao usar a camisa 10 e atuar de forma convincente, principalmente no quesito tático, só mostra que Lúcio Flávio é um jogador de futebol completamente inútil no elenco botafoguense, que conta ainda com Renato Cajá na reserva. O segundo foi marcado por Jóbson, após passe de Maicosuel. A ligeira dupla vem dando certo, e o camisa 9 do Fogão vem mostrando sua regularidade no ataque, que é o melhor do campeonato, e garantiu ao time de General Severiano uma vaga no G4, ocupando a quarta colocação.

Ainda no sábado, o Flamengo jogou contra o Ceará. O rubro negro jogou mal, encontrando novamente muita dificuldade para fazer gols. A fase no ataque da Gávea é tão ruim, que o gol só saiu num pênalti duvidoso marcado pelo árbitro. Petckovic bateu, e como de costume marcou. Um magro 1 a 0 que alivia um pouco o torcedor rubro negro.

Os vascaínos, felizes, seguem invencíveis na fase pós Copa do Mundo. A vítima dessa vez foi o Prudente. Éder Luis, de bate-pronto, fez o primeiro gol dele com a camisa cruzmaltina. O bom atacante pode ser uma ameaça para a titularidade do ídolo Carlos Alberto, que todos sabem que joga bola, mas é irregular, e tem que provar que pode ser protagonista de um grande time também na série A. Após sofrer o empate do time paulista, em bola totalmente indefensável, o Vasco pressionava o Prudente. O time da colina conseguiu a virada também em um pênalti, que Nilton cobrou mal e porcamente, e acabou perdendo. O volante, porém, conseguiu se redimir a tempo, e no rebote estufou as redes com um forte chute. 2 a 1.

Cada vez mais líder, o Fluminense enfrentou o time misto do Inter, que nessa quarta-feira joga a final da Libertadores. Com exibição de gala, principalmente do argentino Conca, o tricolor sapecou 3 a 0 no colorado. O primeiro gol foi marcado por Mariano, logo depois Washington acertou uma "bomba" com a cabeça. Parece que a zica dele era com a camisa do São Paulo mesmo, o chamado "coração valente" vem tendo boas atuações pelo flu. Outro que vem jogando muito bem é o seu companheiro de ataque, Emerson, que mesmo com um corte no pé jogou bem e, mais uma vez, deixou o seu golzinho. O time da Unimed olha pra trás e vê seus adversários cada vez mais longe.

No campeonato português vimos o gol mais bonito até agoura, o pá. O brasileiro Laionel, do Acadêmica de Coimbra, marcou um golaço no último minuto do jogo contra o Benfica. Os " estudantes" venceram o time de Lisboa por 2 a 1 em pleno Estádio da Luz. O outro time da capital lusitana, o Sporting, também decepcionou, e perdeu para o Paços de Ferreira por 1 a o.

Enquanto isso os dragões de Porto já marcaram seu pontinho. Mas também foi sofrido. O brasileiro Hulk marcou de pênalti o gol que deu a vitória ao Porto, em jogo contra o Naval.

Na Terra da Rainha, Chelsea e Manchester United fizeram jus ao favoritismo que todos têm colocado nos clubes, como principais candidatos à conquista da Premier League. Os blues desceram a "trolha" já no primeiro jogo, contra o West Brom, e fizeram 6 a 0. Drogba já começou o campeonato com um "hat trick". Os Red Devils jogaram contra o Newcastle, que volta à primeira divisão, e o clube alvinegro levou um choque de realidade, e vai ter que tomar cuidado pra não cair denovo.

Os outros dois membros do "big four" se enfrentaram, e o clássico terminou empatado.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

E o Mundo dá Voltas

É isso aí, como diria a péssima, ridícula, estúpida, (e outros tantos adjetivos pejorativos) banda CPM 22, o mundo dá voltas. Tempos atrás os clubes europeus se matavam para contratar um bom jogador brasileiro para jogar em algum sistema ofensivo de um grande time do velho mundo. E esses jogadores faziam mágica. Lançamentos precisos, dribles rápidos e uma porrada de gols. Éramos sem dúvida o "El Dorado" de jogadores de frente.

É bizarro ver como no atual momento ( digo atual momento porque todos estamos acompanhando o futebol jogado pelos meninos do Santos, e os valores que o Chelsea está proposto a dar por Neymar) os grandes jogadores de frente de nossa seleção estão fazendo papéis aquém da expectativa nos times que atuam.

Estava vendo hoje o "Trofeo Tim", torneio interessantíssimo de pré temporada que reuniu num mesmo jogo Juventus, Milan e Internazzionale. Com regras interessantes, uma das quais privilegiava o uso de jogadores de categorias de base, o torneio ilustrou muito bem este momento ruim dos nossos boleiros ofensivos.

A Inter, campeã de tudo na última temporada, conta com Júlio César, considerado melhor goleiro do mundo; Lúcio, reconhecidíssimo pela torcida e crítica e Maicon, melhor lateral direito do mundo, assediado constantemente pelo Real Madrid (que cada vez oferece mais dinheiro por ele). Todos jogadores de defesa. Jogadores respeitadíssimos e que mostram seu valor, e um futebol de alto nível regularmente.

Juventus e Milan Têm a sua disposição, Diego e Ronaldinho Gaúcho respectivamente. Jogadores que há tempos atrás eram tratados como jóias raras, e que ficam somente na espectativa quando jogam.

Felizmente o futuro parece de melhoras, com Pato, Neymar e Ganso principalmente.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Final da Libertadores: Agora tá Fácil !



O jogo era estranho. A cada quique da bola conseguíamos ver a borrachinha preta levantando. O Chivas, jogando em casa, não conseguiu se impor. O Internacional jogou como se jogasse em casa, e logo aos 4 minutos criou sua primeira chance clara de gol.

O gol era uma questão de tempo. O time gaúcho continuava pressionando, colocou uma bola no travessão. O jogo era muito bom. No final do primeiro tempo, um velho jargão do futebol mostrou sua face, "quem não faz leva", e o Chivas abriu o placar com gol de Bautista, o jogador que pinta o cabelo de amarelo e usa uma ridícula luvinha.

O segundo tempo foi o espelho do primeiro, com o time brasileiro sempre pressionando. D´alessandro quase marca um golaço de fora da área. Passados mais de 20 minutos, Celso Roth desfez uma grande besteira que havia cometido ao longo do certame. Substituiu o ineficiente Éverton (que tinha entrado no primeiro tempo quando Alecsandro se contundiu) por Rafael Sóbis.

O Inter chegou ao empate com Giuliano, que subiu completamente sozinho entre os zagueiros mexicanos, para marcar de cabeça o gol do empate. 1 a 1, o resultado já era ótimo, mas o Inter continuou pressionando, e em um cruzamento feito por D´alessandro, Sóbis tocou de cabeça para Bolívar, outra vez usando a cabeça, marcar o gol da vitória colorada. Gol que reforça o favoritismo do time do Rio Grande, que merece ser campeão, pois teve a postura correta durante todo o jogo.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O Poder Comercial do Chivas

Hoje é o dia de muitas partidas. Para a Argentina é o mais um início de ciclo sem Diego Maradona. Os Hermanos enfrentam a Irlanda nesta tarde. Outro time a entrar em campo é a Espanha, campeã do mundo, que vai fazer pela primeira vez uma partida ostentando a estrelinha bordada na camisa. A partida será contra a seleção mexicana.

Porém mesmo com todos esses jogos, é exatamente no México que a maioria dos olhos estarão focados com mais atenção, emoção e expectativa. Hoje, Chivas Guadalajara e Internacional disputam a primeira partida da final da Libertadores da América, no novo estádio do clube mexicano, que vem provocando polêmica por ser de grama sintética. Celso Roth, o técnico colorado fez questão de demonstrar seu descontentamento. Mas uma coisa é verdade: o Chivas Guadalajara também não está acostumado com o "gramado" e teoricamente não leva vantagem neste quesito, mas leva muita em outro. A sua fanática torcida.

A torcida é apontada como a segunda maior das américas, ficando atrás somente do Flamengo. Seu poderio, e poder de venda é tão forte, que a equipe tem algumas filiais. A mais forte e conhecida delas é o Chivas USA, que disputa a MLS (Major League Soccer) o principal campeonato de futebol do Tio Sam aproveitando a forte presença do povo mexicano no país do Tio Sam.

* Curiosidade: Sabe quem já jogou pelo Chivas? O ator Roberto Bolanõs, o Chaves. Mas ele desistiu do futebol, pois era mais competente como ator e roteirista. Nós agradecemos!

Depois do Jejum, o Banquete!



Ontem, depois de muito tempo, voltamos a ver a seleção brasileira. Particularmente, eu já estava bastante otimista com a convocação do Mano, mas achava que esse primeiro jogo ia ser muito difícil. A seleção norte americana era praticamente a mesma que disputou o mundial de maneira digna, e a nossa, na teoria não tinha entrosamento.

No início do jogo, a equipe brasileira levou alguns sustos. Daniel Alves errava muitos passes. O lateral aliás foi um dos piores em campo pela seleção canarinho. Porém, aos poucos o time foi pegando confiança e passou a tocar melhor a bola. O primeiro gol saiu em um excelente cruzamento de André Santos, na lateral esquerda, um dos piores setores da equipe na Copa. A bola encontrou Neymar, que justificou o porque de tanto lobby pela sua convocação, não realizada na "segunda Era Dunga", e marcou de cabeça.

O time era forte em ambos os flancos, e a saída de bola melhorava consideravelmente, pois agora no meio campo não tínhamos mais dois jogadores escalados exclusivamente para descontruir jogadas. Lucas e Ramires formaram uma ótima dupla, e foi dos pés dele, Ramires, que saiu o passe que deixou Alexandre Pato na cara do gol para marcar o segundo. O atacante do Milan tirou o goleiro Howard da jogada e chutou para o fundo das redes.

A partir daí o que se viu foi um show de bola. O time fazia o que todos queriam ver, principalmente na Copa, o jogo bonito. Muitas oportunidades foram desperdiçadas, mas a construção das jogadas eram belíssimas. Ganso dominou o meio campo, e mostrou que pode ser um dos principais pilares do time, pena que a trave impediu o seu gol. Na etapa final, o técnico brasileiro promoveu mudanças no time, mas o estilo ofensivo continuou em campo.

Tudo bem que essa foi somente a primeira partida de muitas que virão, e muito será cobrado e reclamado, como sempre é, e tem que ser na seleção brasileira, mas o começou foi muito bom, e nos dá razão para sermos otimistas ( ao contrário do caso dos italianos, que perderam por 1 a 0 o amistoso contra Costa do Marfim também ontem). Principalmente pela sensação que a maioria de nós tivemos ao assistir o jogo. A sensação de ir para um rodízio após fazer um longo jejum.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

E Continua a Caça ao Líder

Ao final de 13 rodadas o Fluminense segue na liderança. O time de Muricy Ramalho foi até o Estádio Olímpico, em Porto Alegre, para conquistar os três pontos no jogo contra o tricolor gaúcho. O Fluminense segue mostrando o futebol mais vistoso do campeonato. Destaque para o segundo gol do time, marcado por Emerson, no maior estilo Romário. O Sheik vêm provando ser uma excelente contratação e marca seu terceiro gol em seu terceiro jogo pelo clube das laranjeiras.

O Corinthians segue na cola do tricolor carioca. No domingo o time do técnico Adilson Batista venceu o Flamengo por 1 a 0, num jogo que deixou muito evidente as carências que as duas equipes possuem no setor ofensivo. O timão continua jogando bem, mas ao contrário do líder não conta com um atacante que empurra a bola pro gol. Elias foi o destaque do jogo, e marou o gol da vitória em um forte chute de fora da área. Eu acho ele melhor do que o Jucilei, convocado por Mano Menezes para defender a seleção

Ainda no Domingo o Vasco venceu por 1 a 0 o Vitória em São Januário. O gol foi marcado por Zé Roberto, o seu primeiro com a camisa cruzmaltina e logo em cima do clube que o revelou. O Gigante da Colina ainda teve dificuldades, especialmente após a expulsão infantil de Carlos Alberto, que mesmo tendo um currículo que mostra bastante experiência, insiste em vacilar de forma idiota em alguns jogos. Três pontos para o Vasco, que sobe mais na tabela e mantém a invencibilidade do técnico PC Gusmão no campenato.

Voltando um dia, no sábado, tivemos o jogo do Botafogo, o primeiro carioca a jogar a 13ª rodada. A partida foi contra o cambaleante Atlético-MG, no Engenhão. Contando com um bom número de torcedores, o alvinegro carioca fez sua melhor partida no campeonato, e sapecou 3 a 0, afundando ainda mais o Galo mineiro na sua crise. A saída de bola e velocidade do time melhorou muito com as saídas do lentíssimo Lúcio Flávio, e do péssimo Fahel. Maicosuel e Jóbson fizeram ótimas partidas. Destaque para o segundo gol do jogo( pela polêmica), onde a bola desvia na mão de Herrera enganando o goleiro Fábio Costa. Muitos dizem que o gol é legal, pois não havia intenção do jogador. O tema é delicado, mas eu não validaria o tento. O glorioso agora tem que aproveitar os próximos jogos para subir ainda mais no campeonato, já que diz ter ambição para conquistar maiores posições.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Que beleza de jogo ontem! Inter e São Paulo, as equipes mais vitoriosas do Brasil no momento reeditaram o jogo da final da Libertadores de 2006, mas desta vez na semi-final, mas assim como há quatro anos atrás, o vencedor do confronto seria o representante sulamericano no mundial de clubes, realizado ao final do ano.

O jogo teve muitas coicidências com os dois de 2006. Para começar vamos falar do primeiro gol do jogo, feito por Alex Silva após falha grotesca de Renan. Bola levantada na área, o goleiro colorado sai para fazer uma fácil defesa, mas para o espanto de todos, a bola "foge" de suas mãos para ser escorada de cabeça pelo zagueiro tricolor. No jogo realizado no Beira-Rio Rogério Ceni falhou e Fernandão, então capitão colorado, só empurrou a gorda pro gol.

O jogo seguia movimentado, o time paulista pressionando e os gaúchos esperando a oportunidade de fazer o gol. E ele aconteceu no início da segunda etapa de jogo. D´alessandro cobra a falta e Alecsandro desvia, matando o veterano Rogério Ceni.

A primeira coisa que eu, e um monte gente pensou foi "agora acabou o jogo". Eis que na sequência, Ricardo Oliveira vira o jogo para o tricolor paulista, que precisaria apenas de um gol para chegar à final. O jogo seguia aberto. O Inter com posse de bola, sem retranca, se defendia atacando, um exemplo de futebol.

Assim como em 2006, Tinga foi expulso (a reação do jogador inclusive foi muito parecida) e denovo o colorado passou por cima do time paulistano e enfrenta agora o Chivas, time de massa no México. E por ser do México, não obtém a classificação para o mundial de clubes através da Conmebol, e sim da Concacaf. Em dezembro poderemos ver novamente um duelo entre "a" Inter e "o" Inter que se enfrentaram em janeiro de 2008 pela Copa Dubai, com vitória colorada por 2 a 1.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Agora Quem dá a Bola é o Santos



O Santos é o campeão da Copa do Brasil de 2010, um brinde pra quem gosta do futebol bonito, de bons toques, o futebol moleque ( embora em alguns momentos Neymar parece ter levado a palavra "moleque" mais a sério). A equipe é a mais jovem a conquistar o campeonato, e também a que mais perdeu, mas pelo futebol apresentado neste ano, principalmente no primeiro semestre o time praiano era o que mais merecia o título. Tanto é que o peixe de 2010 foi a equipe com o melhor ataque da história do torneio.

O Santos chegou em Salvador como grande favorito, e de fato era. A equipe do Vitória chegou com muitos méritos à final, mas é inquestionável que tinha muito menos qualidade técnica em relação à equipe que acabou vencedora. Teria que compensar na base da raça, e não deixou a desejar nesse quesito.

A partida, disputada no péssimo gramado do Barradão, foi muito boa. O time da casa começou sendo empurrado por sua torcida, tentando aproveitar as falhas da frágil defesa santista.

Em dado momento a câmera flagrou Robinho segurando a bola e pedindo calma ao time, o que chegou até a lembrar a imagem de Didi na Copa de 58, quando o meia segurou a bola após o gol da Suécia e pediu calma ao seu time. Quando o Santos começou a colocar a bola no pé, e a fazer o que sabe fazer de melhor, jogar bola, o jogo acalmou. Robinho e Ganso foram os melhores da equipe, jogando sempre com calma e toques refinados.

No final da primeira etapa, saiu o gol do título santista. Marcado pelo zagueiro Edu Dracena, que anteriormente já havia sido campeão com o Cruzeiro. O defensor escorou, de cabeça, o cruzamento feito por Neymar. O Vitória precisaria fazer 4 gols para levantar a taça.

E o time baiano chegou até a alimentar a esperança de seus torcedores e virou o jogo para 2 a 1 e ainda pressionou, chegando perto de conquistar o terceiro gol. Mas a equipe de Dorival Júnior soube segurar bem o jogo e levantou merecidamente a segunda taça no ano, coincidentemente o fez perdendo os jogos finais, mas em ambos ficou claro que era a melhor equipe. Agora quem dá a bola é o Santos!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Muricy, o Catalisador do Sucesso em 2010



Que o Muricy é um ótimo técnico não se discute. Basta voltar no tempo e lembrar que chegaram ao ponto de repensar o sistema de pontos corridos porque seu então time, o São Paulo, havia sido tricampeão nacional com o técnico no comando.

Após sair do tricolor paulista, após algumas recusas, o técnico aceitou exercer a função no Palmeiras, e a fez muito bem por boa parte do brasileirão de 2009. Porém devido a problemas internos, com torcida e jogadores, o Palmeiras perdeu o título e não chegou sequer a conquistar uma vaga na Libertadores. Um fracasso para Muricy e para o clube.

Durante todos estes anos de soberania “muriciana”, o Fluminense vinha sempre formando times caros, que eram julgados como melhores do Rio, um dos melhores do Brasil mas na prática não ganhava nada (salvo a Copa do Brasil em 2007). Esta avaliação era feita com base nos nomes, e não tanto no futebol apresentado. Com o investimento feito nos últimos anos era para o tricolor carioca ter ganho muito, muito mais do que ganhou. E isso foi um fracasso não somente dos times, mas também da diretoria.

Neste ano, o patrocínio resolveu investir ainda mais na equipe, para ver se desta vez o objetivo de conquistar um grande título é consumado. O grande acontecimento disso foi a contratação de Muricy Ramalho, que aprendeu bastante com os erros do ano passado e pode usar esta experiência para ajudar o flu a conquistar seu segundo título nacional. Da mesma maneira que a diretoria tricolor parece ter crescido ao não liberar o técnico quando apareceu a proposta da CBF. Lógico que este acerto da diretoria anda de mãos dadas com a palavra de Muricy, que mesmo triste com a não-liberação para comandar a seleção não forçou sua saída.

O Fluminense está desde o início do campeonato no pelotão da frente, e está apresentando o futebol mais vistoso, o que tem pinta de campeão. Grande parte disso se deve ao homem que está na área técnica, só a sua presença já muda o comportamento do jogador. E os erros vivenciados e cometidos tanto por Muricy quanto pelo Fluminense podem agora ajudar em uma grande conquista.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A Rodada dos Clássicos

Quatro clássicos, três empates. Nesta segunda-feira somente a torcida cruzeirense vai tirar um sarro de seu rival (oque já tem sido uma constante). Com um golaço de Wellignton Paulista a equipe venceu o Atlético MG por 1 a 0.

Em São Paulo, o Palmeiras de Felipão segue sem vencer e o Corinthians perde a ponta da tabela. Empate em 1 a 1, e acabou por aí, pos tanto em Porto Alegre, quanto no Rio de Janeiro, o empate foi sem gols, "emocionantes" 0 a 0. Emoção, aliás que ficou ausente durante 85 minutos no "clássico dos milhões", até que Fernando Prass fez uma sequência impressionante de defesas, que assegurou ao Vasco um potinho que ainda mantém o clube fora da zona de rebaixamento.

Nesta rodada nenhum carioca perdeu, além do empate entre Flamengo e Vasco, o Fluminense, em grande atuação venceu o Atlético PR por 3 a 1 e reconquistou a liderança. Grande atuação de Conca, que não tinha jogado bem no "classico vovô", e que no sábado foi o senhor do meio campo. Destaque também para a volta de Washington, que já foi marcando 2 gols e dando passe para o tento marcado por Emerson.

No barradão, o Botafogo enfrentou o time misto do vitória. O jogo tinha tudo para ser a oportunidade do reencontro do alvinegro com os três pontos. E foi, mas quase não foi. Em um gramado vergonhoso, o alvinegro não jogava bem, e levou alguns sustos. As mudanças realizadas por Joel Santana mudaram o jogo. Herrera, que há tempos não joga nada, deu lugar a Edno, que marcou o primeiro da partida com o passe de Jóbson.

Logo depois, a frágil defesa do campeão carioca voltou a falhar, e tomou o empate. Mas assim como fez na reta final do brasileirão do ano passado, a estrela de Jóbson brilhou, e logo na sequência colocou o Botafogo na frente. Nos acréscimos o atacante ainda fez mais um belo gol, que deu a tranquilidade que o Botafogo precisava.